O que é Criança Interior, como reconhecer e cuidar dela


Cada um de nós é um conjunto de pessoas e situações vividas. Dentro de nós habitam um adulto racional e responsável junto com uma criança alegre, rabugenta ou ferida; uma mãe solícita, um pai rígido e tantos outros personagens que passaram por nós, e nos deixaram marcas em nossa existência.

Saiba o que é criança interior, como reconhecê-la e cuidar dela.

De onde surgiu o termo Criança Interior?

O termo “criança interior” tem origem na psicologia de Carl Gustav Jung (1875-1961) criador do arquétipo da criança divina. Mas o uso do termo, como método de reeducação da criança interior na terapia, foi originado pela arteterapeuta Lucia Capacchione em 1976 e documentado em seu livro Recovery of Your Inner Child (1991).

Depois de Lucia, médicos, terapeutas e outros profissionais passaram a usar o conceito da criança interior para apontar experiências de infância mal resolvidas, e que criaram feridas emocionais, como método de resolver dramas e dificuldades presentes na vida adulta.

O que é Criança Interior?

Na psicologia popular e analítica, a criança interior é o aspecto infantil que existe em nós desde a nossa concepção até a puberdade, como lembrança emocional e racional de tudo o que vivemos enquanto bebês, crianças e púberes.

A criança interior guarda em nós as boas experiências de vida, bem como os medos e traumas, negligências ou perdas significativas.

Podemos resgatar nossa criança interior para festejarmos a vida, deixando para trás mágoas e mal-entendidos, como fazem as crianças que não ficam remoendo eventos. A criança é sempre disposta a seguir sua vida com alegria.

Mas também podemos resgatar o lado sombrio, machucado de nossas crianças quando alguém cutuca uma ferida que não se cicatrizou de tudo. Muitas vezes, pode ser difícil identificar o evento exato que nos deixou um “rastro de migalhas” subconscientes para começamos a explorar nosso mundo interior, a fim de limpá-lo de toda dor.

Como podemos identificar a nossa Criança Interior?

Nossa criança interior é aquela que se lembra do cheirinho de doce da casa da vovó, das brincadeiras preferidas, das sensações vividas na infância como quando conseguimos andar de bicicleta pela primeira vez.

Mas a nossa criança interior também se lembra das lágrimas sentidas toda vez que a mãe ou o pai saíam de casa para trabalhar e, em muitos casos, as lágrimas eram ainda mais sentidas: violência, morte, abuso, abandono… quantas crianças passaram e passam por isso?!

Resgate o lado bom da tua Criança Interior

Mas hoje nós propomos festejar nossa criança interior, então vamos apenas resgatar dela o lado bom da vida: a inocência, a alegria de viver, o entusiasmo, a curiosidade, a sabedoria de viver apenas o momento presente.

Como você era quando criança? Onde, em quais situações você sentia alegria?

Resgate essa potência da sua criança, entendendo o que te fazia feliz pois, provavelmente o que te fazia feliz ainda te faz, só que nós nos esquecemos disso.

Inclusive para o trabalho, entender o que você gostava de fazer quando criança pode te ajudar a resgatar a felicidade e o entusiasmo no trabalho. A felicidade da sua alma é a felicidade da sua criança interior. Entender isso provavelmente te trará prosperidade e sucesso no que quer que você faça.

Do que você mais gostava de brincar?

Use essas informações para trazer a brincadeira de criança para a tua vida adulta, e aumentar o seu poder criativo.

Do que você mais gostava de comer?

Coma o que você gosta, brinque, viva o momento presente. Festeje!

Traga a potência da sua criança interior lapidada pela maturidade adulta, para construirmos, juntos, um mundo melhor.

Reconheça e converse com sua Criança Interior

Se a sua criança interior estiver muito ferida para que você possa festejar, pegue-a no colo, dê amor e carinho a ela. O amor próprio cura! Só você sabe a dor e a delícia de ser quem você é.

Reconheça e diga para sua criança: eu te amo!

Deixamos como presente para a tua criança, esta meditação guiada da criança interior para você se conectar consigo mesmo!

Fontes:

  1. wikipedia
  2. integrativepsych.co

Talvez te interesse ler também:

20 maneiras de ensinar sustentabilidade para as crianças

Os 4 Compromissos para sermos felizes e termos mais liberdade

O que é Energia Vital, de onde vem e como ativá-la




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...