Jacaré: Características, Alimentação e Curiosidades


Eles costumam deixar os humanos com um pouco de medo. No entanto, só atacam as pessoas, quando ameaçados. Os jacarés existem há muito tempo no Planeta Terra. A Ordem Crocodylia, da qual os jacarés fazem parte, frequenta esse mundo há mais de 200 milhões de anos. Tanto tempo de vida os fizeram presa fácil de caças ilegais, graças a sua pele e sua carne, apreciada por alguns.

Saiba mais: HERMÈS HORROR: CROCODILOS CRUELMENTE ABATIDOS PARA VIRAREM PULSEIRAS DE RELÓGIO

Este animal, que hiberna e pode ficar longos períodos sem comer, também costuma ter uma intensidade voraz na mordida, e pode rasgar o casco de uma tartatuga apenas com uma dentada.

Para além de todas essas coisas, os jacarés são muito curiosos e singulares. Conheça agora mais sobre eles.

Características do Jacaré

Atualmente, existem oito espécies, sendo que as principais são os jacarés-americanos e os jacarés-chineses.

No Brasil, é possível encontrar a jacaretinga, o jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-do- pantanal, jacaré-açu, jacaré-anão e jacaré-coroa.

O americano costuma medir até 3.4 metros de comprimento e pesar cerca de meia tonelada, enquanto o chinês é bem menor, com cerca de 1,5 metro de comprimento e 22 quilos, aproximadamente.

Esses animais vivem em grupo, são ótimos nadadores, chegando ao patamar de 32,18 km/h (americano), e também conseguem viver bons períodos em meio terrestre e correr bastante – cerca de 17,7 km/h (americano). No entanto, eles preferem o meio aquático, vivendo em rios, lagos e pântanos.

Sua expectativa de vida é de 80 a 100 anos.

Alimentação do Jacaré

Jacarés são carnívoros vorazes, e gostam de tudo que veem pela frente, como peixes, mariscos, mamíferos, reptéis, etc.

Eles não costumam perder tempo mastigando, engolem tudo de uma vez.

Sua forma de atacar a presa também é bastante peculiar: ao contrário da cobra, eles atacam e mordem pelas laterais.

A língua deles é presa e eles possuem um órgão específico e gorduroso dentro do abdomen para aguentar longos períodos sem comer.

jacaré 2

Curiosidades do Jacaré

  1. O jacaré pode trocar a dentição até 40 vezes, podendo chegar a ter 3000 dentes, ao longo da vida. Isso por que cada dente que eles perdem é reposto;
  2. O gênero dos filhotes, antes do nascimento, depende da temperatura do ninho. Temperaturas abaixo de 28 graus Celsius produzem fêmeas, acima de 33 graus, machos, e a média de 31 graus produz machos e fêmeas;
  3. Na estação reprodutiva, os machos fertilizam várias fêmeas, enquanto elas têm um companheiro por estação;
  4. O jacaré hiberna durante 4 meses. Nesse período, ele não se alimenta e aproveita o período para tomar bastante banho de sol e se aquecer;
  5. O jacaré e o crocodilo apresentam algumas diferenças interessantes: o jacaré é mais dócil do que o crocodilo, possui a cabeça mais curta e larga, e tem coloração mais escura. Além disso, os dentes que ficam visíveis, quando estão de boca fechada, são os maxilares superiores, enquanto no crocodilo ambos os lados são vistos.
  6. Os filhotes de jacaré ficam independentes rapidinho, mas se mantém perto das mães até, por volta, dos dois anos.

Veja outras curiosidades do mundo animal:

FLAMINGO: 10 CURIOSIDADES SOBRE ESTA AVE COR-DE-ROSA

URSO POLAR: TUDO O QUE VOCÊ (TALVEZ) AINDA NÃO SABIA SOBRE ESTE MAGNÍFICO ANIMAL

PINGUINS → 10 CURIOSIDADES SOBRE ESTAS DIVERTIDAS AVES MARINHAS QUE NÃO VOAM NO AR




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...