10 Sonhos Estranhos e Seus Significados


Alguns sonhos são recorrentes em toda a população. Freud explica! Muitos deles, apesar de bem estranhos, nem sempre indicam alguma situação ruim, um mau presságio ou coisas do tipo.

Os sonhos estão repletos de símbolos misteriosos para nós. Quando acordarmos, se lembramos deles, queremos dar-lhes sentido.

Sigmund Freud, em 1900, publica o livro “A interpretação dos sonhos” propondo uma teoria do sonho, na tentativa de entender esse espaço da nossa mente até então inacessível e tão rico de experiências.

Com o seu estudo, o médico austríaco trazia à consciência os conteúdos inconscientes produzidos pelos sonhos. Logo, todo sonho tem um significado que estaria oculto. Trazendo-o à consciência, seria possível interpretá-lo e dar a ele um sentido.

O neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro é outro estudioso que se dedicou ao estudo dos sonhos. Em seu livro “O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho”, ele diz que descrever os sonhos logo após acordar é uma prática simples e enriquecedora. Ele sugere que façamos um diário dos sonhos para estimular a rememoração onírica como forma de mergulharmos nas profundezas da consciência.

Além dos 10 sonhos mais comuns e seus significados, confira agora os 10 sonhos mais estranhos e seus significados:

Sonhar com cobra

A cobra está relacionada ao órgão reprodutor masculino, como símbolo fálico que é.
Mas a cobra em si, é um animal que causa tanto medo como admiração, dependendo da pessoa. E é neste contexto que o sonho deve ser interpretado.
A simbologia da cobra vai muito além da questão fálica proposta por Freud. A cobra também representa os ciclos da vida, a renovação (porque é um animal que muda de pele), a cura (porque é um símbolo na medicina) e a dualidade entre o bem e o mal (na religião católica).
Quem sonha com cobra, em vez de partir para interpretações do tipo: “significa traição, pessoa peçonhenta ao redor” etc, deve considerar as simbologias deste animal pois, mesmo que não saibamos, estas simbologias estão em nosso inconsciente sendo arquétipos da humanidade.
Portanto, sonhar com cobra tanto pode representar desejos sexuais reprimidos ou insconsciente, que desejos de cura, de força vital e assim por diante.
Considere o contexto geral do sonho para uma boa interpretação do mesmo.

Sonhar que está nu

Como em todos os sonhos, as circunstâncias em que uma simbologia se apresenta, devem ser consideradas a fim de interpretação do sonho. Sonhar de estar nu pode ser positivo ou negativo dependendo do contexto.

Existe, socialmente, muito tabu em relação à nudez. Para algumas culturas, ela está relacionada à noção de pecado, quando é algo absolutamente natural.

Por isso, sonhar com a nudez pode ter significados diversos. O sonhador deve perguntar-se o que a nudez significa para si. Vulnerabilidade? Vergonha? Pecado? Intimidade? Vontade de se expor? Medo de se expor?

Considere estas possibilidades e interprete a nudez dentro do sonho e do contexto de vida em que esteja vivendo.

Sonhar em fazer xixi ou cocô em público

Esses sonhos podem revelar o excedente, aquilo que não nos serve mais, pois xixi e cocô, fisiologicamente é isso.
Mas este tipo de sonho também pode representar aquilo que rejeitamos e que não conseguimos lidar, que precisa ser encarado e transformado.

Sonhar com urina pode significar vigor, energia, pode ser um sinal de força e poder do sonhador, porque tem controle da situação. Isso porque às vezes, a gente precisa segurar o xixi, para urinar na hora e no lugar certo.

Já as fezes podem significar algo sujo que tentamos segurar, que temos medo de deixar sair e perder o controle.

Estes significados devem ser considerados dentro do contexto do sonho e da situação na qual o sonhador está vivendo, para extrair destas simbologias um significado que nos ajude no autoconhecimento.

Saiba mais:

Sonhar que está caindo

Sonhos com quedas podem significar uma sensação de fracasso, inferioridade, insegurança e ansiedade.
Medo de cair, de se perder em um abismo, pois a instabilidade emocional pode aparecer em um sonho em que a pessoa cai em um vazio profundo e sem fim.
Por alguma razão, esse tipo de sonho está relacionado à autoestima e ao sentimento de fragilidade: “cair em tentação”.
Mas sonhar de cair também pode ser uma coisa boa, pode significar deixar-se levar, cair na tentação em sentido positivo.
Considere estas simbologias na interpretação do teu sonho. Considere se a queda provocava sentimentos liberadores ou de medo, e contextualize o sonho com o momento de vida em que estiver passando.

Sonhar em perder os dentes

O nosso sorriso é um cartão de visitas. Sonhar de perder os dentes geralmente está relacionado à nossa vaidade, à nossa autoestima, à imagem que queremos passar aos outros.

Quem sonha que está perdendo os dentes pode estar passando por uma fase difícil e, por isso, esse sonho passa a ser recorrente.

Por outro lado, há uma interpretação positiva também para esse tipo de sonho. Perder um dente pode representar alguma coisa que precisa ser extirpada na vida do sonhador (o dente do juízo, um dente cuja retirada endireita o sorriso, endireita toda a arcada dentária, retira a dor e por aí vai).

Ou seja, perder um ou mais dentes poderia gerar alívio ao sonhador.

Este sonho também pode representar a necessidade do sonhador em se impor na vida com mais vigor e agressividade (defender-se com unhas e dentes). Ao mesmo tempo o sonho também pode indicar demasiada agressividade (mostrar demais os dentes faria mal, por isso, perder os dentes).

Considere tudo isso e contextualize o sonho. Perder os dentes pode significar a necessidade de baixar a agressividade bem como aumentá-la, cuidar da própria imagem e por aí vai.

Sonhar com os tempos de escola

Sonhar em estar na escola, fazer prova, esquecer o caderno em casa são sonhos muito comuns e podem simbolizar a nostalgia e o desejo de retornar ao passado.
Também pode sinalizar medos do passado que não fazem mais sentido hoje. Aqui, de novo cabe sempre o mesmo conselho: contextualize a sensação vivida no sonho, e interprete à sua maneira.

Sonhar com carro

Sonhar com carro, acidente, derrapagem… muitos sonhos estranhos povoam esse universo automobilístico!
São várias as interpretações desses símbolos, como: estar perdendo o controle, falta de planejamento, necessidade de validação das nossas decisões por outras pessoas, escolhas perigosas para a vida.
O carro simboliza um meio pelo qual alcançamos objetivos (os lugares para aonde queremos ir ou chegar).
Será que estamos usando o melhor meio para dirigirmos nossas vidas?

Sonhar com água

Sonhar com água pode expressar diferentes significados, a depender do contexto em que ela aparece no sonho.

Pode significar tanto tranquilidade e harmonia, quanto medos e desafios a serem enfrentados.

A água tem sempre a ver com nossas emoções e sentimentos, ela é o símbolo primordial da vida. O modo pelo qual a água aparece nos sonhos (se de forma límpida e clara, se de forma agitada e suja) pode revelar sobre o modo pelo qual estamos lidando com os nossos sentimentos e emoções.

Pense nisso!

Sonhar com cachorro

Porque estes animais fazem parte da nossa família, sonhar com cachorro é muito comum. Mas às vezes o sonho é bem estranho.

Mesmo gostando desses animais, às vezes acontece de sonhar que somos perseguidos por cães, mordidos ou agredidos por eles.

Cachorros representam como arquétipo a amizade e a fidelidade. Portanto, sonhar com cachorro poderia representar em nosso inconsciente desconfiança de algum amigo fiel ou medo de perder amizades. Por outro lado, se no sonho a nossa relação com o cachorro era boa, alegre e reconfortante, o sonho pode representar que em nosso inconsciente confiamos e acreditamos nos amigos e nas amizades que temos.

Sonhar com gravidez

Às vezes até homens sonham que estão “grávidos”. É de fato um sonho estranho!

A gravidez representa sempre a gestação, ou seja, o tempo necessário para um nascimento. E esse tempo segue algumas regras para que seja saudável. O nascimento prematuro pode gerar morte.

A gravidez no sonho pode representar o nascimento de uma ideia, de um projeto. Será que estamos esperando e respeitando o tempo da gestação? Será que estamos conscientes de que somos capazes de gerar e dar vida a algo?

Considere o contexto do sonho e interprete-o para o teu autoconhecimento.

Anote teus sonhos

Sonhar, além de não custar nada, é uma ótima terapia de acesso ao inconsciente para conscientizarmos dos nossos problemas, mas principalmente das soluções para estes.

Anote teus sonhos e conhece melhor a ti mesmo.

Talvez te interesse ler também:

Sonhar com dinheiro: conheça os vários significados

Nem cartomante, nem bola de cristal. O futuro pode ser revelado nos sonhos, diz a ciência

Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida

Âncora: simbologia histórica e significados nos sonhos e nas tatuagens




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...