Máscaras são o único meio seguro disponível para evitar Covid-19


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, afirma que as máscaras são o único meio seguro disponível para evitar a contaminação de Covid-19.

A declaração do órgão visa a orientar a população americana – e por que não mundial – sobre a importância do uso da máscara para diminuir o risco de infecção, conforme divulgou a CNN.

Vários estudos mencionados pelo órgão defendem a redução do risco de transmissão pelo uso de máscaras em mais de 70% dos casos. Um deles mostra como a máscara evitou que dois cabeleireiros infectassem 67 clientes.

“A adoção de políticas universais de mascaramento pode ajudar a evitar bloqueios futuros, especialmente se combinada com outras intervenções não farmacêuticas, como distanciamento social, higiene das mãos e ventilação adequada“, sugere o CDC.

Outro ponto destacado na orientação é que algumas máscaras de pano são quase tão eficientes quanto as máscaras cirúrgicas para bloquear gotículas.

As máscaras de pano agem como “controle de origem” para bloquear as partículas de vírus exaladas pelo usuário e fornecem “filtragem para proteção pessoal”, bloqueando a entrada de gotículas infecciosas de outras pessoas, disse o CDC.

“Múltiplas camadas de tecido com contagens de fio mais altas demonstraram desempenho superior em comparação com camadas únicas de tecido com contagens de fio mais baixas, em alguns casos filtrando quase 50% das partículas finas com menos de 1 mícron”.

Se todos usam máscara, forma-se uma camada de dupla proteção, diminuindo drasticamente a chance de alguém se infectar.

Talvez te interesse ler também:

Covid-19 não é PANDEMIA e sim SINDEMIA. É hora de reconhecer isso

Por favor, usem máscaras laváveis e reutilizáveis, o meio ambiente agradece!

Como fazer máscara contra o Coronavírus. Veja os tutoriais

Todxs de máscara: item é essencial para evitar nova onda de contágio de coronavírus




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...