Como fazer máscara contra o Coronavírus. Veja os tutoriais


Como já falamos aqui, o uso de máscaras é uma espécie de proteção social, isso porque a pessoa que a usa protege as demais impedindo que os fluídos de suas vias respiratórias, principalmente as vias aéreas, se espalhem no ar, atingindo alguma superfície ou pessoa.

Portanto, fica claro que as máscaras oferecem algum grau de proteção, mas não são barreiras intransponíveis.

Mesmo assim, acredita-se que em breve a OMS passe a recomendar o uso delas, como uma ajuda a mais para conter a disseminação do novo coronavírus. Isso porque, estudos recentes indicam que o vírus se espalha pelo ar de maneira eficaz e a longas distâncias, o que antes não se sabia. Por isso, alguns países já obrigam o uso de máscaras em locais fechados e ou de pouca circulação de ar, como nos transportes públicos, nos supermercados e farmácias.

Tipos básicos de máscaras

Existem dois tipos básicos de máscaras faciais usadas por profissionais de saúde em ambientes infecciosos. A máscara cirúrgica comum, feita de tecido descartável, cujo objetivo é evitar que o usuário contamine o ambiente e a máscara N95, feita de microfibra sintética e materiais mais densos, cujo objetivo é evitar que o ambiente contamine o usuário.

Porém, a busca por materiais de proteção gerou um desabastecimento no mercado no Brasil e no mundo. Hoje vemos que vários países estão com materiais básicos em falta.

Não compre, faça!

O próprio Ministério da Saúde pediu para que as pessoas comuns não comprem mascarás cirúrgicas restringindo o seu uso aos profissionais de saúde e informou que vai lançar uma campanha para que as pessoas façam suas máscaras caseiras, como forma de proteção   justamente para impedir a propagação do vírus, até porque pessoas que estão assintomáticas, podem não saber que estão infectadas mas, se todas as pessoas usarem a máscara facial, diminui o risco de que espalhem o vírus e contaminem outras pessoas.

Dicas de uso

As principais dicas do próprio ministério são de que as máscaras feitas em casa tenham pelo menos duas camadas de tecido e que sejam de uso individual. Elas devem ficar bem ajustadas ao rosto, cobrir totalmente a boca e o nariz sem deixar espaços nas laterais. Use-as por no máximo duas horas, por isso, seria bom ter mais de uma para poder repor.

Atenção também ao retirá-las do rosto e não contaminar as mãos. Lave bem as mãos depois de retirá-las e lave-as bem se as máscaras forem do tipo reutilizáveis.

Para a lavagem das máscaras use água e sabão, água sanitária. Deixe-as de molho por 10 minutos e leve-as para secar ao sol. Use-as totalmente secas.

Para te ajudar na hora de fazer sua máscara, seguem alguns tutoriais que podem ser úteis.

Escolha o seu tutorial e #fiqueemcasa mas, se tiver que sair, #saidemascara 

Máscara descartável

Essa é muito simples fazer, sem costura e com um pano de cozinha descartável (fácil de encontrar no supermercado).

Máscara de pano com filtro

Esse modelo requer uso de máquina de costura. Ótima para quem quiser se dispor a fazer para toda a família. Com filtro, digamos é quase profissional! No capricho!

Reutilizando jeans velho

Este tutorial tem até teste de qualidade, mas o bom dele é a reutilização de material. Confira!

Costurada à mão

Uma máscara super fácil de fazer costurando à mão. Reutilize o pano que você tiver em casa.

Sem costura e reutilizável

O conceito é o mesmo do primeiro vídeo, só que aqui a vantagem é a máscara poder ser lavada e reutilizada.

Sem costura com meia velha

Essa é muito prática, não tem como não fazer. Mãos à obra:

Reutilizando T-shirt velha

Esse é o modelo que o Ministério da Saúde do Brasil está divulgando, é o modelo do Masks4All.

Talvez te interesse ler também:

Todo mundo de máscara. Mas será que elas funcionam mesmo?

Uma segunda onda de coronavírus no Brasil é possível, dizem especialistas

Coronavírus no Equador: cenas do fim do mundo. Mortos espalhados pelas ruas. Horror




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...