Máscaras de pano funcionam bem, mas só se lavadas corretamente


Elas passaram a fazer parte da vida de todos, desde que a pandemia de coronavírus surgiu. As máscaras já estão inseridas no cotidiano. No entanto, ainda existem muitas dúvidas se elas realmente funcionam.

Um estudo da UNSW Sidney traz algumas respostas sobre isso.

Segundo os pesquisadores, as máscaras de pano podem ser tão efetivas quanto as cirúrgicas, desde que lavadas corretamente.

E como é a forma certa? Logo após o uso, em temperaturas altas. Isso mesmo!

Não adianta lavar à mão. Usar por dias também não é nada recomendado.

O estudo

Para chegar a esses resultados os pesquisadores analisaram dados de um ensaio clínico randomizado, publicado em 2015. O ensaio em questão contou com participação de profissionais de saúde de hospitais no Vietnã, em 2011.

Aleatoriamente, os integrantes foram designados a usar máscaras de pano, cirúrgicas ou nenhuma máscara. Na pesquisa feita pela UNSW Sidney, houve um mergulho profundo nesse estudo. O que eles descobriram é que as máscaras de pano que foram lavadas na lavandeira do hospital se mostraram tão eficazes quanto as cirúrgicas. Já os profissionais que lavaram as máscaras manualmente tiveram o dobro de risco de infecções do que os que usaram a lavanderia do hospital.

Vale lembrar que o estudo analisou dados de anos atrás, ou seja, não testou a eficácia para o SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, mas sim outros micro-organismos respiratórios comuns, como os causadores de gripes e resfriados.

Além disso, a pesquisa ressalta que é improvável que pessoas comuns entrem em contato com a quantidade de micro-organismos que um profissional de saúde de hospital tem acesso.

De todo modo, a recomendação é de lavar as máscaras diariamente, na máquina de lavar se programada a temperatura de 40 ou 60 graus – o suficiente para ser efetiva na desinfecção recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –  ou com lavagem a mão em água quente a 60 graus Celsius com sabão em pó. Ou seja, deixando a máscara de molho nessa temperatura.

De qualquer modo, vale a pena usar as máscaras de pano porque:

  1. o algodão é muito mais respirável do que as máscaras cirúrgicas feitas de material sintético,
  2. porque máscaras de pano são reutilizáveis e economizam ao meio ambiente a decomposição de materiais poluentes e perigosos (dado que a maioria não faz o descarte correto)
  3. máscaras de pano são mais econômicas (se reutilizadas) e funcionam igualmente bem.

Dito tudo isso, é claro! Máscaras de pano são ótimas mas é preciso higienizá-las. Que tal, quando for cozinhar e colocar água para ferver (macarrão, chá) aproveitar o momento e retirar m pouco d’água quente para higienizar as máscaras?

Economia e meio ambiente a gente adora, até porque…. uma coisa tem tudo a ver com outra!

Talvez te interesse ler também:

O novo cigarro: máscaras e luvas por todo lugar. O lixo humano é irremediável

Por favor, usem máscaras laváveis e reutilizáveis, o meio ambiente agradece!

Como fazer máscara contra o Coronavírus. Veja os tutoriais




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...