Sonhar com dinheiro: veja os POSSÍVEIS significados


Não tem como! Vivemos em um sistema capitalista e o dinheiro faz parte do nosso dia a dia, motivo pelo qual muito frequentemente o dinheiro aparece em nossos sonhos. O que significa sonhar com dinheiro?

No atual sistema em que vivemos, ter dinheiro se tornou algo imperativo, porém, infelizmente, poucos têm muito dinheiro e muitos têm pouco dinheiro, gerando desigualdade, pobreza e preconceito.

Com base nas experiências que temos em relação ao dinheiro, podemos projetar nos sonhos o que sentimos com relação a esse recurso.

Pensando no significado do dinheiro e das várias associações que ele pode ter nos sonhos e na realidade, esse conteúdo vai te ajudar a interpretar o seu sonho com dinheiro.

A ciência do sonho

Sonhos são imagens que o inconsciente traz à tona enquanto dormimos. Embora os mecanismos que nos fazem sonhar (e lembrar dos sonhos) ainda não sejam totalmente conhecidos, existe uma ciência, a Onirologia, que é o estudo dos sonhos e se fundamenta na neurociência e na psicologia.

O que se diz é que a interpretação do sonho é uma forma de autoconhecimento, de compreender aspectos psicológicos do nosso inconsciente.

Veja alguns conhecimentos que envolvem a interpretação dos sonhos.

Psicanálise

O psicanalista Sigmund Freud considerava os sonhos uma projeção do subconsciente, revelando questões profundas de aspectos internos da pessoa.

Neurociência

Para essa área científica, os sonhos são uma forma  do cérebro descarregar excesso de informações absorvidas pela mente ao longo do dia.

Esoterismo

Nas visões esotéricas e metafísicas, os sonhos são uma válvula de escape das impressões que ficam retidas em nossa memória e em nosso inconsciente. Entretanto, existem sonhos que trazem informações sobre nossos anseios e até percepções sobre aspectos emocionais e experiências que a pessoa viveu ou está passando.

Como interpretar os sonhos

Para compreender os sentidos dos sonhos, é preciso levar em conta alguns aspectos, como:

  • Se determinado tipo de sonho é recorrente.
  • Quais os elementos que envolvem o sonho.
  • Se o sonho traz forte impacto para o sonhador.
  • Qual a relação do sonhador com os elementos principais do sonho.
  • Qual contexto de vida o sonhador está vivendo no mundo real.

Saiba mais sobre interpretações de sonhos em:

Como interpretar sonho com dinheiro

Para associar o sonho com dinheiro à realidade do sonhador, é preciso levar em conta os seguintes questionamentos:

  • O sonhador tem grandes ambições?
  • É dominado por anseios ou preocupações materiais e financeiras?
  • Está vivendo um contexto econômico de escassez ou abundância?
  • Qual a importância do dinheiro na vida do sonhador?
  • O sonhador está passando por mudanças na situação econômica ou profissional?
  • Como o sonhador lida com poder, influência, autovalorização, segurança, trabalho e bens materiais?
  • Que situação o sonhador está vivendo? De sucesso ou fracasso?

Significados de sonhar com dinheiro

Após a devida contextualização, passemos à interpretação dos sonhos mais comuns que envolvem dinheiro.

As interpretações têm como base a psicologia, o arquétipo do dinheiro, e não são do tipo premonitório (do tipo VAI acontecer isso ou aquilo).

Sonhar de encontrar dinheiro

A interpretação de encontrar dinheiro irá depender do momento que o sonhador está vivendo e o significado que o dinheiro tem para ele.

Encontrar dinheiro pode ser um sinal que o sonhador está se sentindo esperançoso diante de uma possibilidade de melhoria de vida. Significando que o sonhador está vivendo um momento de expectativas por ascensão, boas oportunidades ou solução de problemas financeiros.

Por outro lado, pode significar que o sonhador anseia por bens materiais ou por reconhecimento, valor e prestigio.

O arquétipo do dinheiro tem forte representação material, de poder e riqueza. Mas também pode, de uma forma mais sutil e velada, representar sentimentos e emoções.

É aquela velha frase “dinheiro não traz felicidade (mas manda comprar)”.

Sonhar de encontrar muito dinheiro e temer pegá-lo

Pode demonstrar anseio do sonhador em se comprometer ou de se envolver em algo que considera ilícito, prejudicial ou comprometedor. Também pode significar a descrença em poder ganhar dinheiro fácil.

Sonhar de ver uma montanha de dinheiro

Pode simbolizar estado de satisfação e prosperidade, bem como anseio e ambição por riqueza.

Sonhar de ganhar dinheiro

Esse sonho pode indicar que o sonhador está se sentindo otimista com os rumos de sua vida, ou crente que poderá ganhar dinheiro. Mas por outro lado, pode indicar desejo e ncessidade de ganhar dinheiro.

Sonhar de perder dinheiro

Esse sonho pode revelar um sentimento de insegurança e de falta de controle em relação às circunstâncias e problemas financeiros, bem como perdas, prejuízos e dissabores materiais.

Sonhar de dever dinheiro

Esse tipo de sonho pode estar trazendo à tona a preocupação com questões materiais, dívidas, situação financeira e limitações que o sonhador pode estar vivendo.

Sonho com dívidas também podem sinalizar que a pessoa se sente devedora ou culpada por algo.

Sonhar de pegar dinheiro emprestado

Como é  muito comum que as pessoas façam empréstimos, sonhar de estar pegando dinheiro emprestado pode ser uma sugestão inconsciente para a solução de problemas financeiro do sonhador, mas também podem ser uma projeção da atual restrição econômica geral ou de alguém em específico.

De uma maneira mais sutil, o sonho também pode revelar de que o sonhador se sente necessitado de apoio emocional.

Sonhar que ficou rico

Este sonho pode denotar o anseio por estabilidade ou que o sonhador esteja vivendo mudanças, materiais ou emocionais, positivas em sua vida.

Sonhar de receber dinheiro falso

Um sonho com dinheiro falso pode indicar que o sonhador se sente enganado ou incrédulo em relação a algo ou alguém.

Sonhar de roubar dinheiro

Um sonho em que o sonhador se vê roubando um banco ou alguém pode revelar uma carência, revolta ou sensação de ter sido injustiçado. Ou ainda, que ele se sente impelido a agir por impulso, por sentimento de vingança ou anseio por algo que não consegue ter.

Também pode significar roubar o sentimento de alguém, se na vida financeira as coisas estejam indo bem na vida do sonhador.

Sonhar de ter o dinheiro roubado

Sonhar que está sendo roubado pode ser uma projeção do estado de frustração ou insatisfação do sonhador por estar se sentindo explorado ou sugado por alguém, alguma situação ou ainda, por ter sido passado para trás por uma atitude desonesta de uma pessoa. É um sonho que denota sentimento de engano mas depende do contexto. Também pode significar paixão, no sentido de “ter o coração roubado”.

Sonhar de mendigar dinheiro

Este sonho pode revelar que o sonhador se encontra em uma fase difícil de muitas limitações ou se sente ameaçado ou constrangido com uma situação ou pessoa. Também pode denotar carência (financeira ou emocional) extrema.

Sonhar de receber dinheiro

Este sonho pode significar que o sonhador se sente reconhecido e valorizado.

Sonhar de contar dinheiro em moedas

Nesse caso, o sonho pode trazer à tona preocupação com a atual situação financeira, porque o sonhador está vivendo um momento de falta de dinheiro ou, a nível emocional, falta de ânimo. O sonho também pode ter a ver com alguém do sexo feminino dado que moeda é substantivo feminino e a forma circular também remete ao feminino.

Sonhar de poupar dinheiro

Ver no sonho que o dinheiro está sobrando e está fazendo uma poupança financeira, pode ser um indício de que o sonhador está vivendo um momento de abundância, fartura e realização profissional. Por outro lado, pode denotar preocupação com gastos e necessidade de economia. Contextualize com seu momento atual.

Sonhar de dar dinheiro à outras pessoas

Pode estar revelando preocupação do sonhador com alguém do seu círculo que esteja precisando de ajuda. Também pode revelar vontade do sonhador de se doar mais como pessoa.

Sonhar de gastar muito dinheiro ou de jogá-lo fora

Este sonho pode ser um alerta de que o sonhador está agindo por impulso, cometendo extravagâncias em sua vida e esbanjando recursos.

O dinheiro é um reflexo da nossa energia

Em um âmbito mais metafísico, ou metafórico se preferir, o dinheiro está associado a como trabalhamos e cuidamos de nossa energia, ou seja, se nos falta energia, também pode nos faltar dinheiro.

Esta energia pode estar associada ao nosso campo emocional, mental, sentimental ou espiritual. Se algo não vai bem nesses campos, nossa energia fica desequilibrada e pode fazer com que nos sintamos deprimidos, cansados e desanimados.

Sem energia e disposição, fica difícil materializar dinheiro, sucesso e prosperidade.

Por isso, é necessário cuidar  e preservar nossa energia, pois a energia  é a nossa verdadeira riqueza e precioso capital!

Tenha um bom relacionamento com dinheiro

Muitos de nós temos crenças limitantes com relação ao dinheiro, do tipo:

  • dinheiro é sujo
  • dinheiro não traz felicidade
  • quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro
  • dinheiro atrais falsos amigos e amores e por aí vai…

Talvez sonhar com dinheiro signifique que é hora de repensar a sua relação com dinheiro, pois ele não corrompe nem seduz, principalmente se sonhos com dinheiro forem recorrentes em sua vida.

E então? Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Para mais significados dos sonhos, leia:

O que significa sonhar com cobra?

Elefante: as várias simbologias e significados nos sonhos

Âncora: simbologia histórica e significados nos sonhos e nas tatuagens

10 Sonhos Estranhos e Seus Significados

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

Simbologia do cão: TODOS os possíveis significados do cachorro

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

Sonhar com criança o que significa? Como interpretar o sonho?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...