Como os animais nos veem?


Para os predadores, um rebanho de zebras que se move é apenas um aglomerado de faixas alternadas; para o peixinho dourado da casa somos pessoas de aparência bastante embaçada, mas é um problema se cairmos na mira do olhar atento de uma ave de rapina. Na natureza existem mil e um modos de ver objetos e ambientes: nós, seres humanos, percebemos tudo de uma maneira muito mais nítida do que a maioria dos outros animais. Mas como as outras espécies veem?

Respondem os pesquisadores da Duke University, nos Estados Unidos, cujo trabalho fora publicado na revista Trends in Ecology & Evolution onde eles compararam a acuidade visual de mamíferos, pássaros e insetos de mais de 600 espécies.

Através de algumas imagens retocadas com um software especial, calibrado precisamente na acuidade visual dos diferentes animais, eles puderam mostrar o nível de detalhes e descobrir que o olho humano é muito preciso: é superado apenas pela visão de aves de rapina, é do mesmo nível dos primatas, é até sete vezes mais agudo do que a visão de cães e gatos, sendo até 100 vezes mais preciso que os olhos dos ratos e mosquitos.

Na pesquisa, Eleanor Caves, pesquisadora da Duke University, explica a capacidade de perceber detalhes nos insetos, peixes, mamíferos e aves, aprofundando-se em estudos comportamentais anteriores ou na anatomia do olho de vários animais.

olhar borboleta

Borboleta vista por um olho humano e pelo olho de uma outra borboleta

A acuidade visual foi avaliada em termos de ciclos por grau, ou seja, quantos grupos de bandas escuras ou claras no mesmo grau de campo visual uma espécie é capaz de perceber, antes que a cena se torne “cinza”. O que surgiu é que muitas espécies na natureza veem o que está em torno, com uma resolução menor que a nossa. A acuidade visual humana é de fato comparável apenas à dos chimpanzés, enquanto é reduzida em comparação com algumas poucas outras espécies (corresponde a cerca de 60 ciclos por grau). Existem algumas aves de rapina (águias, corvos, abutres), que podem atingir 140 ciclos por grau.

Como se vê o mosquito zunindo à nossa volta? Veja abaixo um bom diagrama que mostra o grau de visualização de 6 animais (incluindo a raça humana):

Interessante!

acuidade visual

Talvez te interesse ler também:

A VIDA DA ARANHA: COMO SÃO E SE REPRODUZEM. ESPÉCIES E SIMBOLOGIA

O GATO E SUA MAESTRIA, COM SEUS MISTÉRIOS E SABEDORIA

OS BABUÍNOS QUE USAM UM BARRIL PARA FUGIR DE UM CENTRO DE PESQUISA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...