O que significa sonhar com dente caindo?


Sonhar com dentes que caem é um dos sonhos mais comuns e recorrentes que existem, além de perturbadores, afinal, ninguém quer perder os dentes, nem mesmo em sonho. Mas o que será que este tipo de sonho significa?

Os dentes são o cartão de visita do rosto e até da alma. Com eles se mostra um sorriso aberto, a timidez ou falta dela, a higiene bucal e o cuidado consigo mesmo.

Por isso, sonhar de perder os dentes pode ter ligação com vários fatores ou causas, como por exemplo:

  • saúde física precária
  • falta de bem-estar físico e emocional
  • doenças dentárias, gengivais ou bucais
  • desafios pessoais e problemas materiais ou profissionais
  • problemas nos relacionamentos
  • desequilíbrios mentais ou espirituais
  • medo de envelhecer

Sonhar de perder os dentes geralmente está relacionado à vaidade, à autoestima, mas sobretudo à imagem que queremos passar aos outros (sorriso amarelo, sorriso falso, sorriso sincero, etc).

Por pior que seja perder um dente na vida real ou no sonho, há uma interpretação positiva também para esse tipo de sonho. Por exemplo, quando perder um dente represente a extração de alguma coisa que precisa ser retirada na vida do sonhador, um dente do juízo, um dente cuja retirada endireite a arcada dentária, um dente cariado que causa dor e sofrimento, etc.

Mas não é “só” isso. Vamos nos aprofundar para te ajudar na interpretação do sonho com dentes caindo.

Significados dos dentes, na visão da Antroposofia

De acordo com a Antroposofia, as arcadas dentárias são as “guardiãs da boca“, que por suas vezes representam o “portal” de intercâmbio, comunicação, conhecimento e nutrição.

O adoecimento ou deterioração do dente é um aviso do corpo de que algo não está bem, seja no nível interno como externo.

Os dentes são também um espelho da saúde, haja vista que, no vergonhoso tempo da escravidão no Brasil, os escravos eram “escolhidos a dente”.

Vejamos outros significados específicos relacionados ao dente.

O que significa arcada dentária superior?

Os dentes da arcada superior estão associados à individualidade e traduz a estrutura emocional e as características inatas da pessoa.

Significado da arcada dentária inferior

Os dentes da arcada inferior estão relacionados com a forma com a qual o indivíduo vive e se encontra no momento presente, sua personalidade e como reage às situações.

Outros significados relacionados aos dentes

No sentido metafísico, os dentes refletem a qualidade da saúde física e emocional do indivíduo e sinalizam:

  • estado emocional
  • padrão de comportamento
  • crenças do indivíduo
  • psiquismo
  • vitalidade física

Devido a estes sentidos, os significados dos dentes podem ser:

Capacidade de ação

Os dentes representam nossa capacidade de decisão e ação. Por isso, problemas nos dentes denotam indecisão, sentimento de anulação e insegurança.

Força

Os dentes são constituídos de minerais e para serem saudáveis e fortes requerem que a pessoa tenha vitalidade e uma boa constituição física.

Dentes também nos remetem à força da mordida e à força em geral. Em tempos remotos, como na Pré-História, os homens se valiam dos dentes para se defenderem. Dessa forma, os dentes também serviam como armas de defesa.

Imagem/Aparência

Dentes saudáveis e bonitos atraem a admiração e dão uma boa impressão, principalmente nos dias de hoje em que a aparência e a imagem são aspectos super valorizados, ainda que nem sempre uma boa aparência e um sorriso bonito revelem quem realmente a pessoa é.

Mas um sorriso, principalmente se for sincero e espontâneo, facilita nossa comunicação e interação com o próximo.

Inclusive, essa é uma das razões de pessoas banguelas ou com os dentes amarelos, cariados, tortos, etc, geralmente ficarem inibidas e tímidas, escondendo o sorriso com a mão.

Saúde

Dentes fortes e funcionais são sinal de boa saúde e resultantes de cuidados com a nutrição e o corpo, além de estarem ligados ao equilíbrio físico e também psíquico.

Estresse

Dentes também representam estresse. “Ranger os dentes” é uma expressão usada para denotar estresse e raiva e é um sintoma do bruxismo, um distúrbio causado pelo excesso de nervosismo.

Riqueza

Os dentes também podem ser vinculados ao poder, à riqueza ou prosperidade, porque infelizmente quem apresenta mais problemas dentários são as pessoas pobres, carentes e desprovidas do básico.

Vale aqui lembrar, que em tempos antigos usar dente de ouro era uma forma de mostrar alto status, luxo, poder e riqueza.

A tradição de usar dente de ouro teve origem com o povo cigano, que, por ser nômade, se deslocava constantemente e para carregar suas riquezas se valia desse artifício, o que facilitava o transporte desse metal precioso.

Com o tempo, esse costume foi sendo adotado pela nobreza e pessoas abastadas e ricas.

O que significa sonhar de perder os dentes ou ver os dentes caindo

Considerando os significados acima, sonhar com dentes caindo pode ter vários significados, a depender do contexto de vida do sonhador, como por exemplo se:

  • o sonhador está com um problema de saúde dentária, física ou psíquica
  • vem enfrentando perdas materiais ou afetivas
  • passou por algum trauma
  • vem se sentindo inseguro, frágil, deprimido e desanimado
  • não consegue superar um desafio ou resolver um problema econômico ou de relacionamento
  • está enfrentando mudanças e imprevistos
  • se sente desanimado, sem força de ação

Para interpretar os sonhos com dente caindo é preciso relacionar os significados dos dentes, com o contexto do sonhador. Dessa forma, pode-se extrair várias interpretações.

Seguem os significados mais recorrentes e comuns de sonhos com dentes caindo, ou situações similares à essa.

Pode significar perdas

Sonhar com dente caindo pode representar que o sonhador esteja vivendo perdas como:

  • morte de um ente querido
  • ruptura amorosa, de amizade ou sociedade
  • perda do emprego
  • prejuízos financeiro ou materiais

Insegurança existencial

Ver dentes caindo no sonho, seja em si ou outra pessoa pode indicar angústia existencial, medo e preocupação com relação ao futuro.

Pode significar vergonha, sentimento de não ser agradável o suficiente, bonito o suficiente, simpático o suficiente.

Também pode significar medo de perder beleza, simpatia, juventude, etc.

Estresse e raiva

Pessoas que estão vivendo algum tipo de estresse ou raiva reprimida tendem a ter sonhos com dentes caindo ou cariados.

É oportuno dizer que o estresse também gera gengivite e cáries. Isso porque, alto nível de estresse desencadeia o aumento de cortisol, o que contribui para:

  • a redução do fluxo salivar, criando a condição ideal para a proliferação de bactérias na boca
  • o prejuízo do sistema imunológico
  • a redução da resistência do indivíduo às bactérias bucais, como as causadoras de cáries, placa bacteriana e inflamações gengivais.

O estresse pode levar a pessoa a ter hábitos inadequados de higiene oral e alimentação, o que pode colaborar ainda mais para o surgimento de problemas bucais e dentários. Também pode causar desgaste no esmalte dentário através do bruxismo.

Ansiedade

Outro aspecto emocional que pode ser evidenciado através dos sonhos com dentes caindo é a ansiedade, que nada mais é que apreensão em relação ao futuro.

Um efeito da ansiedade relacionado com os dentes é o bruxismo, um distúrbio que faz a pessoa ranger os dentes durante o sono. Tal distúrbio pode se projetar no sonho, com imagens de dentes caindo ou quebrando.

Fase de mudanças ou acontecimentos inesperados

Sonhar com dentes caindo pode revelar a insegurança e a apreensão do sonhador em relação a mudanças e alterações repentinas em sua vida, como por exemplo:

  • lidar com um novo emprego
  • mudança de cidade
  • alteração de estado civil (casamento ou divórcio)
  • nascimento de filho
  • luto

Depressão

Pessoas que vivem em depressão têm dificuldade de sorrir e dar risada, ou seja, mostrar os dentes. Por analogia, ver-se no sonho com os dentes caindo ou sem dentes, pode refletir depressão do sonhador por guardar mágoas, frustrações e sentir tristeza profunda.

Inclusive, tal significado foi explorado pela animação Divertida Mente, produzida pela Walt Disney, na qual um personagem sonhava com seus dentes caindo em um momento que se sentia muito angustiado.

Maledicência, negatividade e desamparo

No caso de sonhar com  outra(s) pessoa(s) com dentes faltando, caindo ou totalmente sem dentes podem ter vários significados, como:

  • Se for pessoa conhecida, pode denotar que o sonhador alimenta sentimentos negativos, preocupação ou insegurança em relação a ela.
  • Se forem várias pessoas desconhecidas, o sonhador pode estar vivendo um período com muita maledicência, negatividade ou baixo-astral.

Problemas de saúde

Como evidenciado, os dentes têm relação com nossa saúde. Sendo assim, sonhar com dentes caindo, quebrados, estragados ou moles podem indicar falta de autocuidado, de se alimentar direito, repouso adequado, de se exercitar ou, ainda, doenças.

Necessidade de ir ao dentista

O sonho com dentes caindo ou com problemas também pode ser um pedido de socorro do corpo para dar mais atenção à higiene e cuidados com os dentes e também de ir ao dentista.

Falta de confiança

Como já dito, no sentido metafísico, os dentes estão atrelados ao poder de decisão e ação, ou seja, de se posicionar diante da existência. Por isso, sonhar com dentes caindo ou em outras situações precárias, é uma projeção do inconsciente que revela que o sonhador está se sentindo mal consigo mesmo.

Esse estado de falta de confiança pode se manifestar como:

  • indecisão
  • baixa autoestima
  • falta de confiança em si e na vida
  • insatisfação por não conseguir realizar suas necessidades e objetivos

Sonhar de estar no dentista arrancando os dentes

Pode denotar rejeição, fracasso ou livramento de um fardo.

Sonhar que está no dentista arrancando os dentes pode ser uma representação simbólica de que o sonhador está se sentindo rejeitado, negligenciado, fracassado, coagido ou desamparado.

Se o dente que está sendo arrancado no sonho está cariado, pode significar que o sonhador almeja ou até conseguiu se libertar de algum fardo ou situação que o aprisiona.

Esse sonho também pode refletir angústia e tensão do sonhador que precisa ir ao dentista tratar de uma cárie ou de algum outro problema dentário.

Sonhar com dentes novos que nascem

Pode significar o desejo de rejuvenescimento, de força ou despreocupação. Pode significar superação, se no sonho, depois de os dentes caírem, eles renascem.

A visão da ciência sobre sonhar com dentes caindo

Pesquisadores investigaram e perceberam que os sonhos com dentes podem revelar sobre o estado físico e mental da pessoa. Fato que confirma tudo o que foi dito até agora.

Em suma, um problema, seja bucal, dental, fisiológico ou psicológico, pode entrar no mundo dos sonhos e ser um sinal de alerta ou mensagem do inconsciente.

Cada sonho pode estar ligado a uma causa real que se projeta no mundo astral, através de imagens e situações, como no caso dos sonhos com os dentes caindo.

Nesse contexto, a recomendação é que se reflita sobre o sonho, identifique possíveis causas (físicas, psíquicas ou materiais) e padrões negativos (ressentimentos, frustrações e recalques) e busque assumir o que não está te fazendo bem, para identificar o problema e ir em busca da solução.

Para mais conteúdos sobre significados do sonhos, consulte:

O que significa sonhar com cabelo

Elefante: as várias simbologias e significados nos sonhos

Âncora: simbologia histórica e significados nos sonhos e nas tatuagens

Sonhar com dinheiro: conheça os vários significados

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

Sonhar com cachorro: todos os significados possíveis

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

Significado de sonhar com aranhas 

O que Significa Sonhar com Água? Veja Vários Tipos de Sonho

Sonhar com cobra: o que significa?

Sonhar com criança o que significa? Como interpretar o sonho?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...