Flamingo: 10 curiosidades sobre esta ave cor-de-rosa


Quem tem a oportunidade de avistar uma ave como o flamingo fica encantado: eles são grandes – podendo chegar até 1,5 metro de altura – com asas enormes, cauda curta e coloração variando entre avermelhado e rosa. Atualmente, este tipo de ave está em extinção no Brasil. Conheça abaixo dez curiosidades sobre os flamingos.

1. Ave rara

Flamingo é uma espécie em extinção no Brasil, sendo encontrado apenas no Estado do Amapá. Isso se deve à cultura de arroz nas lagunas do estado amapaense, bem como à caça predatória e captura de ovos da ave.

2. Só no equilíbrio

A ave é conhecida por ficar em uma perna só. Isso acontece por que elas equilibram a temperatura corporal dessa forma. Como elas vivem em zonas aquáticas, o hábito de manter apenas uma perna na água ajuda-as a não perderem o calor do corpo.

3. Comida filtrada

Flamingos se alimentam por um método chamado filtragem de água. Por meio de protuberâncias na língua e de estruturas rígidas nas mandíbulas, elas conseguem fazer uma espécie de bombeamento da água, retendo partículas e raspando alimentos com a língua.

4. Isso que é casal

Flamingos acasalam com o mesmo indivíduo por toda a vida, por esse motivo são uma das espécies mais monogâmicas. Além disso, tanto o macho, quanto a fêmea participam do período de incubação dos ovos e ajudam nos primeiros cuidados com a prole.

5. Ave cor de rosa

A coloração do flamingo deve-se a sua alimentação rica em carotenos, substância que, após ser absorvida pelo organismo, dá uma coloração avermelhada às penas. Os crustáceos, que são ricos nesse tipo de nutriente, são a comida preferida dos flamingos.

flamingo

6. Desde a antiguidade

Estudos feitos com fosseis indicam que os flamingos existem há 7 milhões de anos.

7. Creche de flamingos

Flamingos, ao nascerem, ficam em uma espécie de “creche” até, por volta, dos cem dias de vida. Nesse período, os progenitores conseguem ver os seus filhotes e o alimentam. Após esse período na “creche”, as aves ficam independentes.

8. Elas são grandes

A ave é uma das mais altas da fauna brasileira, podendo chegar a 1 metro e meio. A fêmea costuma ser menor que o macho.

9. Estimativa de vida

Flamingos podem viver até 40 anos, podendo permanecer longos períodos livre (33 anos) ou em cativeiro (44 anos).

10. Em grupo e sempre em movimento

Flamingos são aves migratórias, vivendo em grandes colônias e voando cerca de 500 km por dia para se alimentar e buscar lugares para construir seus ninhos.

Especialmente indicado para você:

PINGUINS → 10 CURIOSIDADES SOBRE ESTAS DIVERTIDAS AVES MARINHAS QUE NÃO VOAM NO AR

URSO POLAR: TUDO O QUE VOCÊ (TALVEZ) AINDA NÃO SABIA SOBRE ESTE MAGNÍFICO ANIMAL

GUARÁ COR-DE-ROSA – ESSA COISA MAIS LINDA QUE TAMBÉM HABITA NOSSOS MANGUEZAIS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Carla
    Publicado em 04/03/2023 às 10:58 pm [+]

    Amei


  2. Carla
    Publicado em 04/03/2023 às 11:00 pm [+]

    Amei conhecer vocês!!!!!!


  3. Daia Florios
    Publicado em 06/03/2023 às 1:14 pm [+]

    <3 <3 <3 Obrigada <3 <3 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...