O jacaré è um réptil (classe) que faz parte das espécies dos crocodilianos (ordem) da família Alligatoridae e também são chamados de “aligátores” ou “caimões”. Os jacarés são bem parecidos com os crocodilos. Vamos conhecer as diferenças e todas as características do jacaré, bem como seus significados simbólicos?
O jacaré se difere dos crocodilos pela cabeça mais curta e larga; pelas membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras e pela dentição, pois, no jacaré, o quarto dente canino da mandíbula inferior se encaixa em um furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora quando a boca está fechada.
Os dentes superiores e inferiores dos jacarés não são alinhados, já os do crocodilos são. Outra diferença é o formato da cabeça, o crocodilo tem a cabeça mais afilada. O jacaré tem focinho largo e arredondado, diferente do crocodilo. O comprimento do corpo dos dois animais pode variar desde 1 metro e meio até 6 metros.
Nas Américas estão os habitats naturais dos jacarés.
Para vários povos antigos e até atuais, o jacaré é considerado um animal com vários simbolismos e significados místicos, saiba mais a respeito disso e sobre a importância ecológica deste animal tão bonito!
{index}
Simbolismos do jacaré
Na tradição chinesa, o jacaré tem o poder de controlar o ritmo e a harmonia do mundo e da vida. Na mitologia egípcia, o jacaré é o símbolo da morte.
A simbologia do jacaré nos remete aos mistérios da vida e da morte e à luz dos conhecimentos ocultos.
Para os povos astecas, o mundo nasceu de um jacaré, que vivia no mar das águas primordiais.
Este animal simboliza o ciclo dos renascimentos.
O jacaré é um símbolo místico, representando o senhor das águas.
Este réptil está associado à abundância, à força e à fecundidade.
Significado da tatuagem de jacaré
O significado das tatuagens de jacaré, variam de pessoa para pessoa, mas as características mais marcantes deste animal podem servir como referência geral.
O Jacaré por ter os olhos no alto da cabeça, simboliza uma visão superior.
No Xamanismo, o jacaré ensina a transformar agressividade em energia de ação.
O jacaré e seu simbolismo evoca para profunda visão e clarividência, força instintiva e inconsciente profundo.
Os jacarés representam os poderes tanto mental, emocional, quanto físico, e estão ligados aos elementos terra e água.
Significado do jacaré nos sonhos
Jacaré em sonho pode ser um aviso do inconsciente para o sonhador lidar com certas situações e a indicação do sonho de como ele fará isso dependerá das circunstâncias do sonho.
Sonhar com jacaré pode estar associado à várias situações, depende das circunstâncias do sonho e das sensações do sonhador e do que o jacaré representa para o sonhador.
O jacaré pelo seu ar misterioso, sorrateiro, cauteloso e por ser um predador, em várias situações em sonhos, pode assumir conotações negativas, mas que não passam de uma linguagem simbólica que o inconsciente cria, segundo as nossas crenças, referências e representações mentais.
Vejam alguns tipos de sonhos com jacaré:
Ver jacaré grande:
Representa medos e apreensão diante de um trauma vivido no passado.
Quanto maior for o jacaré, maior é o medo.
Ver jacaré pequeno:
Avistar jacaré pequeno alerta para não acreditar em pessoa que parece fácil de se relacionar, pois pode ser um engano.
Sonhar de esta passando a mão no jacaré:
Há quem acredite que seja um presságio de bons ganhos financeiros e durante um bom tempo.
Jacaré se aproximando do sonhador:
Aviso que o sonhador terá que enfrentar o medo que sempre o atormentou.
Ver jacaré se alimentando:
Representa um alerta de riscos e perigos, alertando para ter cuidado com atividades arriscadas, como esportes radicais e aventuras perigosas.
Jacaré nascendo:
Este sonho se relaciona com a parte financeira, negócios e empreendimentos, indicando que não é o melhor momento para se investir nessas áreas.
Filhote de jacaré:
Significa que o sonhador tem sabedoria para se libertar de uma situação, antes que esta vire um problema maior.
Ver o olhar do jacaré:
Cuidado com as pessoas falsas e maledicentes.
Jacaré amarelo:
Lembrete para que o sonhador não se deixe levar por sua insegurança e ansiedade, pois isso atrapalhará seus objetivos.
Ver jacaré na lama:
É um indicador que o sonhador poderá enfrentar uma traição, se não prestar atenção em como se relaciona com aqueles que o cercam
Ver o jacaré sem sentir medo:
Sinaliza que o sonhador deve se manter lúcido e atento nas relações, sem se deixar manipular ou iludir por pessoas falsas ou problemáticas.
Jacaré azul:
Aviso que mudanças podem ser desconfortáveis, mas serão fonte de oportunidades, por isso é um alerta para o sonhador manter a calma.
Estar fugindo de um jacaré:
O sonho pede para que o sonhador encare o desafio de frente ou contorne a situação.
Se o sonhador no sonho conseguir escapar do jacaré será sinal que irá se livrar de algum perigo.
Repetimos, estes significados têm a ver com crenças populares. Para interpretar seu sonho com jacaré considere o que este animal representa para você, a tua sensação no sonho e a situação que estiver vivendo no momento: se está desconfiado de amizades, de novos negócios, etc; se vem se recordando de traumas antigos, etc. Estas são ideias de representações do jacaré como arquétipo em nosso inconsciente coletivo, mas cada um deve interpretar seu sonho de maneira individual.
A importância ecológica do jacaré
Do ponto de vista ecológico, os jacarés contribuem para o equilíbrio de vários ecossistemas.
O jacaré é predador de peixes, aves, moluscos, crustáceos, insetos, morcegos e até outros répteis.
Se o jacaré faltar na comunidade, da qual ele faz parte, a cadeia alimentar é abalada, ocorrendo falta de alimentos, aumento ou diminuição de outras espécies.
O Pantanal é uma das regiões do Brasil onde o jacaré vive.
O bioma do Pantanal é considerado o menor dos 6 biomas brasileiros e se localiza no centro-oeste, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de se estender para o Paraguai e Bolívia, nestes países é chamado de Chaco Boliviano.
A periodicidade de inundação é uma das características principais deste bioma. Na região do Pantanal, existe vários períodos de chuvas, intercalados com períodos de secas. Devido ao período de intensas chuvas e baixa capacidade de drenagem do solo, o Pantanal fica alagado, durante boa parte do ano, influindo no funcionamento do seu ecossistema.
Em comparação com outras áreas alagadas, o ecossistema pantaneiro possui baixo teores de nutrientes. Os ciclos de inundação e seca levam à uma oscilação entre concentração e diluição de nutrientes. E como forma de adaptação natural, os seres vivos desta região desenvolvem estratégias para suprir a escassez de nutrientes.
Por conta dessa situação, o jacaré tem um papel importante na região.
Eles liberam, através das fezes, nutrientes úteis para a sobrevivência de todo ecossistema do pantanal. Estes nutrientes são importantes por fazerem parte da produção de matéria orgânica, durante o período de seca da região. Os jacarés ficam tomando Sol nas bordas próximas aos rios e quando os jacarés defecam, contribuem para revitalizar o ecossistema.
As fezes dos jacarés detêm muitos nutrientes fertilizando o solo e mineralizando as águas dos rios, o que ajuda na manutenção de toda biodiversidade, na qual o jacaré está inserido. E esta é a sua importância para a Vida na Terra!
Vídeo com o jacaré do Pantanal
Vejam este vídeo com o jacaré do Pantanal e saibam mais informações sobre como ele vive:
Jacaré um dos habitantes mais antigos do planeta Terra
Apesar de parecer assustador e causar medo nos humanos, o jacaré só ataca pessoas quando se sente ameaçado.
Os ancestrais da Ordem Crocodylia, da qual o jacaré faz parte, existiram cerca 200 milhões de anos atrás.
O que representa perigo para os jacarés é a ação humana através da caça para obtenção da pele e carne desse réptil.
Nessa história, quem é o mais ameaçador é o homem, haja visto que existem comunidades que as pessoas convivem, de forma mais próxima e pacífica, com jacarés e crocodilos.
Tudo é questão de respeitar o espaço e a Natureza do animal.
A preservação do jacaré é de vital importância, para a manutenção da vida de outras espécies.
Em suma, a Vida depende da Vida!
Talvez te interesse ler também:
DRAGÃO DE KOMODO: 10 FATOS INTERESSANTES SOBRE O MAIOR LAGARTO DO MUNDO