Sonhar com cachorro: todos os significados possíveis

Um dos sonhos mais comuns, talvez por se tratar de um dos animais mais próximos ao homem. Quem nunca sonhou com um cachorro amável que brincava e lambia, ou com um cão feroz que atacava e mordia? O que será que estes sonhos significam dentro da psique humana?

Os sonhos têm a função de trazer à tona percepções que vão sendo retidas em nosso inconsciente. Por isso, é possível extrair deles informações interessantes, que podem revelar como estamos nos sentindo com relação à nossa existência, e com as demandas do nosso cotidiano.

Quando sonhamos, o inconsciente se libera durante o sono em forma de simbologias, conhecidas na psicologia como arquétipos, que traduzem aspectos psicológicos do ser humano.

Segundo Carl Jung, tanto o inconsciente coletivo quanto o pessoal, se revelam através de símbolos (arquétipos) que transportam mensagens do mundo do inconsciente. A análise junguiana, através dos arquétipos, identifica nossas reações inconscientes que se escondem de nossa mente consciente.

A interpretação desses arquétipos ajudam a melhorar o entendimento de nossas atitudes inconscientes, pois, cada figura que aparece em um sonho, pode apontar um aspecto psicológico do sonhador.

O arquétipo do cachorro

Um exemplo dessa linguagem onírica (dos sonhos), é quando sonhamos com um determinado animal, como o cachorro. A interpretação do sonho irá depender se ele causa medo, raiva, alegria ou confiança; se o contexto do sonho é agradável ou angustiante, enfim, a atmosfera em que o arquétipo do cachorro está inserido.

Além disso, para traduzir os significados dos sonhos é necessário estabelecer uma relação entre o sonhador e os arquétipos da psicologia (o inconsciente). A linguagem dos sonhos é algo muito pessoal e, para interpretá-los, é necessário o sonhador compreender sua relação emocional com o arquétipo que sonhou.

Sonhar com cachorro é algo muito comum, afinal, este animal faz parte das nossas vidas e é conhecido como o melhor amigo do homem. Por isso, o cachorro é arquétipo de amizade, fidelidade, lealdade, companheirismo, harmonia, alegria e afeto.

Apesar de tantos bons adjetivos, se este animal estiver inserido no sonho em circunstâncias desfavoráveis, os significados podem ser diversos, e até opostos ao simbolismo positivo que ele representa.

Como exemplo, se o cachorro  aparecer no sonho atacando, bravo ou brigando, o significado pode estar associado a problemas relacionais ou desavenças.

O arquétipo do cachorro tem sua representação universal para a humanidade, porém, se expressa de forma individual em cada ser humano. Portanto, nesse sentido, sua interpretação é algo muito pessoal.

Seja como for, para facilitar o entendimento do simbolismo do sonho com cachorro, seguem alguns significados de situações mais comuns neste tipo de sonho, sendo que essas interpretações precisam ser adaptadas à realidade de cada sonhador.

Significados de sonhar com cachorro

Sonhar com cachorro preto

A cor preta remete ao escuro, ao misterioso, ao luto, à solidão e ao sombrio. Mas sonhar com cachorro preto pode ter várias conotações, de acordo com o contexto. Por exemplo, se o cachorro preto estava mordendo no sonho, ou se estava bravo, isso pode representar alguma relação de amizade conturbada, insegura ou em perigo de ruptura. Em contrapartida, se a presença do cachorro preto no sonho trouxer sensação de segurança, o significado pode estar relacionado à uma amizade sólida, ao medo do sonhador em perder esta amizade, ao medo de luto nesta amizade ou enfim, é preciso interpretar o contexto geral do sonho.

Cachorro branco

O branco é uma cor relacionada ao sentido de pureza, paz e clareza, porém, em seu lado negativo pode estar associada à sensação de nulidade e de vazio. Dessa forma, o significado de sonhar com cachorro branco dependerá das sensações do sonhador despertadas durante o sono.

Se no sonho um cachorro branco atacar o sonhador, isso pode revelar, por exemplo, um medo inconsciente de uma importante amizade se distanciar. Já se for um sonho em que o cachorro branco se aproxima de forma afável e alegre, isso pode estar traduzindo que o sonhador conta com uma amizade pura e verdadeira, na qual se sente seguro em confiar.

Filhote de cachorro

Sonhar com filhote de cachorro, geralmente, é um bom sinal. Pode significar a felicidade de estar iniciando   uma amizade bacana e harmoniosa. Em sentindo negativo, se no sonho algo ruim acontece com o filhote, isso pode indicar medo ou desconfiança do sonhador com uma nova amizade ou com uma nova relação.

Cachorro alegre e brincando

Caso no sonho os cachorros estejam muitos eufóricos, o significado pode ter um sentido negativo, sinalizando relações conturbadas. Em aspecto positivo, cachorros alegres podem indicar momentos bons marcados por acontecimentos afortunados com amigos.

Cachorro falecido

Quando o sonhador sonha com um cachorro seu, que já faleceu, isso pode ser simplesmente uma sinalização de sentimentos de nostalgia e saudade, seja com relação ao próprio cachorro ou com relação a amigos ou relações que se foram ou que acabaram.

Cão protetor, fiel e forte

Sonhar de estar na companhia de um cão protetor, fiel e forte, pode traduzir um sentimento de ter amizades sólidas e seguras.

Ser mordido por um cão agressivo

Sonhar de estar sendo atacado ou mordido por um cão feroz, pode denotar medo ou receio de inimizades, perda de influência, desarmonias ou humilhações sofridas com relação a amigos.

Briga entre cães

Um sonho com cães brigando de forma violenta, pode representar discórdias ou desentendimentos entre amigos ou entre pessoas próximas do sonhador.

Sonhar de estar alimentando um cachorro

Alimentar um cão, no sonho, pode significar o investimento do sonhador em uma amizade ou a preocupação de não estar se dedicando o suficiente naquilo que gosta (seja amizade, trabalho ou outras relações).

Interpretação pessoal

Esses são alguns dos diversos significados que um sonho com cachorros pode ter. Tudo depende da relação do sonhador com esse animal, do seu estado interno e do que o contexto do sonho poderia estar sendo projetado do seu insconsciente.

Para traduzir a linguagem onírica, é imprescindível que a pessoa busque através da auto-observação reconhecer a sua reação e a sua sensação no sonho, tentando relacionar estes sentimentos com os acontecimentos recentes de sua vida. Assim, ficará mais fácil interpretar os arquétipos apresentados em seus sonhos.

Talvez te interesse ler também:

Nem cartomante, nem bola de cristal. O futuro pode ser revelado nos sonhos, diz a ciência

Como fazer Filtro dos Sonhos? 10 ideias

30 Frases de Boa Noite para Dizer a quem Você Ama

Sobre Deise Aur

Avatar
Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.

Veja Também

romã

Romã: uma fruta cheia de símbolos, significados e mistérios

A romã além de ser um fruto com várias propriedades, benefícios e utilizações na alimentação, …