Como fazer óleo de cravo para beleza, saúde e aromaterapia


Alguns itens culinários são tão ricos, que são usados não somente na alimentação, mas também para tratamentos medicinais, de beleza e relaxamento. É o caso do cravo-da-índia.

O óleo essencial, que é extraído tanto das flores, quanto das folhas, tem uso culinário muito antigo. Hoje a utilização do cravo para fins medicinais, estéticos e de bem-estar já é amplamente difundida, graças aos benefícios de ser um poderoso antisséptico, repelente, antibacteriano, antifúngico, digestivo, afrodisíaco, entre outros.

Proveniente do Oriente, ele é encontrado no Brasil, principalmente, no Sul da Bahia. Vale a pena saber mais sobre o óleo de cravo, suas funções, usos e como fazer em casa.

Para que serve o óleo essencial de cravo

O óleo essencial de cravo é muito utilizado como antisséptico, e pode ajudar a amenizar dores de dente, já que tem propriedades analgésicas e auxilia a eliminar as bactérias da cavidade oral. O eugenol, uma substância presente no óleo, é amplamente utilizado nos consultórios dentários.

Além disso, o óleo pode ser útil para o fortalecimento das unhas, tratamento e prevenção da micose e das frieiras, graças as suas propriedades antifúngicas.

Outro uso muito recorrente é como revigorante natural e afrodisíaco.

Benefícios do óleo essencial de cravo

O óleo de cravo-da-índia é um item muito importante, em termos de saúde. Ele possui uma série de benefícios. Conheça abaixo alguns deles:

  • Alivia a dor e inflamação
  • Minimiza a dor de dente
  • Ajuda nos problemas digestivos, já que estimula o bom funcionamento intestinal
  • Reduz dores de garganta e outros problemas respiratórios, como bronquite e tosse
  • Melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea
  • Tem ação expectorante, ajudando a eliminar o muco e combatendo gripes e resfriados
  • Pode ser usado para aliviar dores de ouvido;
  • Minimiza dores nas articulações e musculares
  • Combate frieiras e micoses;
  • Pode ser usado como repelente natural
  • É afrodisíaco

Usos do óleo essencial de cravo

O cravo-da-índia é amplamente utilizado como tempero, na culinária, mas o seu óleo essencial pode ser usado também para

  • fazer massagens,
  • em aromaterapia (seu aroma favorece o bom humor e a concentração),
  • para o relaxamento em escalda-pés (melhora também a circulação do sangue),
  • e na beleza para fortalecer cabelos e unhas.

Basta acrescentar umas gotinhas deste óleo na banheira, no réchaud para aromatizar o ambiente, na bacia com água quente para descansar pés e pernas depois de um dia cansativo e nas mãos para efetuar uma massagem juntamente com um outro óleo vegetal de tua preferência.

Cabelos

O óleo de cravo-da-índia ajuda a prevenir quedas de cabelo, deixando os fios mais fortes, saudáveis e brilhantes, auxiliando, inclusive, a engrossar as madeixas. Para utilizá-lo para esse fim, basta pingar algumas gotas do óleo no creme de cabelo, ou no shampoo e condicionador, nos casos de quem tem cabelos oleosos.

Unha

As unhas também são beneficiadas com o uso do óleo de cravo-da-índia. Sua utilização recorrente deixa as unhas menos quebradiças, além de tratar e prevenir micoses e frieiras. Para fazer um produto para unha basta juntar de 3 a 4 cravos em um pouco de óleo de girassol, em um frasco fechado, e deixar repousar por cerca de 1 semana. Depois é só utilizar para hidratar a cutícula e fortalecer as unhas.

Como fazer em casa o óleo essencial de cravo?

Dá para fazer o óleo de cravo-da-índia em casa, e a receita não poderia ser mais simples. Separe alguns cravos, coloque em um recipiente de vidro fechado e junte com azeite de oliva. Deixe por 20 dias em local escuro, tendo o cuidado de diariamente mexer o recipiente para uniformizar a solução. Depois desse período em repouso o produto estará pronto para uso. Acompanhe o passo a passo no vídeo a seguir.

Gostou desse conteúdo? Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER ÓLEO DE CENOURA EM CASA PARA A TUA BELEZA

COMO FAZER MANTEIGA DE COCO → BONS USOS NA COZINHA QUE PRIVILEGIAM SUA SAÚDE

comO FAZER ÓLEO DE GENGIBRE EM CASA: REMÉDIO NATURAL CONTRA DOR E MUITO MAIS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Jose Rodrigues de Souza
    Publicado em 29/01/2021 às 5:55 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...