A profunda simbologia dos peixes e seus diversos significados 


Desde tempos remotos, os peixes trazem múltiplos simbolismos, ainda mais por estarem associados ao elemento água.

Neste conteúdo, serão revelados estes simbolismos que encerram vários significados, sejam no âmbito espiritual, psicológico ou cultural.

Simbolismos dos peixes

Observando uma cena no fundo do mar, é possível perceber que os peixes são criaturas plácidas, atentas e que vivem de forma mais neutra, sem comportamentos extremos (com poucas exceções).

Por outro lado, eles vivem na água, cujo simbolismo está atrelado ao conhecimento profundo, às emoções, à espiritualidade, ao inconsciente, à purificação interna e à cura.

Nesse contexto, o simbolismo dos peixes está vinculado a aspectos da existência humana associados ao:

  • conhecimento superior
  • aprofundamento espiritual,
  • equilíbrio das emoções
  • desvendar do inconsciente

Porque vivem nas águas, estas criaturas possuem profundezas simbologias em várias culturas.

Os significados dos peixes em cada cultura

Veja os diversos símbolos dos peixes com seus vários significados, em diferentes cultura:

Cultura Egípcia

No antigo Egito, os peixes eram vistos como símbolo de fertilidade e proteção, estando associados ao poder da criação.

Budismo

No budismo os peixes aparecem representando um dos 8 Símbolos do Buda Iluminado.

Nessa representação, este símbolo traz 2 peixes dourados, cujo significado está relacionado à liberdade, felicidade, fecundidade espiritual, plenitude e ao caminho espiritual e o sagrado.

Fonte imagem: Taiairt

Hinduísmo

No hinduísmo, o peixe representa Matsya, o primeiro avatar do deus Vishnu, simbolizado por um ser que tem a parte superior de homem e a inferior de peixe.

O deus Vishnu assumiu a metade de sua forma como peixe para salvar as escrituras sagradas dos Vedas, antes que o demônio pudesse pegá-las, conseguindo assim preservar esse conhecimento superior e salvando a Criação da destruição.

Fonte imagem: Wikipédia

Judaísmo

Para os judeus, os peixes são tidos como símbolo auspicioso de fecundidade e sorte.

Povo nativo americano

Várias tribos nativas americanas associam os peixes à cura, saúde, prosperidade e fertilidade.

Cultura Chinesa

Os chineses têm no peixe um dos símbolos mais importantes, relacionado à riqueza, abundância, fertilidade, devoção, determinação e união.

Cultura Japonesa

O povo japonês vê o peixe como simbolismo de felicidade, liberdade e longevidade.

Povo Celta

Na cultura celta, os peixes estavam ligados à fertilidade, vitalidade, sabedoria, conhecimento e percepção.

Religião Cristã

No Cristianismo, o peixe é um símbolo do conhecimento da verdade, da expansão espiritual e da fraternidade.

Sonhar com peixes o que significa

Todo sonho é uma forma do inconsciente extravasar as impressões e emoções guardadas nele. Por isso, os sonhos podem revelar aspectos ocultos que poderiam passar despercebidos.

Dessa forma, entender o simbolismo dos peixes nos ajuda a trazer à tona aspectos do nosso inconsciente, quando sonhamos com esse animal.

Seguem alguns possíveis significados do arquétipo dos peixes nos sonhos:

Ver peixes nadando

Se a sensação no sonho for boa, o sonho pode revelar bem-estar e sensação de realização, principalmente nos campos emocional e financeiro, que o sonhador esteja vivendo. Isso porque a água representa as emoções e os peixes representam sorte, realizações e riquezas

Ver peixes mortos

Ver peixes mortos pode indicar que o sonhador esteva vivendo um período de falta de esperança, dificuldades financeiras, problemas de saúde e desânimo.

Peixes nadando em água suja

Pode ser um sinal de que a mente do sonhador está poluída com vários pensamentos negativos ou de que o sonhador esteja passando por maus momentos, vivenciando emoções conturbadas ou até algum distúrbio orgânico.

A água representa as emoções, portanto, nos sonhos com peixes, interprete também a água: se limpa e transparente, as emoções são boas, se turvas e sujas, as emoções estão conturbadas.

Nadar com os peixes

O sonhador provavelmente está vivendo um momento de bem-aventurança, liberdade, dinamismo, realização pessoal e se sentindo leve com tudo isso. principalmente nos campos emocionais, afetivos (representados pelas águas) e financeiro (representado pelos peixes).

Ver peixes saltando para fora da água

Ver peixes entrando e saindo da água pode indicar que o sonhador está inquieto, preocupado e ansioso com situações que esteja enfrentando. Pode indicar desejo do sonhador de saltar fora de alguma emoção (a água) ou medo de perdas financeiras (os peixes).

Sonhar com peixes grandes

Os sonhos com peixes grandes podem refletir grande entusiasmo do sonhador frente às experiências gratificantes que está a vivenciar, bem como um período de grande ambição em sua vida.

Ver muitos peixes pequenos e coloridos

Sonhar com muito peixes pequenos e de várias cores pode ser sinal que o sonhador está apreciando mais a vida simples e valorizando cada momento por mais singelo ou corriqueiro que seja. Enfim, ele não precisa de muito para se sentir alegre e grato, pois entende que a riqueza da vida é feita de pequenas e coloridas situações.

O peixe no Xamanismo

Aqueles que têm o peixe como totem ou se relacionam com a força espiritual dos peixes, em alguma fase de suas vidas, precisam seguir se aprofundando em cada experiência para desenvolver suas faculdades psíquicas e utilizarem a sabedoria em prol de si e do bem-comum.

O peixe espiritual está ligado à cura emocional, ao fortalecimento da intuição e à transcendência da matéria, através do equilíbrio e despertar espiritual.

O arquétipo do peixe na Psicologia

Os arquétipos da Psicologia são símbolos que revelam aspectos da psique humana.

Um dos investigadores dos arquétipos foi o psiquiatra e psicoterapeuta Jung, que os utilizou para ampliar a compreensão da psique humana.

Uma das formas de decifrar os arquétipos é através das preferências e identificações da pessoas.

Pessoas que gostam e se identificam com peixes tendem a se revelar sonhadoras, muito sensíveis, captam com facilidade movimentos e intenções sutis de outras pessoas. Por isso, quando percebem algo errado, podem ser fugazes e escorregadias e, temendo serem “iscadas”, saem da situação, nadando em outra direção.

Leia mais:

Signo de Peixes

No Zodíaco Ocidental, as pessoas do signo de Peixes têm a predisposição de serem mutáveis, instáveis e mediúnicas.

Carregam certa ingenuidade, o que pode torná-la presas fáceis de iscas atiradas com palavras doces e mal intencionadas.

O desafio dos peixes é tirar sabedoria dos dois mundos: o terreno e o espiritual.

O signo de Peixes às vezes é representado por dois peixes, um que nada pra cima, e outro que nada para baixo. Esse é um dos desafios desse signo: nadar sempre pra cima!

Quando ele encontrar esse equilíbrio poderá desenvolver seu potencial espiritual e ser um humano mais realizado e consciente de sua faculdades extra sensoriais.

Os peixes no Baralho Cigano

A carta 34 do Baralho Cigano é representada com a simbologia do peixe e, quando em uma tiragem essa carta sai em uma posição normal, ela tem um significado positivo associado à realidade promissora, sucesso, dinheiro, satisfação pessoal e bons empreendimentos.

Em contrapartida, se em uma consulta sair de forma invertida ou mal posicionada no jogo, ela pode revelar contrariedades, dificuldades, perdas, danos e prejuízos.

Fonte imagem: iquilibrio

A carta dos peixes também remete à emoção, intuição, psique, alma e aconselha que se busque reconhecer as emoções para desenvolver a intuição, a percepção e a consciência.

Tatuagem de peixe

Pessoas que optam pela tatuagem de um ou mais peixes, tendem a ser delicadas, intuitivas, curiosas, inconstantes, sonhadoras, impressionáveis, espiritualizadas, agitadas, livres, se identificam com o elemento água e com as criaturas aquáticas. Por isso, transferem para a tatuagem tudo que sentem, mesmo que de forma inconsciente.

Aprendendo com os peixes

Se porventura símbolos, desenhos de peixes, ou o próprio animal, venham  aparecendo insistentemente para você, seja em cartazes, imagens na Internet, em pensamentos, sonhos ou conversas, talvez isso possa estar sinalizando que você tem algo a aprender com este ser aquático.

Os peixes ensinam profundidade, sensibilidade, espiritualidade e conexão com o ambiente em que se vive. Também representam prosperidade e abundância. Talvez seja hora de se aprofundar nos próprios sentimentos para entender os princípios ligados à prosperidade.

Os peixes estão sempre em movimento e vivem mais despertos do que adormecidos, por isso, a lição espiritual que estes seres nos passam é para enfrentarmos as mudanças, fluindo com as águas da vida.

Eles nos ensinam que, para aproveitar estes movimentos, é necessário estar sempre alerta e vigilante, mas ao mesmo tempo, sereno e receptivo às oportunidades.

O lembrete que os peixes dão é:

A vida é um grande oceano e para vivê-la, de fato, precisamos nos aprofundar em suas águas, a fim de ter contato com o eterno em nós.

Para mais conteúdos sobre simbologias e seus significados, confira:

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

Golfinho: Símbolo de Conexão, Comunicação Elevada e Espiritualidade

Significados e simbologias da Andorinha

Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

Por que o Escaravelho é considerado Sagrado? Conheça seu Simbolismo 




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...