Curas e remédios naturais para gripes e resfriados

Curas e remédios naturais para gripes e resfriados

Esta época do ano aumenta bastante a ocorrência de gripes e resfriados. As mudanças de temperatura, o frio, o vento, o calor e a mudança de estações (outono e inverno) significam, geralmente, um resfriado, quando não, uma gripe.

Apesar de ambos apresentarem sintomas semelhantes, os sintomas da gripe são bem mais intensos.

A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa para trabalhar.

O dito popular é de que a gripe é um estágio avançado do resfriado, porém isso é um engano, a gripe é causada por um tipo específico de vírus (influenza), a pessoa acometida pela gripe, tem febre, dores no corpo, sensação de mal-estar, etc; enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus e apresenta sintomas mais brandos como: nariz obstruído com secreção, entupido, leve dor de garganta e um leve mal-estar.

Outro mito é o de que pegar frio, dá gripe. O frio não é a causa da gripe, apenas cria maiores condições para a disseminação do vírus em lugares fechados onde as pessoas tossem, espirram ou se comunicam muito próximas umas das outras.

Agora com o coronavírus circulando e matando, qualquer sintoma preocupa. Mas tenha calma! A boa é que o uso de máscara inibe também o contágio por outros vírus então, se você tem usado máscara é provável que você esteja apenas resfriado.

De qualquer forma, infelizmente, é preciso fazer o teste do coronavírus para tirar qualquer cisma, evitar novos contágios e se cuidar o melhor possível.

Covid excluída, estou resfriado ou gripado. E agora?

Conheça e aprenda a preparar as receitinhas infalíveis da vovó que ajudam a prevenir e curar – em casa – o resfriado e a gripe:

Allium sativa

Allium Sativa

A receita é simples e apesar do gostinho não muito agradável ajuda a eliminar a gripe e o resfriado em um dia. O alho é um fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecção, atua diretamente no sistema imunológico e também é eficiente no controle da hipertensão.

Modo de preparo: Descasque um dente de alho e corte-o em 3 ou 4 pedaços. Coloque-o em um copo com água filtrada e deixe descansar por meia hora. Durante o dia vá bebendo, de pouco em pouco, a água. Mantenha o copo sempre cheio, recolocando a água à medida em que for bebendo e não jogando o alho fora.

O odor e o sabor são fortes assim como o remédio.

Chá de gengibre

Os benefícios do gengibre para a saúde estão comprovados em vários estudos. É anti-inflamatório, trata doenças respiratórias entre tantas outras.

Existe mil e uma maneiras de preparar um chá de gengibre. Você pode simplesmente ferver um pedaço dele com água e colocar ao final o suco de meio limão. Ou fervê-lo com água, pedaços de limão com casca e tudo (bem lavado) e adicionar mel antes de beber.

Você pode fazer uma quantidade maior e beber durante o dia, o chá preparado uma vez.

Ademais, esta é uma bebida bem gostosa!

Suco de Limão com Mel

Suco de Limão com Mel

O suco de limão e mel proporciona um alívio calmante para as dores. O mel pode ser usado contra a tosse, por conseguir proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação, também tem efeito microbicida auxiliando no combate às várias bactérias. O mel combinado com limão, o rei dos frutos curativos – combate os radicais livres, rico em vitamina C e sais minerais, reduz o colesterol e é responsável até por tirar o desânimo – formam a dupla potente para superar uma gripe e ou resfriado.

Modo de preparo: Misture o suco de ½ limão com 2 a 3 colheres de sopa de mel e beba várias vezes ao longo do dia.

Chá de Verbasco

cha de verbasco

Chá de verbasco é conhecido por aliviar a congestão no peito, tosses, resfriados e gripes. Ele atua como expectorante natural, soltando a mucosa e acalmando as dores de garganta. O chá pode ser comprado em lojas de produtos naturais e feiras livres.

Modo de preparo: Coloque 2 colheres (de chá) de verbasco numa xícara de água fervente, deixe descansar por 10 minutos. Coe, adoce com mel e beba de 2 a 3 xícaras por dia.

Suco de Laranja com Acerola

Suco de Laranja com Acerola

A soma dos sucos de laranja e acerola é um completo aliado no combate à gripe.

A laranja é rica em fibras e potássio e a acerola completa o suco com a sua riqueza em vitamina A e C. Além de ser delicioso combate e previne doenças do cotidiano, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo da ação de vírus e bactérias.

Modo de preparo: Bata no liquidificador 4 xícaras (chá) de suco puro de laranja, 1 xícara (chá) de acerola e 3 xícaras (chá) de água filtrada. Após batido, coe, adoce com mel e beba 1 copo de 200 mL a cada 8 horas.

Outra dica importante é o repouso, tanto para evitar que a infecção fique mais forte, quanto para evitar contágios, principalmente por causa da pandemia.

Recomenda-se a quarentena caso suspeite de coronavírus e, repetimos, em caso dessa terrível suspeita, faça o teste!

Os sintomas da Covid-19 podem ser lidos aqui:

Veja aqui como aumentar a tua imunidade:

Talvez te interesse ler também:

ABRAÇO: BOM PARA PREVENIR RESFRIADOS E VIVER MELHOR

REMÉDIOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE: RECEITAS E DICAS

20 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *