Centenas de anos para se decompor. Lixo pandêmico causa desastre ambiental


Cerca de 2 anos após o início da pandemia mundial que obrigou as pessoas ao isolamento social e a mudarem diversos hábitos, entre eles o uso de máscara, o problema de saúde pública está longe de ser resolvido. O lixo pandêmico está causando um verdadeiro desastre ambiental.

Embora a vacinação esteja em andamento e os casos de morte tenham diminuído, ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente porque a pandemia trouxe uma série de consequências: talvez uma das mais complicadas seja a relacionada aos danos ambientais.

Certamente você já encontrou diversas máscaras jogadas pelo caminho. Você sabe onde elas vão parar? Tendo em vista a obrigatoriedade do uso delas, pense na quantidade de máscaras que estão poluindo o meio ambiente.

Mas, afinal, dá para reciclar máscara? Pode lavar?

Saiba como diminuir os impactos ambientais de um produto que pode demorar centenas de anos para se decompor.

Quanto tempo as máscaras contra coronavírus  demoram opara se decompor?

© Michael Jin/Unsplash

O dado não é nada animador: uma máscara pode demorar até 450 anos para se decompor e os estragos disso podem ser devastadores.

“Se mesmo 1% das máscaras fossem descartadas incorretamente e talvez dispersas na natureza, isso se traduziria em 10 milhões de máscaras por mês dispersas no ambiente. Considerando que o peso de cada máscara é de cerca de 4 gramas, isso levaria à dispersão de mais de 40 mil quilos de plástico na natureza: um cenário perigoso que deve ser neutralizado”, explica a presidente do WWF, Donatella Bianchi.

Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico acabam indo parar no oceano todos os anos, de acordo com estimativa da ONU (2018). Muitos dos materiais usados no combate à pandemia de Covid-19, como é o caso das luvas de látex, que são materiais não biodegradáveis, o que agrava ainda mais o quadro.

Um verdadeiro desastre ambiental

Pesquisadores da Universidade de Portsmouth alertaram que esse “lixo pandêmico” pode te um efeito duradouro. É importante, segundo eles, que os governos de mobilizem o quanto antes para educar a população sobre a destinação correta desse material, especialmente no caso das máscaras.

Por ficarem muito tempo no meio ambiente, podem ir parar no estômago de animais e impactar no oxigênio necessário para sobrevivência das espécies. Podem ainda ser fonte de propagação de outros poluentes e tornarem-se microplástico, com o passar do tempo.

©RSPCA/BBC

Tempo de eficácia das máscaras e reutilização

Vários governos vêm recomendando o uso da máscara N95, que protege mais das novas variantes do coronavírus. No caso dessas máscaras, embora elas sejam descartáveis, podem sim ser reutilizadas enquanto o material estiver em estado íntegro. Por outro lado, se houver danos na estrutura, sujeira e falta de forma na máscara, ela deve ser corretamente descartada. É importante lembrar também que a N95 não pode molhar, pois perde a efetividade.

Um levantamento do perfil Qual Máscara, que organiza informações sobre máscaras com base em estudos científicos, as pessoas comuns podem usar tais respiradores por cerca de 15 vezes, antes do descarte. Em todos os casos, elas devem ficar em descanso, após o uso, por um período entre 3 e 7 dias. Se for preciso guardá-las- o ideal é usar um saco plástico para o armazenamento e transporte.

Uma opção é usar máscaras de tecido:

De qualquer modo, nunca jogue as máscaras na rua. Descarte-as no lixo comum (não reciclável) e, se puder, corte suas alcinhas pois elas podem se enroscar em animais.

Talvez te interesse ler também:

Por favor, usem máscaras laváveis e reutilizáveis, o meio ambiente agradece!

Máscaras contra o coronavírus são piores que sacolas plásticas: o impacto no meio ambiente é devastador

Lixo humano: pinguim morre com máscara de coronavírus no estômago




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...