Qual é a diferença entre cobra e serpente?


Existem diferenças entre cobras e serpentes? Diz o povo que serpentes são venenosas enquanto as cobras são “boazinhas” ou vice-versa. Quanta bobagem pessoal! Vamos por partes explicar tudinho.

Primeiramente: ser ou não venenoso não faz do animal um ser bonzinho ou mauzinho. Os animais evoluem e desenvolvem como podem seus meios de defesa. O único mau mesmo é o homem – que pensa, logo existe – uma existência muitas vezes não pautada na bondade, enquanto os animais apenas  vivem, se defendem, se acasalam, passam seus DNAs para frente e, até onde se sabe, sem fofoca, mimimi, maldade ou bondade.

Então, primeiramente, vamos tirar esse estigma de cobra do bem, ou serpente do bem, e serpente do mau. Todos os animais são bons pois todos (até os pernilongos e as odiadas baratas) têm seus papeis a desempenhar na natureza.

A “grande” diferença entre cobras e serpentes

Mas vamos lá! Para esclarecer a diferença entre cobra e serpente falamos com o @Papo de Cobra no Twitter (também presente no Instagram e no Youtube).

O Papo de Cobra é um projeto de divulgação científica sobre serpentes e ofidismo feito por Claudio Machado – Biólogo PhD – pesquisador no Instituto Vital Brazil.

Então, o Claudio dá logo o papo reto: a grande diferença entre cobras e serpentes é que não há diferença entre esses animais!

A questão envolve taxonomia que é o estudo da identificação, classificação e nomeação dos seres vivos.

Seguindo a ordem taxonômica das coisas, no reino animal, existe um filo chamado Chordata, dentro do qual está uma classe chamada Reptilia, formada por répteis como diz o nome. Dentro do táxon Reptilia, existe a ordem Squamata da qual fazem parte as serpentes que constituem uma subordem.

Cadê as cobras? Estão na subordem Serpentes. É uma questão de sinônimos.

“A questão nem envolve nada complexo. Cobra = serpente. Viboras são as peconhentas em espanhol. Só em inglês que snake é qualquer cobra e cobra são os elapídeos como a Naja.”

Portanto, como ensina o Papo de Cobra, as cobras são serpentes. Geralmente chamam de cobra a espécie Naja naja (uma das cobras mais venenosas do mundo) ou as serpentes das famílias Colubridae e Dipsadidae, que estão inseridas na subordem Serpentes.

Algumas espécies da família Colubridae são venenosas, mas a maioria não o é! Já a Dipsadidae é uma outra família de serpentes brasileiras e ditas não peçonhentas.

Portanto, chame de cobra, chame de serpente, chame como preferir mas não pense no veneno, que você não erra. O único erro é maltratar, desrespeitar, preferir umas espécies às outras pois todas são importantes e desempenham suas funções na grande biodiversidade da Terra.

Gostou desse papo?

Pois siga a prosa nesse vídeo do Canal Papo de Serpente. Muito interessante!

Talvez te interesse ler também:

A simbologia da cobra e todos os seus significados

O que significa sonhar com cobra?

15 Incríveis curiosidades sobre cobras (serpentes)

Você sabia que cobra-cega pode ser venenosa?

Tudo sobre pítons: as serpentes do gênero Python

100% brasileira: essa é uma das serpentes mais venenosas do mundo

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Orlando Barbosa Rispoli
    Publicado em 03/07/2022 às 6:43 am [+]

    Interessante e esclarecedor, gostei da explicação, parabéns.


  2. Daia Florios
    Publicado em 03/07/2022 às 1:52 pm [+]

    Obrigada 🙂 <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...