Rosa azul: uma flor cheia de significados!


A rosa azul não existe na natureza, mas, ainda assim, essa bela flor foi criada artificialmente pelo homem por variações genéticas.

As flores azuis são raras na natureza. A Real Sociedade de Horticultura estima que apenas 10% das mais de 280.000 espécies de plantas produtoras de flores têm pigmento nessa tonalidade. E, por isso mesmo, elas exercem tanto fascínio em que as admira.

Manipulação Genética

Embora a rosa azul seja genuinamente inexistente, há algum tempo cientistas descobriram que é possível obtê-la através da manipulação genética do DNA de flores de outras cores, a fim de obter a tonalidade azul em rosas.

Essa técnica, desenvolvida por pesquisadores japoneses em parceria com um laboratório na Austrália, pode ajudar nos casos de flores ameaçada de extinção. A cor azulada, criada com engenharia genética, foi adquirida de um gene tirado de uma tilápia, conforme explicou a Folha de S. Paulo.

O pigmento azul das plantas, chamado delfinidina, é pouco comum em flores. Durante muito tempo, os botânicos vêm fazendo testes em rosas para que expressem o gene sintetizador da cor mediante cruzamentos com outros tipos de plantas. O mais perto que se chegou do tom foi obtido com a Rapsódia Azul, uma rosa de tonalidade roxa, criada em 1999, a partir do cruzamento de seis variedades de rosas.

flores azuis

Embora a engenharia genética tenha aberto uma porta para a produção de rosas azuis, o processo é bastante oneroso e complicado, pois é preciso introduzir um segundo gene que iniba a cor vermelha, para que não saia uma rosa com cor roxo intenso.

Quais são os Significados da Rosa Azul?

As rosas são flores perfumadas e lindas que simbolizam o romantismo entre pessoas que se amam. As rosas azuis, conforme o site Um Como, expressam confiança, fidelidade, afeto e discrição.

Um ramo de rosas azuis é um bonito presente para dar à pessoa amada, a um amigo ou a um familiar.

Simbolicamente, a rosa azul também representa mistério, a busca pelo inatingível e, na literatura, o amor.

Leia também: PLANTAS PARA DAR DE PRESENTE: QUE PLANTA ESCOLHER PARA UMA PESSOA QUERIDA?

Como Plantar Rosa Azul

Embora a rosa azul “verdadeira” seja raríssima, é possível fazer em casa um pigmento para obter uma rosa azul “genérica”.

Se você quiser a rosa azul “legítima”, terá de procurá-la em um viveiro, em uma floricultura ou comprá-la on line.

Assim que você tiver as sementes da rosa azul em mãos, é hora de plantá-la.

A primavera é a época do ano mais adequada para iniciar o cultivo da rosa azul. Deixe-a de molho de 24h a 48h para que elas recuperem a umidade. Drene e adube o solo onde irá plantá-la, que deve receber a luz solar.

Se você for plantar mais de uma rosa, deixe um espaço de 90 cm entre elas. Em seguida, cubra as raízes e regue-as com água abundante. Siga com a irrigação quinzenalmente e pulverize as rosas pelo mesmo tempo de manhã bem cedo, para que elas se mantenham úmidas.

Após 3 meses, as rosas azuis precisam receber fertilizante especial para rosas. Se crescerem ervas daninhas ao redor delas, retire-as para que não haja obstáculos ao seu crescimento.

No início do verão, em dezembro, as rosas começam a florescer e devem ser podadas durante toda essa estação. Corte os ramos ao meio para colhê-las.

rosa azul plantar

Leia também: COMO PLANTAR E CUIDAR DE UMA ROSEIRA PARA TER SEMPRE ROSAS LINDAS E PERFUMADAS

Como Fazer Rosa Azul em Casa

Se você não tiver como plantar rosas ou, mesmo se quiser fazer a sua própria rosa azul, de forma artificial, confira a seguir o passo-a-passo da Casa de Firulas:

1 – Você vai precisar reunir rosa branca, corante alimentício em pó ou líquido, tesoura e um copo com água.

2 – Tire todas as folhas do caule da rosa, corte a haste, deixando-a com, no máximo, 15 cm.

3 – Dissolva uma boa quantidade de corante em meio copo de água, até ficar uma cor bem escura, quase preto.

4 – Coloque a rosa dentro do copo e deixe-a descansar por 24h. No dia seguinte, você já terá uma linda rosa azul!

É verdade que a cor azul não se espalha uniformemente pela rosa, mas, ainda assim, a experiência vai lhe dar uma rosa com nuance azulada.

Você pode experimentar, ainda, usar corante natural a partir de mirtilo, spirulina e ou repolho roxo. Confira aqui → CORANTES NATURAIS: FAÇA VOCÊ MESMO UTILIZANDO INGREDIENTES COMUNS.

Onde Comprar Rosa Azul e Quanto Custa

Existem várias lojas de jardinagem on line onde você pode comprar rosas azuis. Os preços variam de acordo com a quantidade de sementes e com a espécie. Por exemplo, você pode adquirir uma linda rosa azul a partir de R$ 7,00 o pacote com 10 sementes.

A Lenda da Rosa Azul

São muitas as lendas sobre a rosa azul, mas há uma, em especial, sobre um sultão pai de uma moça muita bela, porém, teimosa. A jovem, em idade para se casar, não queria nenhum pretendente como marido, conta o blog Dalva Amaral.

Para livrar-se da insistência do pai, a moça estabeleceu que se casaria com o homem que lhe trouxesse uma rosa azul. O sultão espalhou a decisão da filha por toda a cidade. Apesar do entusiasmo de muitos, a dificuldade em encontrar a tal rosa azul pareceu-lhes uma missão impossível.

Entretanto, um jovem pensou em impressionar a linda jovem esculpindo numa safira a figura de uma rosa, mas foi rejeitado e expulso do palácio do sultão, pois a princesa queria uma rosa azul verdadeira.

rosa azul lendaFonte Foto

Um outro homem, um espartalhão, consultou uma velha bruxa que vivia longe do palácio para que ela lhe ensinasse como fazer uma rosa azul. A bruxa ensinou-lhe o truque de usar um pigmento azul em uma rosa branca por 24 horas.

No dia seguinte, o espartalhão correu ao palácio levando consigo a tal rosa “azul”. O sultão, vendo o homem com a rosa na mão, entusiasmou-se e correu para a filha a mostrar-lhe a rosa azul.

A jovem, que além de linda e teimosa era também muito inteligente, pegou a rosa e esmagou as suas pétalas, provando ao pai que se tratava de uma trapaça.

O sultão já não sabia mais o que fazer até que, um certo dia, a filha, de dentro do quarto dela, escutou um bardo cantarolando as mais belas melodias. O encantamento foi tão grande que a moça o convidou a subir até a sua varanda, onde cantaram juntos e trocaram poesias.

O amor nasceu entre os dois e a princesa perguntou ao bardo se ele se casaria com ela. Ele, feliz, diz que aceitava, mas a princesa o lembrou da promessa que havia feito ao sultão.

O jovem lhe disse que conseguiria no dia seguinte a rosa azul. E assim, no dia seguinte, ele apareceu no palácio com uma bela rosa cor de rosa e a apresentou ao sultão. Este, espantado, disse que a princesa não iria aceitá-la, mas que, mesmo assim, iria mostrá-la à jovem.

A princesa, muito esperta, disse que nunca havia visto uma rosa azul tão linda e que se casaria, então, com o jovem bardo, o único a encontrar a verdadeira rosa “azul”.




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Neuza Rodrigues
    Publicado em 26/01/2021 às 8:19 pm [+]

    Bem não sei se dará certo estou fielmente crendo que sim comprei 30 SEMENTES de rosa azul espero não ser rosas do deserto terminaram quase 100% fácil não estão em bom tamanho estou cuidando esperando que realmente embora não pareçam ROSAS AZUIS pois planto Rosas para Nossa Senhora da Conceição então leva-la-ei a Igreja para enfeitar o altar. MEU SONHO É AMOR. Me ajudem


  2. Neuza Rodrigues
    Publicado em 26/01/2021 às 8:19 pm [+]

    Ok


  3. significado de soñar rosas azules
    Publicado em 20/03/2021 às 6:46 pm [+]

    Gracias x la ayuda. nos sera de gran utilidad…


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...