Demência senil: para preveni-la, beba suco de laranja!


Suco de laranja, uma bebida saborosa e saudável que além do mais é também útil também para o nosso cérebro. De acordo com novas pesquisas, beber suco de laranja pode reduzir o risco de demência senil em homens idosos em quase 50%.

A demência, que afeta um certo número de pessoas com mais de 65 anos, é uma doença caracterizada por uma deterioração progressiva das próprias funções cognitivas (pensamento, raciocínio, conhecimento), da personalidade e as intelectuais. Uma doença para a qual ainda hoje não há cura, e é por isso que os cientistas ainda estão procurando por um tratamento útil, que possa conter o problema.

O que é certo, no entanto, é que dá pra agir na prevenção e o que está estabelecido por ora, é que uma dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de ser acometido pela demência.

Um novo estudo, recentemente publicado na revista Neurology, descobriu que homens que bebem um copo de suco de laranja por os dias têm 47% menos probabilidade de ter dificuldades para lembrar, seguindo instruções ou circulando em área familiar.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Harvard, levou como amostra quase 28 mil homens, monitorados e estudados por 20 anos, em particular, examinando como o consumo de frutas e legumes afetava a capacidade cerebral deles. Os participantes do estudo responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares a cada quatro anos. Os pesquisadores então classificaram os homens (idade média de 51 anos no início do estudo) em cinco grupos com base no consumo de frutas e vegetais.

O grupo de consumo mais alto comia cerca de seis porções de legumes por dia, em comparação às duas porções do grupo com o menor consumo.

Para medir como o consumo de frutas e vegetais afetava a saúde do cérebro, os pesquisadores testaram os participantes (quando tinham em média 73 anos) sobre as suas habilidades de pensamento e memória. Nos testes, às pessoas foram solicitadas de lembrar de eventos recentes ou itens em listas de compras.

No geral, 6,6% dos homens que ingeriram a maior parte de frutas e legumes tiveram um baixo nível de função cognitiva e baixos resultados nos testes em comparação com os 7,9% dos homens que tinham comido menos. O consumo de frutas, em geral, não pareceu influenciar o risco de problemas cognitivos, mas beber suco de laranja, ao contrário, sim!

Como o autor principal do estudo, Changzheng Yuan, sustenta, a ingestão a longo prazo de vegetais, frutas mas sobretudo de suco de laranja, “pode ​​ser útil” para a manutenção da função cognitiva.

O novo estudo, portanto, fornece suporte para a importância de uma dieta saudável a fim de afastar a degeneração do cérebro, que vem com o avanço da idade.

Segundo a Dra. Hannah Gardener, pesquisadora da Universidade de Miami que não esteve envolvida nas pesquisas, as frutas e os vegetais são ricos em vitaminas e nutrientes, incluindo antioxidantes, que podem ajudar a proteger o cérebro dos danos causados pelo tempo.

Mas os especialistas nos lembram que não devemos exagerar com o consumo de laranja ou de suco de laranja, porque rico em calorias de açúcar concentrados na fruta. Portanto, é aconselhável não consumir mais de um copo por dia.

Talvez te interesse ler também:

DEMÊNCIA SENIL – SINTOMAS, FASES E TRATAMENTOS

BEBER UMA XÍCARA DE CHÁ POR DIA PREVINE A DEMÊNCIA SENIL

LARANJA, DOCE, AZEDA, AMARGA, SAÚDE EM GOMOS PARA O CORAÇÃO, OLHOS E PELE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...