Simbologia do Ás de Espadas: significados, curiosidades e tatuagens


Nossa vida é cheia de cores, formas e simbolismos, que servem para expressar e codificar o invisível. Algumas das ferramentas utilizadas para este fim são a Cartomancia e o Tarô.

Neste conteúdo focaremos em uma das cartas desses oráculos: o Ás de Espadas, trazendo também algumas curiosidades relacionadas à sua simbologia, e os motivos que levam pessoas a usarem esse símbolo como tatuagem.

Significados do Ás de Espadas na Cartomancia e no Tarô

O Ás de Espadas tem vários significados que podem nos ajudar a decifrar nosso inconsciente e entender aspectos obscuros de nossa vida.

Por exemplo:

Na Cartomancia

Esta carta traz energia, representa sabedoria, maturidade e vitória.

É uma carta de afirmação.

A questão que estiver associada à esta carta receberá impulso para mudança, obtida através da  clareza de visão e da força de vontade.

Se o tema da consulta tiver a ver com relacionamento, a tiragem desta carta indica paixão e conquista sentimental.

O lado invertido e negativo do Ás de Espada aponta para desgaste de energia e rancor em questões e relações mal sucedidas.

Fonte foto

No Tarô

O naipe de Espadas, que faz parte dos arcanos menores do Tarô, está ligado ao Elemento Ar e simboliza a mente, com suas ideias e pensamentos.

Esse naipe representa como os pensamentos regem e podem mudar nossas vidas.

O Ás, com o naipe de Espadas, indica triunfo e realização através das ideias. É uma carta positiva, mas também revela desafios para nos libertar do que não serve mais.

Esta carta indica a necessidade de agir com confiança e firmeza de propósito, diante dos obstáculos para ter a vitória.

E no campo amoroso, aconselha a usar mais a razão, sem esquecer da sensibilidade.

Invertida, representa o mal uso da energia e dos pensamentos, podendo com isso provocar mágoas e conflitos.

Curiosidades sobre o Ás de Espadas

O Ás de Espadas envolve também alguns aspectos curiosos, como:

  • Os naipes (símbolos) do baralho representam as divisões sociais da França. É provável que suas cartas tenham sido criadas pelo francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Dessa forma, Copas representava o clero; o ouro, a burguesia; a espada, os militares; e o paus, os camponeses.
  • O Ás em, latim, significa um, por isso essa carta vem antes do 2.
  • Em geral, essa carta carrega a marca do fabricante. Isso se deve ao fato de que no século XVII, quando o rei Jaime I estabeleceu uma lei, determinando que o Ás de Espada tivesse o símbolo da casa de impressão como prova que a taxa de produção havia sido paga.
  • Na Guerra do Vietnã, os norte-americanos utilizavam essa carta como forma de intimidar e aterrorizar o inimigo. Para isso, colocavam esta carta junto aos corpos de soldados vietnamitas derrotados e mortos, ou espalhando milhares dessas cartas por onde passavam.
  • Essa carta se popularizou com a música lançada em 1980 pelo Motörhead, a famosa  Ace of Spades, um dos maiores clássicos do rock mundial, composta com riffs marcantes, cantada por Lemmy Kilmister e com uma letra que faz referência à Anarquia.
  • É uma carta que tem o valor mais alto, ou um dos mais altos, na maioria dos jogos de baralho.

Tatuagens com Ás de Espadas

Fonte foto

O símbolo do Ás de Espadas como tatuagem é visto como marca da sorte e vitória.

Para se ter uma ideia, na Segunda Guerra Mundial os soldados da divisão de infantaria aérea pintavam os seus capacetes com este símbolo, para atrair a vitória.

Outros significados dessa carta nas tattoos são:

  • Prosperidade
  • Poder
  • Coragem
  • Determinação

As tatuagens com o Ás de Espadas são muito populares entre roqueiros e motoqueiros, talvez justamente por causa do Motörhead.

Arquétipos da Existência

Como visto, tudo tem uma leitura e um significado. Por isso, o saber nos leva a conhecer os arquétipos que nos deparamos em nossa existência.

Com o Ás de Espada, aprendemos mais um desses simbolismos.

Talvez te interesse ler também:

Significados do Anjo da Guarda: orações, símbolos e curiosidades

Carpa: a tatuagem desse peixe, o que significa realmente? Leia antes de tatuar

Tatuagem do Filtro dos Sonhos: Significados e Fotos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...