Como descobrir o seu Espírito Animal (Totem ou Animal de Poder)


Assim como alguns acreditam em anjos da guarda, guias, mentores, santos, etc, há quem acredite em Totens, Espírito Animal ou Animais de Poder. Do que se trata?

A crença de que animais (plantas ou objetos) possam simbolizar nossos antepassados e nos servir de proteção espiritual, vem de algumas tribos, famílias, clãs ou povos tradicionais. Totemismo é o nome da religião que cultua totens. Mas aqui vamos falar especificamente dos totem animais, também chamados de Espírito Animal ou Animais de Poder.

Qual é a diferença entre Totem e Animal de Poder?

Totem seria o seu Espírito Animal (quem você é) e Animal de Poder, o seu Guia Espiritual (que aparece, ou que você chama, quando precisa de força, apoio, inspiração ou orientação).

Em algumas tradições indígenas, os animais teriam o poder de nos proteger e de nos guiar em determinados momentos de nossas vidas, através da simbologia deles. Podemos ter um ou vários Animais de Poder de acordo com as situações vividas.

Também existe a hipótese de que nossos guias espirituais incorporem nos animais, fazendo com que através destes, possam se comunicar conosco.

Seja como for, como a maioria de nós adora os animais, por que não confiar ao espírito destes seres inocentes, cheios de pureza e instinto de sobrevivência, os ensinamentos de simplicidade e amor que muitas vezes precisamos para viver melhor?

Como descobrir qual é o seu Espírito Animal?

Veja algumas opções!

©Activedia/Pixabay

O seu animal preferido

Provavelmente, o seu animal preferido revela muito sobre você, sobre a sua personalidade e pode ser mais que um animal, pode ser seu guia. Conheça os significados dos animais para extrair os ensinamentos deles para sua vida, através de sua simbologia. Em nosso site temos muitos sconteúdos sobre os significados dos animais.

Animais que aparecem para você

Alguns animais estão aparecendo recorrentemente em sua vida? Pode ser em casa, nos sonhos, em imagens de filmes, publicidade, etc. Se um animal em específico estiver aparecendo do nada e com frequência, ele pode estar te mandando um sinal. Descubra o significado desse animal e desvende o recado!

Os sonhos revelam

Nossos sonhos estão intimamente ligados à nossa vida desperta, assim como ao nosso inconsciente. De fato, os sonhos são uma ponte entre estes dois mundos. Então, toda vez que você sonhar com um animal, anote o sonho e busque pelo seu significado.

Em nosso site também temos muitos artigos sobre o significado dos sonhos com animais.

Alguns exemplos:

Meditação com os animais

Se você estiver passando por um momento difícil e quiser receber o conselho de um animal, medite. Tire um tempo para você, sente-se, feche os olhos, ouça a própria respiração e deixe sua mente vaguear por imagens de animais. Anote o animal que prontamente aparecer em sua meditação, assim como os mais insistentes em aparecer, pois pode ser mais que um.

Faça um teste

Você pode fazer testes na internet. Vários sites disponibilizam, mas nem sempre estes testes funcionam. Talvez seja melhor buscar a resposta em si mesmo.

Oráculo do Espírito dos Animais

É uma coleção de cartas tipo Tarot que traz a simbologia dos animais e pode te ajudar a descobrir as lições do dia, ou aconselhamentos para uma dúvida, através do significado dos animais.

O que fazer uma vez descoberto o teu Espírito Animal

Cabe ressaltar que o Espírito Animal não é necessariamente um guia para toda a vida, embora também possa ser. Mas, uma vez que você for tocado por um animal espiritual – seja interagindo com ele na vida real, vendo-o recorrentemente em  fotos, sonhos ou ouvindo alguém falar sobre ele – você pode estudar sobre o seu comportamento, suas qualidades, pontos fortes e fracos.

Você também pode carregar uma imagem do seu animal como amuleto, para sempre se lembrar de estar sendo guiado e apoiado pelas qualidades únicas deste animal.

Em nosso site temos muitos textos sobre o significado dos animais. Mas se estiver com preguiça de procurar, deixe seu comentário que responderemos sobre as qualidades e os ensinamentos do teu animal espiritual.

Alguns animais também podem ser usados como guias para conseguirmos superar desafios específicos. Por exemplo, a águia para ter visão clara e objetiva, a tartaruga para ter paciência, os peixes para atrair abundância e por aí vai….

Os animais são sábios conselheiros!

Fontes:

  1. What is my Spirit Animal
  2. mindbodygreen

Talvez te interesse ler também:

Insetos e seus significados espirituais

O que é xamanismo? Tudo o que você procura saber!

Simbologias e Significados Espirituais do Coelho (o animal de 2023)

Leão: simbologias e significados espirituais e da tatuagem

Símbolos de Proteção: veja exemplos e como usá-los

Símbolos e significados do gato: misticismo e lições de vida




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...