Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida


O que significa sonhar com jacaré? Pessoas traiçoeiras, sorrateiras que te espreitam à espera da oportunidade de te abocanharem sem dó nem piedade? Nada disso mas pode ser o seu medo disso. Conheça o significado e a simbologia do jacaré e interprete seus sonhos!

Antes disso, conheça as características deste animal encantador e misterioso, pois tudo ajudará na interpretação do sonho.

Características do animal

O jacaré é um réptil (Classe) que faz parte da Ordem Crocodylia e da Família dos Alligatoridae, também chamados de “aligátores” ou “caimões”.

Os jacarés são bem parecidos com os crocodilos, se diferem destes pela cabeça mais curta e larga; pelas membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras e pela dentição, pois, no jacaré, o quarto dente canino da mandíbula inferior se encaixa em um furo da mandíbula superior, enquanto nos crocodilos, o dente se sobressai quando a boca está fechada.

Os dentes superiores e inferiores dos jacarés não são alinhados, já os do crocodilos são.

Outra diferença é o formato da cabeça, o crocodilo tem a cabeça mais afilada. O jacaré tem focinho largo e arredondado, diferente do crocodilo.

O comprimento do corpo dos dois animais pode variar desde 1 metro e meio até 6 metros.

Nas Américas estão os habitats naturais dos jacarés.

Leia mais em:

Para vários povos antigos e até atuais, o jacaré é considerado um animal com vários simbolismos e significados místicos.

Saiba mais a respeito disso, e sobre a importância ecológica deste animal tão bonito!

Simbolismos do jacaré

Para a tradição chinesa, o jacaré tem o poder de controlar o ritmo e a harmonia do mundo e da vida.

Na mitologia egípcia, o jacaré é o símbolo da morte.

A simbologia do jacaré nos remete aos mistérios da vida e da morte e à luz dos conhecimentos ocultos.

Para os povos astecas, o mundo nasceu de um jacaré, que vivia no mar das águas primordiais.

Este animal simboliza o ciclo dos renascimentos.

O jacaré é um símbolo místico, representando o senhor das águas.

Este réptil também está associado à abundância, à força e à fecundidade.

Significado da tatuagem de jacaré

jacare tattoo

Fonte foto

Os significados das tatuagens de jacaré  variam de pessoa para pessoa. Claro, cada um pode ter um motivo pessoal para tatuar esse animal em sua pele.

Mas as características mais marcantes deste animal, podem servir como referência geral.

O jacaré por ter os olhos no alto da cabeça, simboliza uma visão superior. Sendo assim, seu simbolismo evoca a visão profunda, a clarividência, a força instintiva e o inconsciente profundo.

No xamanismo, o jacaré ensina a transformar a agressividade em energia de ação.

Os jacarés representam os poderes tanto mental, emocional, quanto físico, pois estão ligados aos elementos terra e água.

Significado de sonhar com jacaré

Sonhar com jacaré pode trazer diversos significados do inconsciente, a depender das circunstâncias do sonho, das sensações do sonhador e do que o jacaré representa para quem sonha.

O jacaré, pelo seu ar misterioso, sorrateiro, cauteloso e por ser um predador, em várias situações em sonhos, pode assumir conotações negativas, mas que não passam de uma linguagem simbólica que o inconsciente cria, segundo as nossas crenças, referências e representações mentais com relação ao próprio animal.

Analise o cenário do sonho, por exemplo, onde estava esse jacaré? Em águas limpas ou lodosas? Analise o comportamento do animal, por exemplo: como ele estava no sonho? Tranquilo, agitado, com fome ou dormente?

Além disso, analise sobretudo o que o jacaré representa pra você. Um predador voraz, uma vítima do homem, um animal amedrontador ou pacato que só ataca se sentir ameaçado?

Jacarés com suas bocas grandes também podem representar situações do tipo: medo de ser engolido (pelas pessoas, pelo mercado de trabalho), medo de boca grande (fofocas, calúnias) ou também “fome” e vontade de conhecimento, de “comer o mundo” aprender coisas novas.

O sonho também pode ter a ver com dois jargões da nossa língua: “papo de jacaré”, que significa mentira;” lágrimas de crocodilo” (idem) ou então aquela frase “jacaré que dorme a onda leva” ou “vira bolsa”.

Nestes sentidos o sonho pode ter a ver com pessoas mentirosas por perto e a advertência de que o sonhador precisa estar alerta para não ser levado pela onda, ou virar bolsa (no sentido metafórico obviamente).

Mas o jacaré também pode representar a força dormente que existe em você no bom sentido, ou seja, acorda a fera!

Se você analisar o comportamento do jacaré, ele fica parado quietinho só observando. E se move em disparada no ataque perfeito sem erro. Isso também denota um certo orgulho e uma certa segurança em sua capacidade de agir e acertar (no caso do jacaré, a presa. No caso do sonhador, o objetivo).

jacare sonho

Mas essa mesma característica pode estar indicando que você tem medo de ter algum jacaré na tua espreita esperando te atacar.

Outras características deste animal, para você ler e compreender se fazem sentido para você na interpretação do teu sonho com jacaré, são:

  • jacarés têm uma capacidade enorme de crescimento
  • sendo muito antigos na evolução das espécies, são velhos sábios na Terra
  • a pele “cascuda” deles revela isso: experiência e força, pois é como uma armadura natural
  • e essa armadura, pobres animais, é algo muito cobiçado pelo homem. Da pele do jacaré grifes de luxo fazem, infelizmente, bolsas, sapatos, pulseiras de relógio, etc.
  • o fato de habitarem rios, lagos, pântanos e viverem na terra e na água revela que são animais que se adaptam às circunstâncias diversas
  • são seres super sociais e ótimos formadores de família
  • Resistentes, jacarés conseguem ficar meses sem comer
  • jacarés formam haréns. os machos se acasalam com várias fêmeas em cada temporada, mas as fêmeas possuem apenas 1 parceiro.

Veja se algumas destas características do jacaré podem se encaixar em alguma situação da tua vida, e tente desvendar a mensagem que teu inconsciente está tentando te enviar.

Para interpretar seu sonho com jacaré considere o que este animal representa para você, a tua sensação no sonho e a situação que estiver vivendo no momento: se está desconfiado de amizades, de novos negócios, etc; se vem se recordando de traumas antigos, etc.

Estas são algumas sugestões e algumas representações do jacaré como arquétipo em nosso inconsciente coletivo, mas cada um deve interpretar seu sonho de maneira individual.

A importância ecológica do jacaré

Do ponto de vista ecológico, os jacarés contribuem para o equilíbrio de vários ecossistemas.

O jacaré é predador de peixes, aves, moluscos, crustáceos, insetos, morcegos e até outros répteis.

Se o jacaré faltar na comunidade da qual ele faz parte, a cadeia alimentar é abalada, ocorrendo falta de alimentos, aumento ou diminuição de outras espécies.

O Pantanal é uma das regiões do Brasil onde o jacaré vive.

O bioma Pantanal é considerado o menor dos 6 biomas brasileiros e se localiza no centro-oeste, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de se estender para o Paraguai e Bolívia, nestes países é chamado de Chaco Boliviano.

A periodicidade de inundação é uma das características principais deste bioma. Na região do Pantanal, existe vários períodos de chuvas, intercalados com períodos de secas. Devido ao período de intensas chuvas e baixa capacidade de drenagem do solo, o Pantanal fica alagado, durante boa parte do ano, influindo no funcionamento do seu ecossistema.

Em comparação com outras áreas alagadas, o ecossistema pantaneiro possui baixo teores de nutrientes. Os ciclos de inundação e seca levam à uma oscilação entre concentração e diluição de nutrientes. E como forma de adaptação natural, os seres vivos desta região desenvolvem estratégias para suprir a escassez de nutrientes.

Por conta dessa situação, o jacaré tem um papel importante na região.

©Henning Roettger/Pexels

Eles liberam, através das fezes, nutrientes úteis para a sobrevivência de todo ecossistema do pantanal. Estes nutrientes são importantes por fazerem parte da produção de matéria orgânica, durante o período de seca da região. Os jacarés ficam tomando Sol nas bordas próximas aos rios e quando os jacarés defecam, contribuem para revitalizar o ecossistema.

As fezes dos jacarés detêm muitos nutrientes fertilizando o solo e mineralizando as águas dos rios, o que ajuda na manutenção de toda biodiversidade, na qual o jacaré está inserido. E esta é a sua importância para a Vida na Terra!

Vídeo com o jacaré do Pantanal

Vejam este vídeo com o jacaré do Pantanal e saibam mais informações sobre como ele vive:

Jacaré um dos habitantes mais antigos do planeta Terra

Apesar de parecer assustador e causar medo nos humanos, o jacaré só ataca pessoas quando se sente ameaçado.

Os ancestrais da Ordem Crocodylia, da qual o jacaré faz parte, existiram cerca de 200 milhões de anos atrás.

O que representa perigo para os jacarés é a ação humana através da caça para obtenção da pele e carne desse réptil.

Nessa história, quem é o mais ameaçador é o homem, haja vista que existem comunidades que as pessoas convivem, de forma mais próxima e pacífica, com jacarés e crocodilos.

Tudo é questão de respeitar o espaço e a Natureza do animal.

A preservação do jacaré é de vital importância, para a manutenção da vida de outras espécies.

Em suma, a Vida depende da Vida!

Talvez te interesse ler também:

DRAGÃO DE KOMODO: 10 FATOS INTERESSANTES SOBRE O MAIOR LAGARTO DO MUNDO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...