Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer

Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer

A couve-flor e o brócolis são dois vegetais da família das couves (Cruciferae ou Brassicae) muito ricos em propriedades nutricionais e medicinais. Essas duas flores de cabeça, uma verde outra branca, são potenciais amigas quando se trata de lutar contra processos cancerígenos no nosso organismo.

Tanto a couve-flor quanto o brócolis podem ser comidos cozidos, de preferência ao vapor, em saladas ou outros pratos de sua preferência.

Algumas pessoas têm o costume de descartar os talos e folhas de ambos esses vegetais o que é uma perda de alimentos de ótima qualidade – os talos mais grossos você poderá picar e jogar na sopa, ou então, descascar (tirar a camada externa, que é mais dura) e usar como aspargos em saladas.

Há quem indique o consumo de brócolis e couve-flor também crus. Cabe a você experimentar pois, são verduras que não há contraindicação no consumo in natura.

O brócolis é um dos alimentos que aumentam a velocidade do nosso metabolismo. Ambos são alimentos bastante calóricos portanto, o X da questão é a alimentação equilibrada, balanceada e usando, ora brócolis, ora couve-flor, ora outra crucifera, para manter a saúde em alta.

Couve-flor, boa fonte de vitaminas

A couve-flor é boa fonte de vitaminas (Vit. C, ácido fólico, Vit. K, Vit. B1, B2, B3 e Vit. E). Nos minerais, é ricas em cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cloro, enxofre, ferro, sódio e manganês. Também é boa fonte proteica, gorduras insaturadas e ômega 3.

Ação medicinal da ingestão da couve-flor

A couve-flor age como fortificante, mineralizante, neutralizante da acidez estomacal e é indicada em casos de fraqueza geral, prisão de ventre, problemas gástricos, indigestão, diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão – estes são os usos mais comuns.

Porém, a couve-flor, aliada a uma dieta balanceada, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, reduz os riscos de acidentes vasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas.

Leia mais: 10 ALIMENTOS E DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Seu consumo também tem ação na na manutenção dos ossos, cérebro e saúde celular, no equilíbrio eletrolítico do nosso organismo e na manutenção de níveis adequados de colesterol no sangue. Outros benefícios da couve-flor: seu potencial antioxidante retarda o envelhecimento, repara o DNA, protege de da perda de memória, previne crises de epilepsia e até previne a alopecia.

Brócolis rico em ácido fólico

brocolis

Fonte foto

O brócolis é rico em ácido fólico, betacaroteno (provitamina A), cálcio, ferro, fibras, flavonoides, indol, isotiocianatos, proteína, vitamina do complexo B, C, E, zinco e tem reconhecidas propriedades medicinais como anticancerígeno, anti-inflamatório calcificante, calmante, diurético, emoliente, laxante e vitaminizante.

Brócolis na cura

O brócolis é um vegetal usado na cura desde tempos imemoriais – desde épocas antes de Cristo, era recomendado seu cultivo e seu consumo para uma grande diversidade de males muitos dos quais ainda hoje se confirmam. As indicações mais comuns para o uso medicinal do brócolis são: anemia, ansiedade, bloqueio ou redução de danos celulares no caso de tumores e câncer, carência de vitaminas A, C e E, colite, deficiência de calcificação, inflamação, irritabilidade.

É mais frequente o uso de todas as partes verdes do brócolis – folha, talos e flores – cozidas em vapor ou refogadas diretamente.

Algumas pessoas podem sofrer de maior formação de gases intestinais por conta de irritação da mucosa gástrica com o consumo de brócolis cozido pois se eleva o seu teor de enxofre. Caso você tenha esses incômodos, consuma menos quantidade, refogue as flores e folhas jovens, não consuma a água de cozimento.

Brócolis e couve-flor estimulam gene com função anticancerígena

receitas com couve-flor

Segundo o médico nutrologista, Durval Rivas

“Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam que o ácido indol-3-carbinol encontrado nesses vegetais têm a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata.”

Leia mais: BRÓCOLIS, REPOLHO E COUVE CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO

Uma outra informação interessante é esta_- no caso do câncer de próstata, a ingestão de brócolis para cura atua na redução de metastases – segundo um estudo científico publicado no Oxford Journal:

“A alta ingestão de vegetais crucíferos, incluindo brócolis e couve-flor, pode ser associado com um risco reduzido de câncer de próstata agressivo, particularmente doença extraprostática”.

Especialmente indicado para você:

COUVE: O VEGETAL MAIS NUTRITIVO DO MUNDO. VEJA PORQUE!

REPOLHO CURA: CONHEÇA OS USOS MEDICINAIS DESTE ALIMENTO

COUVE-FLOR: 3 RECEITAS ESPECIAIS

11 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR QUANDO COZINHAR VERDURAS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *