Sonhar com cachorro: todos os significados


Quem nunca sonhou com um cachorro amável que brincava e lambia, ou com um cão feroz que atacava e mordia? O que será que sonhar com cachorro significa?

Este é um dos sonhos mais comuns, talvez por se tratar de um dos animais mais próximos da gente, a ponto de ser considerado o melhor amigo do homem.

O significado de sonhar com cachorro vai depender das sensações vividas no sonho: se boas ou ruins. Confira cada situação.

O arquétipo do cachorro

O cachorro é arquétipo de amizade, fidelidade, lealdade, companheirismo, harmonia, alegria e afeto.

Apesar de tantos bons adjetivos, se este animal estiver inserido no sonho em circunstâncias desfavoráveis, os significados podem ser diversos, e até opostos ao simbolismo positivo que ele representa.

A interpretação do sonho irá depender se ele causa medo, raiva, alegria ou confiança; se o contexto do sonho é agradável ou angustiante, enfim, a atmosfera em que o cachorro está inserido no sonho.

Para traduzir os significados dos sonhos é necessário estabelecer uma relação entre o sonhador e seu inconsciente. A linguagem dos sonhos é algo muito pessoal e, para interpretá-los, é necessário o sonhador compreender sua relação emocional com o arquétipo que sonhou. O arquétipo do cachorro tem sua representação universal para a humanidade, porém, se expressa de forma individual em cada ser humano.

Seja como for, para facilitar o entendimento do simbolismo do sonho com cachorro, seguem alguns significados de situações mais comuns.

Sonhar com cachorro preto

A cor preta remete ao escuro, ao misterioso, ao luto, à solidão e ao sombrio. Mas sonhar com cachorro preto pode ter várias conotações, de acordo com o contexto.

Por exemplo, se no sonho o cachorro preto estava mordendo ou estava bravo, isso pode representar alguma relação de amizade conturbada, insegura ou em perigo de ruptura.

Em contrapartida, se a presença do cachorro preto no sonho trouxer sensação de segurança, o significado pode estar relacionado à uma amizade sólida, a qual o sonhador tem medo de perder (por luto ou outro motivo).

Sonhar com cachorro branco

O branco é uma cor relacionada à pureza, paz e clareza, porém, em seu lado negativo pode estar associada à sensação de nulidade e vazio. Dessa forma, o significado de sonhar com cachorro branco dependerá das sensações do sonhador e do contexto do sonho.

Se no sonho um cachorro branco atacar o sonhador, isso pode revelar, por exemplo, um medo inconsciente de uma importante amizade se distanciar. Já se for um sonho em que o cachorro branco se aproxima de forma afável e alegre, isso pode significar que o sonhador conta com uma amizade pura e verdadeira, com a qual se sente seguro.

Sonhar com cachorro pequeno ou filhote

Sonhar com cachorro pequeno ou filhote, geralmente, é um bom sinal. Pode significar a felicidade de estar iniciando uma boa amizade, a vontade de renovação de amizades ou desejo de um novo amor. Em sentindo negativo, se no sonho algo ruim acontece com o filhote, isso pode indicar medo ou desconfiança do sonhador com uma nova amizade ou com uma nova relação.

Cachorro alegre e brincando

Caso no sonho os cachorros estejam muitos eufóricos, o significado pode ter um sentido negativo, sinalizando relações conturbadas.

Em aspecto positivo, cachorros alegres podem indicar momentos bons marcados por acontecimentos afortunados com amigos.

Sonhar com cachorro que morreu

Quando o sonhador sonha com um cachorro seu, que já faleceu, isso pode simplesmente significar saudade, seja com relação ao próprio cachorro ou com relação a amigos ou relações que se foram ou que acabaram.

Sonhar com cachorro grande

Sonhar de estar na companhia de um cachorro grande, que pareça ser protetor, forte e fiel, pode traduzir o sentimento de ter amizades sólidas e seguras ou desejo de segurança. Ao contrário, se o cachorro grande for ameaçador, o significado pode ser medo de “brigar com cachorro grande”, ou seja, com gente importante.

Sonhar com cachorro mordendo ou atacando

Sonhar de estar sendo atacado ou mordido por um cão feroz, pode denotar medo ou receio de inimizades, perda de influência, desarmonias ou humilhações sofridas nas relações.

Sonhar com briga entre cães

Sonhar com cães brigando pode representar discórdias ou desentendimentos entre amigos ou entre pessoas próximas do sonhador.

Sonhar de estar alimentando um cachorro

Pode significar o investimento do sonhador em uma amizade ou a preocupação de não estar se dedicando o suficiente naquilo que gosta (seja amizade, trabalho ou outras relações).

Sonhar com cachorro bravo

Pode representar medo ou receio de alguém da relação do sonhador estar ou ficar bravo com alguma atitude.

Sonhar com cachorro caramelo

A cor representa doçura pelo próprio nome. Sonhar com cachorro na cor caramelo pode representar relações de amor sincero ou desejo de relações afetivas doces.

Significado espiritual de sonhar com cachorro

Para os místicos, para os que acreditam que os sonhos possam trazer alguma mensagem do além (da espiritualidade ou de Deus), é interessante saber que, no xamanismo, o cachorro é um dos animais de poder.

Isso significa que na crença xamânica, os animais são mestres ou guias espirituais que fazem a ponte entre a matéria e o espírito.

O cachorro representa lealdade, pureza, sinceridade, honestidade e espírito protetor. Nesse sentido, o sonho poderia ser um aviso de que o sonhador está sendo protegido ou precise de proteção.

Também pode ser um aviso de que é preciso se empenhar em servir melhor os amigos, as pessoas, ser mais leal consigo e com os outros, honrar a amizade e a fidelidade. ⠀

Saiba mais:

Interpretação pessoal

Esses são alguns dos diversos significados que um sonho com cachorros pode ter. Tudo depende da relação do sonhador com esse animal, do seu estado interno e do contexto do sonho.

Para traduzir a linguagem onírica, é imprescindível que a pessoa busque através da auto-observação reconhecer a sua sensação no sonho, tentando relacionar estes sentimentos com os acontecimentos de sua vida.

Segundo Carl Jung, tanto o inconsciente coletivo quanto o pessoal, se revelam através de símbolos (arquétipos) que transportam mensagens do mundo do inconsciente.

A interpretação desses arquétipos ajuda a melhorar o entendimento de nossas atitudes inconscientes, pois cada figura que aparece em um sonho, pode apontar um aspecto psicológico do sonhador.

E então como você interpretou o seu sonho com cachorro?

Talvez te interesse ler também:

O que significa sonhar com gato

Sonhos com banheiro: o que eles significam?

Significado de sonhar com rato (não apenas doença e traição)




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...