Por favor, usem máscaras laváveis e reutilizáveis, o meio ambiente agradece!


À medida que passa, fica cada vez mais evidente a importância do uso de máscaras, tanto para nos proteger, quanto para proteger os outros do novo coronavírus. No entanto, o aumento no uso de máscaras descartáveis está causando problemas sérios ao meio ambiente, mas a solução para esse problema é fácil: utilizar máscaras laváveis e reutilizáveis! Veja as opções.

Desde que a Covid-19 se espalhou pelo mundo, o uso de máscaras tornou-se cada vez mais indispensável no nosso dia a dia. Inicialmente, elas eram indicadas apenas para os profissionais da saúde ou para pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A importância do uso de máscaras

Com o passar do tempo, novos estudos indicaram que o uso de máscaras é necessário para todas as pessoas, principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação. Isso porque, ao contrário do que foi dito antes, o vírus não cai imediatamente na superfície quando tossimos ou espirramos, muito menos quando falamos.

Estudos recentes mostram que o vírus contido na tosse, por exemplo, pode chegar a 6 metros de distância, enquanto que o do espirro pode atingir até 8 metros. Ou seja, muito mais do que a tal distância segura de 1 metro, definida anteriormente.

Além disso, mais estudos recentes mostram que boa parte das gotículas expelidas na tosse, no espirro e até mesmo em uma simples conversa, ficam pairando por horas no ar. Diferente do que se acreditava inicialmente, o Sars-Cov-2 não cai imediatamente no chão quando é expelido, pois boa parte dele fica no ar, podendo ainda circular no ambiente através de correntes como as de um ar condicionado, por exemplo.

Daí a recomendação para não ficarmos aglomerados em locais fechados, principalmente com ar condicionado. O ideal é abrir as janelas e deixar o ar sair, mesmo que esteja fazendo muito frio lá fora. Além disso, se precisar utilizar o transporte público, ir à farmácia ou mercado, por exemplo, não deixe de utilizar a máscara, pois elas ajudam a evitar que a própria pessoa se contamine e também que outras pessoas sejam contaminadas.

Máscaras descartáveis estão poluindo o meio ambiente

Sabemos que as máscaras são essenciais para evitar a disseminação do novo coronavírus, mas as descartáveis estão causando um novo (velho) problema: a poluição do meio ambiente.

Máscaras descartáveis são feitas de polipropileno, material que não se deteriora rapidamente. E, quando isso acontece, vira micropartículas que vão parar nos oceanos e, consequentemente nos estômagos dos animais marinhos.

No entanto, o problema não está só nas micropartículas, mas sim no descarte incorreto que vem acontecendo mais frequentemente durante a pandemia de Covid-19. Pesquisadores alertam para a quantidade de máscaras encontradas nos oceanos, principalmente na costa  marítima de Hong Kong.

“Encontramos 70 máscaras descartadas a 100 metros da praia e outras 30 máscaras quando voltamos uma semana depois”, disse Gary Stokes, fundador da OceanAsia.

As evidências indicam que as máscaras encontradas nesses locais foram utilizadas na China, mas isso é passível de acontecer em todo o mundo, uma vez que todos nós estamos passando por essa pandemia. No entanto, podemos evitar esse desastre se não quisermos causar um novo problema ao planeta, além da pandemia.

Animais marinhos como tartarugas, golfinhos e peixes, podem morrer sufocados ao engolirem as máscaras descartáveis, assim como ocorre com canudos, garrafas e sacolas plásticas. Por isso se faz tão importante não só o descarte correto desses itens, mas também a substituição dos mesmos por materiais reutilizáveis.

No caso das máscaras, por exemplo, existem várias maneiras de substituir as de polipropileno, por versões de pano, as quais podem ser lavadas e reutilizadas.

Máscaras de pano, dá para fazer até com meia velha!

O uso de máscara é tão essencial, que o próprio Ministério da Saúde lançou uma campanha para as pessoas fazerem máscaras caseiras. E graças à criatividade do ser humano, surgiram novas ideias para substituir as máscaras descartáveis que, além de escassas no mercado, poluem demais o meio ambiente.

Já inventaram máscaras de pano com filtro, jeans usado, costuradas a mão, sem costura e até feita com meia velha e camiseta! Veja os tutoriais aqui em -> Como fazer máscara contra o Coronavírus e crie sua máscara personalizada. Além proteger você mesmo e os outros, ajuda a salvar o meio ambiente!

Talvez te interesse ler também:

Como descartar vidro? Os garis ensinam e viralizam

China, um dos países que mais produz plástico, proíbe sacolas e canudos nas cidades

Sacola feita à base de mandioca pode servir de alimento para os peixes




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...