A Simbologia da COBRA e seus Vários Significados

A Simbologia da COBRA e seus Vários Significados

O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade. Conheça os vários significados e simbologias deste animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito.

A cobra é uma criatura perspicaz e misteriosa e, desde, a antiguidade, por suas características, sua representação é utilizada como símbolo de religiões e culturas, tanto no Oriente, como no Ocidente, possuindo vários significados e aparecendo em diversas simbologias.

Significado religioso

Na Bíblia, no Antigo Testamento, Eva foi tentada pela Serpente no Paraíso e acabou comendo a maçã da árvore do bem e do mal.

Neste caso, a Serpente representa a mente, a dualidade do bem e mal, a corrupção e a tentação.

No Budismo, a cobra faz parte da história de Buda, na passagem em que ele meditava na árvore Mucalinda, da qual, de suas raízes, saiu o Rei Serpente, anunciando a transcendência dele e a superação dos limites da matéria.

Na Mitologia Hindu, a serpente está associada ao “kundalini“, denominação da energia sexual e vital do ser humano.

A cobra também representa várias divindades na Índia.

Significado na medicina

A cobra significa renascimento, regeneração, força vital e fertilidade. Sendo assim, sua representatividade tem a ver também com a cura.

O cajado com uma cobra enrolada nele, está associado à Asclépio, semideus grego ligado à cura. Por isso, a cobra é também um símbolo na medicina.

Mitologia grega

Na história do mito de Hércules, herói da Mitologia Grega, tem uma passagem em que ele enfrenta a Hidra de Lerna – um animal com corpo de dragão e cabeças de serpente que, quando uma delas era cortada, cresciam outras duas em seu lugar.

Esse mito representa a força da vontade espiritual sobre o domínio do ego, associado às sete cabeças de serpentes (os sete pecados capitais).

A Serpente Emplumada

Na mitologia asteca, Quetzalcoatl, o deus do vento, do ar e do aprendizado, tinha como símbolo uma Serpente Emplumada.

Sabedoria, iluminação e realização espiritual são os aspectos associados ao símbolo da Serpente Emplumada.

No horóscopo chinês

A serpente é um dos signos da Astrologia Chinesa, faz parte do elemento Yin, associado à terra, ao oculto, às emoções, à intuição, ao inconsciente. Pessoas do signo de serpente, têm características relacionadas à esse animal, tais como: sabedoria, elegância, prudência, discrição, sedução, mistério, sensualidade.

No aspecto negativo, a pessoa do signo de serpente apresenta as seguintes características: desconfiança, astúcia, frieza, calculismo e falsidade.

Na Astrologia Chinesa os signos são determinados pelo ano de nascimento. Para saber seu signo, segundo a Astrologia Chinesa, consulte aqui.

Na mitologia egípcia

Ouroboros é uma serpente que engole a própria cauda, e que figura nos mitos e ensinamentos do Antigo Egito, sendo adotada, posteriormente, como símbolo por diversas culturas.

Esse símbolo é caracterizado por uma serpente em forma de círculo e, em essência, faz alusão ao processo da Criação, aos Ciclos da Vida, à Eternidade e ao TODO.

No xamanismo

O arquétipo da serpente, sendo um animal que durante sua existência troca de pele, simboliza renovação e regeneração.

Dessa forma, pessoas que buscam transformação, sabedoria e superação, podem fazer uso desse arquétipo.

Sonhos com cobra, segundo Freud

Freud, associava o arquétipo da cobra ao desejo sexual inconsciente.

Para Freud (1856-1939), pai da psicanálise, a cobra representa o falo (pênis), o órgão reprodutor masculino.

Portanto, sonhar com cobras ou serpentes teria a ver com a sexualidade e com figuras masculinas.

No caso do homem, a cobra expressa aspectos da sua masculinidade. Com relação à mulher, sonhar com cobras revelaria questões do seu inconsciente relacionadas à sua energia masculina / yang.

O arquétipo da cobra segundo Jung

Para Jung (1875-1961), considerado fundador da psicologia analítica, o sonho com cobras tem relação com o conflito entre mente e instintos.

A cobra no sonho, segundo a interpretação junguiana, pode ter conotar a personificação de um conflito interno, que o sonhador está vivenciando, marcado pela repressão de seus instintos e de sua natureza básica.

A sutileza da cobra

Vimos que motivos não faltam para a cobra ter tantas representações em diversas religiões, conhecimentos e culturas. A cobra simboliza os ciclos da vida, a dualidade do bem e mal, a cura e a energia vital.

A cobra nos inspira a observar e a seguir em frente com sutileza, discrição e perspicácia, sem presunção.

Dessa forma, seu exemplo nos dá uma boa lição!

A importância da cobra para o meio ambiente

Na natureza, a cobra – nome popular dado às serpentes – têm grande importância ambiental, pois sinalizam problemas em seus habitats.

Sendo animais pecilotérmicos (que têm sangue frio, e não mantêm a temperatura corporal), são muito sensíveis às mudanças climáticas e à quaisquer alterações que ocorram em seus habitats.

Como todos os outros animais, as cobras também são de suma importância para o equilíbrio do ecossistema!

Se você adora cobras, talvez te interesse ler também:

Quais são as cobras mais venenosas do mundo?

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos

Pedestres e motoristas pararam o trânsito de uma rodovia para fazer uma cobra passar

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *