Máscara para o rosto com cúrcuma: 10 receitas para uma pele limpa e esplendente


Cúrcuma (açafrão-da-terra). Até agora, conhecemos as muitas propriedades deste tempero para a nossa saúde, mas provavelmente ainda não sabemos como usá-lo para melhorar a nossa beleza ou nos cuidados com o corpo. Hoje, apresentaremos 10 receitas de máscaras de cúrcuma para ter uma pele livre das impurezas e resplandecente.

Nos países orientais, o açafrão é usado não só para cozinhar mas também como remédio natural para o tratamento de alguns problemas de saúde, além de ingrediente nos cuidados com o rosto, corpo e cabelos.

Também para os cuidados com a beleza, a cúrcuma é ótima por causa do seu principal princípio ativo (a curcumina), um pigmento amarelo com poderosas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Este tempero aplicado na pele tendente à acne ou onde as espinhas costumam aparecer, é muito útil para eliminar as infecções cutâneas e ao mesmo tempo acalmar as áreas inflamadas, graças à sua ação calmante e curativa.

O açafrão também tem qualidades antioxidantes portanto, usá-lo como ingrediente cosmético também é recomendado para aqueles que querem limitar os sinais do envelhecimento precoce.

As máscaras que apresentamos devem ser aplicadas regularmente (1/2 vezes por semana) para ter uma pele limpa, linda e radiante.

É um ingrediente particularmente indicado contra acne e para peles oleosas.

Máscara de cúrcuma com farinha de grão de bico e água de rosas

Além do açafrão, nesta receita você irá utilizar a farinha de grão-de-bico, útil para absorver o excesso de óleo da pele e, portanto, limpar e purificar os poros suavemente, evitando que se infectem. A água de rosas atua como astringente e tônico para a pele.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de sopa

Farinha de grão-de-bico – 2 colheres de sopa

Água de rosas

Preparação

Misture o pó de açafrão e a farinha de grão-de-bico em uma tigela, adicione a quantidade suficiente de água de rosas para formar um creme. Misture bem e aplique a máscara na pele do rosto, deixe agir por 10-15 minutos e lave com água fria. Em seguida, seque suavemente e aplique um hidratante leve se a pele estiver seca.

Você pode usar esta máscara duas vezes por semana.

Máscara com cúrcuma e óleo de coco

O óleo de coco é outro excelente remédio natural para ajudar a eliminar acne e espinhas. Este óleo leve é constituído principalmente de ácidos graxos de cadeia média que são facilmente absorvidos pela pele. É um remédio capaz de restaurar o equilíbrio natural da pele em termos de produção de sebo, e tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 2 colheres de sopa

Óleo de coco extra virgem (a olho)

Preparação

Misture o açafrão em pó com o óleo de coco em uma tigela para criar uma máscara de consistência ideal para ser passada no rosto. Depois de misturar bem, a máscara deve ser aplicada nas áreas a serem tratadas com o auxílio de um pincel cosmético. Deixe agir durante 15-20 minutos antes de lavar o rosto com água morna. Pode ser aplicado 2/3 vezes por semana.

Máscara de açafrão e mel

O mel também possui poderosas propriedades antimicrobianas e tem sido utilizado desde a medicina antiga para desinfetar e reparar cortes profundos ou feridas, além possuir grande efeito hidratante. É uma máscara particularmente adequada para aqueles que possuem pele mista.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de chá

Mel cru – 2 colheres de sopa

Preparação

Misture o açafrão e o mel em uma tigela, misture bem até formar uma pasta homogênea e grossa (se desejar, você também pode adicionar um pouco de água de rosas para conseguir a consistência adequada). Aplique-a e deixe por 15-20 minutos antes de enxaguar com água morna. Seque suavemente com um pano limpo e macio. Você pode repetir o uso 2/3 vezes por semana.

mascara curcuma leite

Máscara de cúrcuma e limão

A presença do suco de limão nesta máscara atua como um poderoso adstringente nos poros, reduzindo a oleosidade, agindo entre outras coisas como um clareador, que ilumina a pele naturalmente. Esta máscara é particularmente recomendada para aqueles com pele extremamente oleosa. Importante lembrar de não tomar banho de sol imediatamente depois de fazer a máscara pois, o suco de limão pode manchar a pele.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de sopa

Suco de limão recentemente espremido – 2 colheres de sopa

Preparação

Coloque o pó de açafrão e o suco de limão em uma tigela e misture bem com a ajuda de uma espátula para obter uma mistura homogênea. Aplique a pasta preparada nas áreas afetadas pela acne, deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos e depois enxágue. Seque o rosto com um pano limpo e macio e depois aplique um hidratante leve e sem óleo. Você pode usar esta máscara 2 a 3 vezes por semana, o uso regular também ajudará a acalmar a pele e a reduzir a eventual presença de cicatrizes.

Máscara de cúrcuma com aloe vera

O gel da aloe vera (babosa) é outro ingrediente natural que tem fortes propriedades antimicrobianas e também é útil para acalmar e curar a pele, eliminando as bactérias que causam infecções e reduzindo a vermelhidão e o inchaço nas áreas afetadas.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de sopa

Gel de aloe vera – 1 colher

Água, a olho

Preparação

Misture o açafrão e o gel da aloe vera em uma tigela, adicione a água necessária para criar uma máscara espalhável com consistência suave e líquida. Aplique-a na pele e deixe por 15 a 20 minutos. Enxague o rosto com água e seque suavemente com um pano limpo e macio, depois aplique um hidratante leve e sem óleo. A máscara pode ser aplicada 2/3 vezes por semana.

Máscara de cúrcuma, farinha de arroz e iogurte

Esta é uma máscara multifuncional que não só ajuda a eliminar acne e espinhas, mas também ajuda a clarear a pele naturalmente, deixando-a mais luminosa e uniforme. A farinha de arroz é capaz de absorver o excesso de sebo enquanto o iogurte ilumina, hidrata e amacia a pele.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de chá

Farinha de arroz – 2 colheres de chá

Iogurte integral sem açúcar – 3 colheres de sopa

Preparação

Misture o pó de açafrão, a farinha de arroz e o iogurte branco em uma tigela, mexendo bem até obter uma mistura uniforme. Uma vez pronto, aplique a mistura no rosto com um pincel cosmético. Deixe agir por 15 a 20 minutos, molhe ligeiramente a máscara e esfregue-a suavemente sobre a pele por 1-2 minutos. Enxague o rosto com água e seque suavemente, então, se a pele estiver seca, você pode aplicar um hidratante leve e sem óleo. Você pode repetir o uso 2-3 vezes por semana.

Máscara com cúrcuma e leite

O leite é rico em ácido láctico que atua como um agente de branqueamento natural para iluminar a pele dando-lhe uma aparência suave e impecável. Enquanto o leite integral é recomendado para a pele seca e mista, o leite desnatado é ideal para pessoas com pele oleosa.

Ingredientes

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de sopa

Leite – a olho

Preparação

Despeje o pó de açafrão em uma tigela pequena, adicione apenas um pouco de leite para obter uma pasta grossa o suficiente para conseguir uma aplicação uniforme. Misture bem e aplique na pele por 15-20 minutos antes de enxaguar. Também pode ser usado 3-4 vezes por semana.

Máscara com açafrão, argila e água de rosas

Recomenda-se a argila no caso de pele oleosa propensa à espinhas e acnes. Você deve misturar o açafrão com uma pequena quantidade de água de rosas com poder adstringente e tônico, perfeito também para dar a consistência correta, espalhável, para a máscara.

Ingredientes:

Pó de açafrão orgânico – 1 colher de sopa

Argila – 2 colheres de sopa

Água de rosas – a olho

Preparação

Misture o açafrão, a argila e a água de rosas juntos em uma tigela, mexendo para obter a consistência desejada. Aplicar no rosto e deixar agir até a argila secar completamente. Nesse ponto, enxague com água. Você pode repetir o uso 1 ou 2 vezes por semana.

mascara curcuma yogurte avocado

Máscara com açafrão, iogurte e abacate

Esta máscara tornará a pele mais brilhante graças à presença do abacate que tem poder adstringente nos poros, mas que simultaneamente alimenta e hidrata as células. O iogurte ajuda a prevenir o aparecimento de acne e de cravos por causa da limpeza profunda que promove nos poros, eliminando o excesso de sebo.

Ingredientes:

Açafrão em pó – 1 colher de chá

Abacate – 1 colher de sopa da polpa amassada

Iogurte – 1 colher de chá

Preparação

Misture o abacate amassado com o açafrão e o iogurte em uma tigela pequena até atingir a consistência desejada. Espalhe delicadamente a máscara no rosto limpo e deixe por pelo menos 5 minutos. Enxágue a máscara com água fria e depois seque com uma toalha.

Máscara de açafrão com vinagre de maçã

Nesta máscara aparece uma série de ingredientes cujas propriedades já mencionamos, mas também há o vinagre de maçã, que tem poder desinfetante e adstringente sobre os poros da pele.

Ingredientes:

Açafrão em pó – meia colher de chá

Vinagre orgânico de maçã – meia colher de chá

Mel cru – 1 colher

Leite ou iogurte – meia colher de chá

Suco de limão fresco ou 1 gota de óleo essencial de limão (opcional)

Preparação

Misture todos os ingredientes até obter a consistência desejada. Espalhe a máscara no seu rosto limpo e deixe agir por 15-20 minutos antes de enxaguar com água morna. Repita o uso 1 ou 2 vezes por semana.

Como remover quaisquer manchas amarelas de açafrão

Se você está um pouco hesitante em usar estas máscaras por causa do poder colorante deste tempero, não se preocupe. Aqui estão alguns ingredientes que permitem que você remova facilmente manchas não só na pele, mas também nas unhas e até mesmo da sua roupa.

Você pode:

usar um esfoliante feito de açúcar

óleo de coco (esfregue-o suavemente na pele, com a ajuda de um pedaço de algodão)

vinagre de maçã

ou espuma de barbear




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...