A Simbologia e os Ensinamentos da Águia, um Exemplo de Transformação!


A águia é uma admirável ave, com seu jeito majestoso e comportamento altivo, ela nos traz muitos significados e ensinamentos. E é isso o que será mostrado neste conteúdo.

A águia na História

Desde milhares de anos, a águia figura nas culturas e religiões de povos antigos, tais como:

  • No Egito Antigo, a águia era símbolo da Eternidade e sua imagem aparecia em emblemas reais usados pelos faraós como símbolo de poder.
  • Na Maçonaria é o símbolo de transcendência e força espiritual.
  • Para os hindus, foi a águia quem trouxe a bebida sacramental “Soma”, utilizada nos seus rituais e cerimônias religiosas.
  • Na mitologia escandinava está associada ao deus Odin.
  • O deus grego Zeus é simbolizado por uma águia.
  • Na cultura celta é símbolo de renascimento e renovação.
  • Na Roma Antiga, a águia era o símbolo utilizado pelo General Julio Cesar.
  • No cristianismo, a águia é símbolo celestial e de comunicação com o divino, citada em várias passagens bíblicas.
  • Na alquimia é o símbolo da transformação.
  • No Império Bizantino, a águia bícefala (duas cabeças) era símbolo do duplo poder do imperador, que era ao mesmo tempo representante político e religioso.
  • Na Civilização Asteca, a águia era um símbolo divino e sua representação figurava nas cerimônias religiosas desse povo e como herança histórica e cultural, a bandeira do México tem uma águia.
  • Para o Xamanismo a águia é a guardiã do Leste, onde tudo se origina e representa a ligação do Divino com o terrestre.
  • Os nativos americanos cultuam a Grande Águia Dourada, que tem o poder do Grande Espírito, representando a conexão e equilíbrio do reino espiritual com o reino físico.
  • Na Rússia Imperial, águia bícefala representava o poder absoluto dos czares.
  • Na Alemanha monárquica, a águia foi utilizada como símbolos de muitos príncipes e o principal símbolo da reunificação alemã do século XIX.

Significados e simbolismos da águia

A águia por sua soberania, beleza, coragem, força e imponência é venerada como símbolos místico e religioso.

A imagem da águia é utilizada como símbolo de poder e autoridade em muitas culturas, sendo representação de nobreza, majestade, liberdade, agilidade e outras virtudes.

A imagem da águia está associada à liderança, elevação, determinação, superação e vitória.

Hoje em dia, nos mundos dos negócios e empreendimentos, usa-se muito a expressão “visão de águia” representando pessoas visionárias e que enxergam além e conseguem avançar, superar limites e chegar ao topo.

E, de fato, um dos poucos animais que enxergam mais e melhor que o homem, é justamente a águia e outras aves de rapina.

Leia mais: COMO OS ANIMAIS NOS VEEM?

Muitas mensagens motivacionais utilizam o exemplo da águia para estimular as pessoas a se superarem e resgatarem a autoconfiança.

O exemplo da águia como símbolo de transformação

aguia 2

A águia vive por volta de setenta anos. Quando chega aos 40 anos de idade, seu bico e suas unhas ficam enfraquecidos e gastos. Suas penas tornam-se muito grossas e pesadas com a sujeira acumulada nos anos, dificultando-lhe o voo. Mas, para não sucumbir, ela precisa tomar uma decisão: deixar as coisas como estão e morrer, ou enfrentar a dor da mudança e seguir renovada.

Ela prefere se renovar e voa até uma fenda de um penhasco, próxima à um paredão, fazendo um ninho onde possa se proteger de outros predadores

Nesse retiro, ela inicia um verdadeiro ritual de renascimento. Primeiro, bate o velho bico nas pedras até arrancá-lo e espera, pacientemente, que nasça um novo. Depois, arranca com o novo bico, as unhas, uma a uma.

Quando surgem as novas unhas, as usa juntamente com o bico novo, para arrancar as penas velhas e endurecidas de seu corpo.

Renovada e mais revigorada, sai mais livre para sua nova etapa de vida!

O arquétipo da águia

Segundo a página Facebook “O Poder dos Arquétipos“, a águia é um dos mais poderosos arquétipos que existem, com grande poder de superação e transformação para aqueles que quiserem sair das suas zonas de conforto.

Basta pensar que este é o arquétipo de grandes líderes e de grandes nações como os EUA, que têm a águia como símbolo.

Quem quiser usar o arquétipo da águia, mentalizando-a durante a meditação, ou usando sua figura como amuleto, em tatuagem, etc, deve estar preparado para sua grande energia transformadora.

A águia promete trazer prazer e motivação para a vida, ajudando a superar qualquer desafio que a pessoa estiver passando e queira vencer. A águia traz prosperidade e abundância através do autoconhecimento e sabedoria elevada sobre si mesmo, ajudando a pessoa a dar um salto de consciência, se ela assim o quiser.

Acredita-se que o impacto desse arquétipo seja muito grande para quem quiser fazer uso dele. Por isso, a recomendação é  usá-lo com cautela, e de preferência de maneira reservada (ou seja, não exposta ao público).

A águia no tarô

Muitos animais aparecem em cartas de tarô, estando a representatividade da águia sempre relacionada ao sentido espiritual elevado.

No Tarô Alquímico, o imperador aparece com um águia a seu lado como guia espiritual.

No Tarot tradicional de Marselha, tanto o imperador como a imperatriz trazem consigo o simbolo da águia em seus escudos, indicando a presença do espirito santo no império deles.

©Jean Dodal/Wikipedia

No tarô xamânico, a águia é a carta número 1, e representa o próprio Grande Espírito, a conexão da Terra com o Divino. Voando alto, acima das nuvens, sua visão ampla lembra a visão espiritual que vai muito além da Terra. Esta ave tem uma ligação muito forte com os xamãs porque acredita-se que o primeiro xamã seria filho de uma águia com uma mulher.

Quando esta carta aparece invertida, ela representa o esquecimento do grande poder espiritual da vida, a ligação de cada um com o todo e a necessidade de conexão com este poder divino: voar alto, enxergar com amplitude o grande significado da existência.

A águia também está presente na carta O Mundo, que representa o término de um ciclo, a conclusão, a integração e a expansão.

Os ensinamentos da águia

Da sábia águia podemos extrair várias lições. Seguem algumas delas:

Lição 1

A águia é independente e confiante, não tem medo de voar sozinha, de encarar grandes alturas e mudanças.

Lição 2

Ela observa com atenção olhando à distância para ter uma melhor visão do todo, visando o reconhecimento do meio, no qual está inserida.

Lição 3

A águia enfrenta a tempestade para chegar onde almeja.

Lição 4

A águia mãe ensina seu filhote a voar, empurrando-o do ninho, ou seja, ela ensina ele a ser forte e confiante e não mimado e super protegido.

Lição 5

Essa ave ao envelhecer arranca as próprias penas, unhas e bico e nos dá o exemplo da renovação. A águia nos inspira a nos desfazer do que não serve mais e está ultrapassado, nos mantendo estagnados e presos em condicionamentos limitantes.

Lição 6

A força de cada um está dentro de si mesmo, e não no exterior, quando se acredita em uma conexão espiritual maior.

A Renovação da Águia

Neste vídeo, narrado por Julio Cesar Sousa, é descrito o processo de renovação da águia:

A águia aos 40 anos enfrenta a decrepitude de seu corpo, com suas penas grossas, que fazem suas asas ficarem pesadas; bico encurvados pela idade, não mais pontiagudos como quando era jovem; garras muito compridas e flexíveis, não duras e fortes como antes.

Para se renovar ela se recolhe solitária, ao alto de uma montanha, e passa por um período doloroso de grande transformação.

Após um processo de renovação de 150 dias, ela sai do retiro, voando mais leve e alçando alturas maiores.

Reflexão sobre o exemplo da águia

A águia te inspirou?

O que você está precisando renovar em sua vida, como no exemplo da águia?

Que lição da águia você está precisando usar para avançar?

Já parou para pensar nisso?

Boa reflexão!

Se gostou deste post, talvez te interesse ler também:

OS ENSINAMENTOS E A SIMBOLOGIA DA CORUJA

A VIDA DA ARANHA: COMO SÃO E SE REPRODUZEM. ESPÉCIES E SIMBOLOGIA

ELEFANTE: AS VÁRIAS SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADO NOS SONHOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 5 comentários

  1. Suya
    Publicado em 07/02/2021 às 3:51 pm [+]

    Essa águia me deu força quando eu separei, foi ela que me deu força…
    Uma música que fala sobrevivi Sarah Freitas…


  2. Sueli
    Publicado em 09/04/2021 às 10:02 pm [+]

    Maravilhoso o artigo, completo e coerente.
    Obrigada


  3. Daia Florios
    Publicado em 12/04/2021 às 7:11 am [+]

    <3


  4. Olga Claussen
    Publicado em 07/05/2021 às 6:23 pm [+]

    A águia sempre foi uma inspiração para mim . A reportagem está muito.boa.


  5. Daia Florios
    Publicado em 08/05/2021 às 11:20 am [+]

    Agradecemos de <3 A águia é um símbolo de muita força mesmo! Que bom que gostou <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...