A origem do Baralho Cigano. Como ele pode nos ajudar em nosso cotidiano

A origem do Baralho Cigano. Como ele pode nos ajudar em nosso cotidiano

O Baralho Cigano deriva do tradicional Tarô de Marselha de 78 cartas e é conhecido como Baralho Cigano ou Tarô de Lenormand. O Baralho Cigano é composto por 36 cartas.

A origem deste oráculo vem do povo cigano que ao tomar conhecimento das cartas do Tarô de Marselha, sentiram um grande fascínio pelo oráculo e passaram a utilizá-lo, além de outra prática mística que já realizavam que era a leitura de mãos.

Anne Marrie Adelaide Lenormand, cigana, astróloga e cartomante muito conhecida na Europa criou o Baralho Cigano Lenormand, a partir do Tarô de Marselha, fazendo algumas alterações e gerando um Tarô adaptado à cultura cigana, modificando a quantidade de cartas e as figuras contidas nelas e atribuindo imagens comuns ao cotidiano e realidade do povo cigano, para facilitar a leitura e interpretação.

Como nômades que eram, os ciganos acabaram por difundir o Baralho Cigano no mundo inteiro, atraindo várias pessoas pela prática da Quiromancia (leitura das mãos) e consulta e interpretação do Baralho Cigano.

Para saber mais sobre esse oráculo confiram as informações que vêm a seguir:

{index}

História da Atlântida

Existe uma lenda que associa as cartas do Baralho Cigano com a antiga civilização de Atlântida, sendo uma das pistas do grande conhecimento deste povo. Conta-se que sábios da Atlântida previram que esta civilização iria desaparecer, mas para que seu conhecimento não desaparecesse, eles resolveram viajar até o Egito.

Chegando nas terras egípcias, entregaram aos sacerdotes egípcios todo o ensinamentos que possuíam. Os egípcios se sentiram gratificados em poder receber tamanha sabedoria, porém também sentiram que a propagação de profundo conhecimento poderia despertar disputas e rivalidades de outros povos e civilizações, representando uma ameaça para sua cultura. Por isso decidiram manter esse conhecimento restrito e hermético somente para aqueles que estavam mais habilitados e preparados para recebê-lo.

Com a disputas territoriais dos impérios da Antiguidade, o Egito passou a enfrentar a ameaça de invasões de outros povos. A saída que encontraram para preservar a cultura de Atlântida, foi a de gravar em lâminas de ferro símbolos com certos significados e ensinamentos.

Depois de muito tempo passado, tomou-se conhecimento de que tais símbolos representam a relação entre a humanidade e o Espiritual.

Dessas lâminas derivaram respectivamente o Tarô de Marselha e o Baralho Cigano.

Como o Baralho Cigano pode nos ajudar?

O Baralho Cigano nos ajuda a encontrar respostas e sinalizações que nos direcionarão para o autoconhecimento e melhor compreensão de nossa realidade.

Em momentos que estamos confusos e nos sentindo limitados, este Oráculo revela, através das cartas, os pontos e as questões que trazem maior clareza da situação. Este oráculo pode nos proporcionar uma maior visão em áreas como: dinheiro, finanças, estudos, trabalho, carreira, família, passado e relacionamentos.

Diferença do Baralho Cigano comparando com o Tarô de Marselha

O Baralho Cigano difere nos seguintes aspectos do Tarô de Marselha:

  • Número de cartas: O Baralho Cigano possui 36 cartas enquanto o Tarô de Marselha tem 78
  • As ilustrações do Baralho Cigano refletem mais a vida terrena
  • A leitura e interpretação do Baralho Ciganos são mais diretas e assertivas
  • No Baralho Cigano não há símbolos relacionados com o Divino como nas cartas do Tarô de Marselha
  • As orientações estão muito mais ligadas às atitudes do homem para com a natureza, os outros e o cotidiano em geral.

Significado de cada carta do Baralho Cigano

Segue de forma sintetizada o significado de cada símbolo do Baralho Cigano:

O Cavaleiro

Movimento e realização de objetivos, boa sorte, busca de sabedoria, capacidade de mudar o rumo das coisas para melhor.

O Trevo ou Os Obstáculos

Dificuldades, desafios, desorientação, alerta, interrupções, atrasos, problemas passageiros e necessidade de superação.

O Navio

Novos rumos e horizontes, mudanças internas e/ou externas, viagens, partidas, bons negócios, transformações, necessidade de ser receptivo às novas situações.

A Casa

Equilíbrio pessoal, solidez, estrutura, família, nosso corpo ou estrutura interior.

A Árvore

Progresso, fertilidade, vitalidade, crescimento, sorte, abundância, força, saúde, projetos futuros. A árvore nos lembra que é preciso plantar sementes para se colher os frutos.

As Nuvens

Instabilidade emocional, perdas financeiras, confusão, indecisão, precipitação e dificuldade de enxergar as situações com clareza.

A Cobra ou A Serpente

Traição, inveja, discórdia, desarmonia, pessoas venenosas e alerta para tomar cuidado com falsidade. A cobra alerta para situações que podem nos levar a receber um bote, por nosso descuido e falta de percepção em lidar com situações ou confiar nas pessoas erradas.

O Caixão

Ciclo contínuo de vida e morte, renascimento, renovação, o fim para um novo recomeço.

As Flores ou O Buquê

Alegria profunda e transbordante, felicidade, fraternidade, união entre as pessoas, realização dos sonhos e um estado de espírito feliz, as flores trazem beleza para nossas vidas.

A Foice

Cortes bruscos, rompimento, separação, ponto final, desprendimento, necessidade de cortar aquilo que está ultrapassado. No aspecto profissional significa demissão.

O Chicote

Força, liderança, energia, justiça, disputas e aborrecimentos. Há necessidade de ação para atingir oque se almeja.

Os Pássaros

Romantismo, alegrias, os pássaros nos dão a lição de que o verdadeiro sentido da vida está na simplicidade e liberdade.

A Criança

Espontaneidade, autenticidade, pureza, inocência, se refere à nossa criança interior e à nossa abertura diante da vida e do novo. Tem também relação com a infância, crianças e filhos.

A Raposa

Complicações, armadilhas da vida e problemas inconscientes relacionados com a sombra de cada pessoa.

O Urso

Falsidade, maternidade, reclusão, tristeza, sexualidade ou proteção de amigos. Esta carta tem vários sentidos, tanto positivos como negativos.

A estrela

Iluminação, anjo da guarda, sorte, intuição, brilho pessoal, superação de obstáculos e a realização dos sonhos. A estrela reflete o espiritual e a nossa luz interna.

A Cegonha

Uma nova fase com novos caminhos, objetivos e oportunidades.

O Cachorro

O consulente pode contar e confiar em um grande aliado e ter uma relação de confiança, o cachorro é símbolo de fiel amizade.

A Torre

Isolamento para interiorização, afastamento voluntário para meditar e refletir, pode significar também elevação espiritual.

O Jardim

Encontro entre amigos, namoros, conversas, trabalhos, lugares, integração com os outros, redes sociais e a relação com a sociedade. A jardim remete a diversidade.

A Montanha

Justiça, desafio que exige equilíbrio, força, perseverança e muita vontade, representa esforço e empenho em uma longa caminhada.

O Caminho

Caminhos abertos e livres de obstáculos, indica avanço na vida.

O Rato

Perda de energia, desgastes físicos, mentais e emocionais, prejuízo financeiro, estresse, vícios, tendência à depressão, vazio interior, lar com ambiente pesado, pensamentos negativos e obsessivos.

Coração

Amor, afetividade, compaixão, solidariedade, indica sentimentos positivos, entusiasmo e romantismo.

O Anel

União duradoura, parcerias comerciais e afetivas, casamento, associações e acordos, pessoas que estabelecem uma aliança, que pode ser afetiva, profissional, de amizade, espiritual ou conjugal. O anel representa união de objetivos e força.

Os Livros

Aprimoramento, busca por sabedoria, estudos, conhecimento e reflexão, pode significar a necessidade de se guardar um segredo, ser discreto ou necessidade de se calar.

A Carta

Manter sigilo, existência de algo que precisa se tratado de forma confidencial.

O Cigano

Representa o homem na vida do indivíduo, seja ele próprio, o pai, o filho, o marido, o namorado ou o amigo.

A Cigana

A mulher, feminilidade, jovialidade, intuição e mistérios ligados ao universo feminino.

Os Lírios

Paz interior, pureza, tranquilidade, bondade, alegria divina e felicidade.

O Sol

Dinheiro, riqueza, prosperidade, crescimento, luz, energia positiva, expansão e força criativa. O Sol ressalta que quanto mais liberamos nossa Luz mais ela irradia em nossa existência, com prosperidade e abundãncia.

A Lua

Intuição, o feminino, angústias, medos contidos, dúvidas, inconsciente, mundo interior e forças ocultas. A Lua tem relação com nossa sensibilidade.

A Chave

Solução, livre-arbítrio, pode representar a abertura ou o fechamento de um ciclo.

O Peixe

Riqueza, prosperidade, dinheiro, satisfação pessoal, ganho material, bons negócios, rentabilidade e lucro.

A Âncora

Segurança, felicidade, estabilidade, autoconfiança e êxito. A âncora revela firmeza para lidar com situações e desafios.

A Cruz

Vitória, triunfo, objetivos alcançados e atingidos, a partir da dedicação e sacrifício.

Taróloga Uyara Ara fala sobre a utilização e a finalidade do Baralho Cigano

Neste vídeo a taróloga Uyara Ara explica de forma bem clara a importância e finalidade do Baralho Cigano e como este oráculo pode nos ajudar a refletir e compreender questões e problemas de nossas existência.

Entendam mais sobre Baralho Cigano ouvindo o esclarecimento desta experiente taróloga.

A linguagem dos oráculos

O Baralho Cigano, assim como outros oráculos que usam símbolos em suas cartas, se comunicam conosco através da linguagem dos arquétipos.

Os arquétipos são simbologias muito antigas que expressam o conhecimento e a sabedoria ancestral da humanidade, da Natureza e do Universo, que inclusive estão guardadas em nosso inconsciente e fazem parte também do inconsciente coletivo.

Por isso, compreender melhor esses oráculos, só tem a nos acrescentar conhecimentos para uma maior compreensão da realidade, da existência e de nós mesmos.

Talvez te interesse ler também:

NUMEROLOGIA: O FENÔMENO DAS HORAS REPETIDAS E DOS NÚMEROS RECORRENTES

Fonte foto

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *