O que significa sonhar com carro e outros transportes?


Um dos sonhos mais comuns que temos são os que envolvem carros, um meio de transporte que facilita a nossa vida, mas que também nos coloca em risco quando não bem dirigido, ou quando é utilizado em contexto perigoso.

Para interpretar sonhos com carros é necessário saber associar esse arquétipo com contextos do mundo real e com aspectos psicológicos do sonhador. Por isso, a seguir, veja as informações que te ajudarão a interpretar o sonho com carro de forma individualizada e de acordo com a realidade de quem teve o sonho.

Além disso, conheça os significados gerais de outros meios de transportes que também podem aparecer nos sonhos, e que representam facilidades ou dificuldades na vida, conforme o contexto.

Confira!

O arquétipo do carro na Psicologia

O famoso psicólogo Carl Jung associava o arquétipo do carro ao ego e aos desejos do inconsciente.

Do ponto de vista psicológico, o arquétipo do carro pode indicar poder, autodomínio, controle, independência, autoconfiança e ambição.

No sonho, esse arquétipo pode representar aspectos relacionados com o sonhador, como:

  • corpo físico
  • mente
  • ego
  • sexualidade
  • personalidade
  • consciência
  • curso da vida
  • status
  • imagem social
  • conquistas
  • poder pessoal
  • sucesso
  • autoridade
  • assertividade
  • controle
  • direção
  • movimento
  • progresso
  • avanços
  • independência
  • individualidade
  • destino
  • empreendimentos
  • mudanças
  • competitividade

No caso do carro aparecer no sonho em contexto desfavorável, como em acidentes por exemplo, esse arquétipo pode ter relação com:

  • atrasos
  • mal-entendidos
  • imprevistos
  • encrencas
  • acidentes
  • brigas
  • prejuízos

Interpretação do sonho com carro

A interpretação do sonho envolve questões como:

  • a realidade do sonhador
  • o que o carro representa para o sonhador (se é um transporte necessário, egoísta, solitário, angustiante, que promove liberdade e assim por diante)
  • qual o tipo de carro que aparece no sonho (robusto 4×4, novo, bonito, limpo, velho, sujo, quebrado, com pneus furados, etc).
  • o lugar por onde o carro passava
  • significados do arquétipo do carro

Sendo assim, sonhar com carro pode ter vários sentidos e assumir várias conotações e significados, levando em conta os aspectos acima.

Em geral, carros representam direção enquanto a estrada representa a vida, portanto, sonhar com carro geralmente pode ser uma mensagem inconsciente sobre dirigir a vida.

Considere na interpretação quem dirige o carro, como dirige, como é o carro em questão, como é a sensação de dirigir e como a estrada por o carro passa.

Leia também:

O que significa sonhar com carro

Após identificar o momento que se está vivendo, relacioná-lo ao sentido do arquétipo e do contexto do sonho, veja os possíveis significados sobre sonhar com carro.

Sonhar de estar dirigindo um carro

Este sonho pode significar que o sonhador tem ou tenta ter o controle de sua vida.

Se a direção era tranquila, o sonho pode representar que o sonhador está guiando bem sua própria vida ou sente que está tudo correndo como o esperado.

Se, ao contrário, a estrada era cheia de obstáculos, o sonho denota a dificuldade em guiar a vida (representada pelo carro).

Sonhar que outra pessoa dirige o carro

Se é uma outra pessoa que está no banco do motorista, e não o sonhador, isso pode denotar que o sonhador está tendo uma atitude passiva diante da vida, que a pessoa em questão esteja controlando sua vida ou que o sonhador esteja dando a responsabilidade de guiar sua vida a uma outra pessoa.

Sonhar de estar dirigindo um carro velho

Dirigir um carro velho pode significar que o sonhador vive uma vida sem ambição e de forma despojada. Também pode denotar saudade de tempos antigos se o sonho envolver carros de época que não existem mais. Contextualize também com a estrada e o panorama da viagem.

Sonhar de comprar um carro novo

Pode representar o desejo de novas oportunidades, de melhorias de vida, de realizações, ou seja, de uma nova vida.

Sonhar de dar marcha à ré no carro

Sonhar de estar dando marcha à ré no carro pode denotar a sensação do sonhador de estar retrocedendo, ou de se sentir dessa maneira diante de alguma situação.

Também pode ser um alerta do inconsciente para recuar frente a algo que pode prejudicar o sonhador.

É um aviso para prestar a atenção em si e mudar o que precisa ser mudado, para poder seguir em frente.

Sonhar de bater o carro

Bater o carro no sonho representa medo de fracassar ou sensação de ter  fracassado. Também pode ser um aviso de que dirigindo (a vida) desse jeito, o carro pode bater.

Sonhar que uma criança dirige o carro

Quem é a criança que dirige o carro no sonho?

Se parece ser o próprio sonhador, o sonho demonstra que este vem sendo movido por sua criança interna, devido à sua dificuldade em lidar com questões mal resolvidas do passado. Nesse caso, é necessário fazer as pazes com o passado e curar a criança ferida.

Também pode significar de estar dirigindo a vida de uma forma infantil.

Se é uma outra criança que dirige o carro, o sonho pode denotar que a vida do sonhador esta2 sendo guiada de forma infantil, irresponsável, com imprudência e ou imperícia.

Sonhar de estar no banco de trás do carro

Significa que o sonhador está se sentido negligenciado, rejeitado, ignorado ou passado para trás por alguém ou em alguma situação.

Pode ser também que ele está preferindo ser dirigido por outra pessoa, ao invés de tomar a frente de uma situação.

Passeando de carro em local acidentado

O sonho pode denotar o aviso inconsciente de que acidentes podem acontecer com outras pessoas ou consigo próprio. Portanto, cuidado na direção da vida.

Dirigir carro em estrada perigosa

Um passeio de carro em local acidentado, como uma estrada de pedras, cheia de obstáculos ou buracos, pode revelar que o sonhador está vivendo um momento complicado e arriscado, enfim cheio de obstáculos.

Faltando pneu no carro

Se no sonho o carro está sem um pneu, isso pode representar que está faltando algo importante na vida do sonhador. Interessante notar que o número 4 representa estabilidade e o carro tem 4 rodas. Por isso, o que está faltando é um dos pilares da vida que pode ser: dinheiro, amor, saúde, família ou relacionamentos.

Carro com um pneu furado

O sonho pode ser um alerta de que o sonhador se encontra restrito e preso a uma situação que o limita e o impede de avançar. Como dissemos acima, atenção à representação do número 4 que são as 4 rodas que dão estabilidade ao carro. Mas, diferentemente do exemplo acima, o carro com pneu furado representa necessidade de troca, ou de conserto, e não de falta.

Motor do carro esquentando demais

O aquecimento do motor do carro pode significar que o sonhador está esquentando demais sua mente e gastando muita energia.

É preciso dar uma parada, desacelerar e esfriar a cabeça, para avaliar melhor a situação.

Sendo guiado pelo GPS do carro

Este sonho pode estar relacionado à direção espiritual ou similares. Pode representar que o sonhador está ouvindo ou precisa ouvir sua intuição.

Se o GPS funciona mal, o sentido é inverso, ele não está ouvindo sua intuição e por isso está tomando um caminho errado.

Sonhar de estar em meio a um trânsito caótico

Sonhar de estar em um carro cercado de muitos outros carros em um trânsito caótico, pode representar que o sonhador se sente sobrecarregado e vivendo um momento tumultuado.

Sonhar de dirigir ou de ver um carro blindado

Esse sonho denota preocupação com a segurança ou estado de insegurança diante do atual momento, sentindo necessidade de se proteger demais. Também, pode significar que o sonhador precisa está preocupado com suas finanças.

Sonhar de perder o carro

Pode indicar que o sonhador está preocupado com perdas, prejuízos, frustrações, distração,  etc. Pode significar receio de perder a possibilidade de guiar, de maneira metafórica, é claro!

Sonhar de frear o carro

Indica a necessidade ou a capacidade do sonhador de controlar seus impulsos e de saber o momento de parar. Também pode sinalizar que o sonhador está precisando parar e descansar, por conta de situações que estão exigindo muito de sua atenção e trabalho.

Sonhar de ser atropelado por um carro

Este tipo de sonho pode refletir um trauma associado a ter sido atropelado ou quase sofrido um acidente no mundo real.

Mas também pode indicar que o sonhador se encontra temeroso, ansioso ou em pânico diante de alguma situação ou relacionamento.

Sonhar com carro desgovernado

Este sonho é uma projeção de que o sonhador perdeu o controle de alguma situação ou de si mesmo, por conta de raiva acumulada e irritação com outras pessoas. Contextualize para entender o que é que está sendo desgovernado.

Sonhar com carro pegando fogo

Pode indicar que o sonhador anda muito nervoso, com a mente metaforicamente pegando fogo.

É um alerta para respirar fundo, arejar a cabeça e acalmar as emoções para não se deixar levar por atos passionais.

Sonhar com carro de bate-bate

O carro de bate-bate, aquele do parque de diversões, pode trazer à tona alguns significados que dependerão da forma como o sonhador está se saindo na direção desse brinquedo. Por exemplo:

  • Se o sonhador consegue se desviar dos outros carros e não se choca, o sonho pode representar força e autodomínio em lidar com situações adversas.
  • Caso contrário, se sofre várias batidas dos outros carros e não consegue sair do lugar, pode representar que está andando sem direção, propósito ou que perdeu o controle da situação.
  • Se o sonho mostra diversão, isso pode significar vontade de se divertir ou receio de estar se divertindo de maneira chocante com os outros.

Outros significados do carro

Para te ajudar a se aprofundar no significado do teu sonho com carro, veja o simbolismo desse arquétipo, na bíblia e no tarot.

O Simbolismo Bíblico do Carro

Em tempos antigos, o carro era movido à tração animal e era muito utilizado em guerras de conquistas. Por isso, o carro aparece na bíblia com o sentido de poder, disputa e domínio.

Por exemplo:

Êxodo 14:25

“Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldade em conduzi-los. E os egípcios gritaram:

“Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito.”

 Josué 17:16

“Os descendentes de José responderam:

Os montes não são suficientes para nós; além disso todos os cananeus que vivem na planície possuem carros de ferro, tanto os que vivem em Bete-Seã e seus povoados como os que vivem no vale de Jezreel.”

O Significado da Carta do Carro no Tarot

O Carro também aparece no sétimo arcano maior do Tarot.

Neste arcano aparece um rei dirigindo uma carruagem puxada por dois cavalos: um branco e um negro.

Esta carta, em contexto favorável, simboliza:

  • vitória
  • progresso
  • direção
  • controle
  • esforço
  • confiança
  • jornada

A carta do carro é uma carta de ação e é uma das mais positivas do Tarot. A simbologia desta carta faz referência ao domínio sobre as forças duais representadas pelos cavalos, e também faz alusão à assertividade para lidar com os desafios da vida, aspecto esse representado pelo rei.

Se no jogo, a carta se apresentar em contexto desfavorável, como saindo invertida ou cercada de cartas negativas, pode significar:

  • atrasos
  • fracassos
  • desilusões
  • indecisão
  • má-escolha

Essas simbologias podem te ajudar a interpretar os sonhos com carros no sentido de poder, de escolhas e de ações que a vida do sonhador está tomando ou precisa tomar.

Sonhar com outros meios de transporte

Sonhar com outros transportes também tem relação com movimento, ação e progresso, porém em contextos diferentes do carro.

Isto porque o carro está mais associado ao indivíduo, pois é geralmente um meio de transporte particular.

Em contrapartida, outros transportes têm mais relação com diferentes aspectos como:

Ônibus = coletividade

Representa coletividade e a relação com os outros. Dessa forma, sonhar com ônibus em bom contexto pode representar harmonia nas relações e na convivência em comunidade.

Em contexto negativo, problemas nas relações e na vida em comunidade.

Bicicleta = equilíbrio e força de vontade

Significa equilíbrio e força de vontade para seguir diante dos acontecimentos. Isso porque para andar de bicicleta é preciso equilíbrio e força para pedalar.

Sendo assim, em aspecto favorável, sonhar com bicicleta representa que o sonhador está conseguindo manter o equilíbrio e canalizar sua vontade em busca de seus objetivos.

Em situação adversa, representa que o sonhador vem agindo de forma desequilibrada, correndo o risco de cair.

Trem = trabalho, planos e trajetórias de vida

O trem está associado a trabalho, objetivos, metas, trajetórias e planos de vida. Isso porque o trem é a antiga máquina e ponto-chave da revolução industrial. Os trilhos nos remetem à retidão e aos objetivos corretos e possíveis (sair do trilho é sinal de desvio moral ou ético).

Sonhar com trem em situação positiva, pode refletir que o sonhador vem se empenhando com foco, disciplina e organização para alcançar os seus objetivos.

Em aspecto contrário, diz respeito ao sonhador estar saindo dos trilhos de sua vida, por estar agindo por impulso, com indisciplina e dispersão.

Navio = aventuras e contato com o desconhecido

O navio representa anseio por novidades, busca pelo novo e empenho por mudanças. Partindo desses significados, em conotação positiva, sonhar com navio pode refletir que o sonhador está vivendo novas aventuras e momentos gratificantes ou se dedicando para alcançar esses objetivos.

Em mau aspecto, pode ser um alerta para tomar cuidado com o excesso de aventuras ou como leva a vida para não correr o risco de afundar.

O navio viaja longas distâncias mas é muito lento. Sonhar com navio pode representar então mudanças lentas.

Avião = superação e conquistas

O aviso está associado à mudanças rápidas e à necessidade de superar distâncias e limites. Dessa forma, em situação favorável, sonhos com avião podem sinalizar que o sonhador esta vivendo situações novas e experiências enriquecedoras.

Em situação adversa, representa que o sonhador precisa vencer seus limites ou está com medo de sair da zona de conforto.

O avião também representa as alturas. Sonhar com avião pode ter conotação de mudanças altas.

Caminhão = peso ou responsabilidade

Se você sonha de dirigir um caminhão, preste atenção se está carregando uma carga pesada em sua vida ou se está tendo muita responsabilidade como a de transportar coisas importantes às pessoas. Caminhões significam sobretudo transporte de mercadorias, em quantidades significativas.

Interpretação dos sonhos com esses transportes

A partir dessas associações em conjunto com a realidade do sonhador e o contexto do sonho, cada um desses transportes terá um significado que pode ser negativo ou positivo, dependendo da situação em que aparecem no sonho.

Mas voltando à simbologia do carro, pode-se dizer que uma das principais mensagens de sonhar com esse arquétipo é preste atenção à estrada da vida e dirija com sabedoria.

Agora com todas essas informações fica mais fácil entender sonhos com carro.

Você já sonhou com carro?

Para mais significados dos sonhos, talvez te interesse ler também:

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

Os 10 sonhos mais comuns e seus significados

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

10 Sonhos Estranhos e Seus Significados

Elefante: as várias simbologias e significados nos sonhos

O que significa sonhar com dentes caindo?

Significado de sonhar com aranhas 

O que Significa Sonhar com Água? Veja Vários Tipos de Sonho

Sonhar com dinheiro: conheça os vários significados

Sonhar com cobra: o que significa?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Chery
    Publicado em 08/07/2022 às 1:20 pm [+]

    Eu sonhei que estava na varanda da casa de uma pessoa e via muitos carros.
    Sabe quandp há feriado prolongado e mostram na tv as paradas de pedágio? eu não via o pedágio e sim aquele trânsito gigantesco cheio de luzes vermelhas fluindo. Gostaria de saber o significado.


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/07/2022 às 11:49 am [+]

    Oi Chery, o significado é sempre o sonhador quem pode dar, nós podemos sugerir com base no que quanto escrito no artigo. Carros representam guia, movimento, vida, etc. Ver um engarrafamento pode indicar uma tua sensação de que as pessoas estão seguindo suas vidas enquanto você está parada assistindo na casa de alguém ainda por cima. Se a sensação foi boa pode ser o contrário, que você vê pessoas que se congestionam para seguirem suas vidas, enquanto você as assiste de camarote. Será que você está batalhando quanto os outros? Será que a sua forma passiva de vida te incomoda? Será que você é sábia em não entrar nesses congestionamento? Pensa em todas as possibilidades e continue comentando <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...