Como usar Óleos Essenciais para equilibrar os Chakras


A aromaterapia é uma prática que utiliza óleos essenciais para promover equilíbrio e bem-estar físico e emocional. Os chakras são centros de energia no corpo humano que, quando desequilibrados, podem causar perturbações psíquicas e problemas de saúde. A combinação de óleos essenciais com os chakras pode ajudar a alinhar e equilibrar esses centros de energia.

Neste conteúdo serão fornecidas informações que contribuirão para o uso terapêutico dos óleos essenciais em prol do equilíbrio dos chakras. Acompanhe e saiba mais.

Relação entre os Óleos Essenciais e os Chakras

A relação entre óleos essenciais e chakras é um tema que combina práticas ancestrais de cura com aromas extraídos da natureza, e que chegaram aos nossos dias na forma da aromaterapia.

A aromaterapia é uma prática que envolve o uso de óleos essenciais, que são extratos concentrados de plantas, para promover o bem-estar e a cura.

Os óleos essenciais são conhecidos por suas propriedades terapêuticas, incluindo propriedades calmantes, estimulantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, entre outras. Sendo assim, a combinação de óleos essenciais e chakras pode ajudar a harmonizar esses centros de energia, promovendo um estado geral de saúde e bem-estar.

De acordo com as tradições espirituais e filosóficas do hinduísmo, budismo e outras culturas orientais, existem sete principais chakras que estão alinhados ao longo da coluna vertebral, começando na base e subindo até o topo da cabeça.

Cada chakra está associado a diferentes aspectos da saúde física, mental, emocional e espiritual.

Como usar Óleos Essenciais para equilibrar os Chakras

Fonte da Imagem: Harmonie Aromaterapia

Uso dos Óleos Essenciais para Equilibrar os Chakras

Cada chakra tem uma relação direta com estados internos e algum órgão do corpo, e pode ser equilibrado ou ativado por um ou mais óleos essenciais. Aqui estão algumas correspondências comuns entre óleos essenciais e chakras:

Chakra Básico/da Raiz (Muladhara)

Este chakra fica localizado na região do cóccix, na base da coluna vertebral, e está associado à segurança, estabilidade e sobrevivência.

Em equilíbrio: Centro da vontade e potência do ser.

Disfunção: Raiva, dor emocional, culpa, vergonha, impaciência, intolerância e orgulho. Também, fadiga, anemia, pressão baixa e frigidez.

Óleos indicados: Sândalogerânio, cedro e patchouli são frequentemente usados para equilibrar o chakra da raiz, ajudando a promover a sensação de aterramento e segurança.

Aplicação: Aplicar 1 gota na base do crânio ou pingar uma gota na palma da mão e esfregar na outra e, com as mãos em concha, colocar a uma certa distância do nariz e inalar o aroma por alguns minutos. Também pode colocar até 3 gotas em 1 litro de água para banho, massageando o chakra de base.

Chakra Sacral/Sexual (Svadhisthana)

Este chakra fica localizado na região do baixo ventre, uns três dedos abaixo do umbigo, e está relacionado à criatividade, sexualidade e emoções.

Em equilíbrio: Boa vontade, amor e segurança interior.

Disfunção: Possessividade, ganância, medo de perdas, abandono, ciúme, inveja, ressentimento e solidão. Também cãibras, cólicas, desordens respiratórias e gastrointestinais.

Óleos indicados: Óleos essenciais como  de laranja, hortelã, ylang-ylang e sálvia são frequentemente associados ao chakra sacral e podem ajudar a estimular a energia criativa e emocional.

Aplicação: Aplicar 1 gota no meio da testa ou inalar com as mãos em concha (conforme já explicado). Pode também adicionar até 3 gotas diluídas em 1 litro de água para banho, massageando o chakra umbilical.

Chakra Umbilical/do Plexo Solar (Manipura)

Localizado na área do plexo solar (na região do umbigo), este chakra está ligado ao poder pessoal e autoestima.

Em equilíbrio: Vontade de saber e estado de alegria genuína

Disfunção: Ansiedade, paranóia, agitação mental, obsessão, falta de concentração, dúvida, rigidez mental.

Óleos indicados: Óleos essenciais como gengibre, hortelã-pimenta e alecrim são usados para fortalecer o chakra do plexo solar e aumentar a autoconfiança.

Aplicação: Aplicar 1 gota na base do crânio ou inalar com as mãos em concha. Também pode adicionar no máximo 3 gotas diluídas em 1 litro de água para banho e massagear o chakra do plexo solar.

Chakra Cardíaco/do Coração (Anahata)

O chakra do coração fica no centro do peito e está relacionado ao amor, compaixão e relacionamentos.

Em equilíbrio: Idealismo e altruísmo. Quase nunca desequilibra, a não ser que esteja em fase de grande transição.

Disfunção: Palpitação, taquicardia, pânico, sentimento de perda e separação.

Óleos indicados: Óleos essenciais como rosa, eucalipto, lavanda e manjericão podem ser usados para abrir e equilibrar o chakra do coração, promovendo o amor próprio e relações saudáveis com os outros.

Aplicação: Aplicar 1 gota no tórax (na parte do centro do peito) ou inalar com as mãos em concha. Pode também colocar no máximo 3 gotas diluídas em 1 litro de água para banho e massagear o chakra cardíaco.

Chakra Laríngeo/da Garganta (Vishuddha)

Este chakra está associado à comunicação e expressão.

Em equilíbrio: Vontade de criar e comunicação verbal eficaz.

Disfunção: Medo do fracasso ou sucesso, frustração, dificuldade na expressão oral, mágoa oculta ou reprimida. Também resfriados, gripes, herpes e problemas no sistema linfático.

Óleos indicados: Óleos essenciais como camomila, tangerina, eucalipto e hortelã ajudam a clarear a mente e promover uma comunicação mais eficaz.

Aplicação: Aplicar 1 gota nas têmporas ou inalar com as mãos em concha. Pode também diluir até 3 gotas em 1 litro de água para banho e massagear o chakra da laringe.

Chakra Frontal/do Terceiro Olho (Ajna)

Localizado entre as sobrancelhas, o terceiro olho está ligado ao espiritual e à sabedoria interior.

Em equilíbrio: Liderança e poder.

Disfunção: Arrogância, ganância, perseguição, ressentimento, compulsão, ânsia, dependência e abuso de drogas.

Óleos indicados: Óleos essenciais como lavanda, laranja, olíbano e sálvia esclareia podem ajudar a abrir o terceiro olho e promover a intuição.

Aplicação: Aplicar 1 gota nas têmporas ou pôr até 3 gotas diluídas em 1 litro de água para banho e massagear o chakra frontal ou inalar o aroma com as mãos em concha.

Chakra Coronário/da Coroa (Sahasrara)

O chakra da coroa está no topo da cabeça e está relacionado à espiritualidade e à conexão com o divino.

Em equilíbrio: Vontade de servir, poder transcendental e intuição.

Sinais de Disfunção: obsessão, fobia, neurose, possessão, medo da doença, fragilidade espiritual e negativismo.

Óleos indicados: Incenso, lavanda, mirra e lótus são usados para abrir o chakra da coroa e promover a expansão espiritual.

Aplicação: Aplicar 1 gota no topo da cabeça ou diluir  de 3 gotas em 1 litro de água para banho e massagear o chakra coronário ou cheirar o aroma nas mãos em concha.

Outras Abordagens Terapêuticas

Além dos uso dos óleos essenciais, por meio da aromaterapia, existem outras abordagens terapêuticas que podem ser usadas para o equilíbrio dos chakras, tais como: meditação, yoga, reiki e outras terapias.

Se você percebe que está enfrentando desequilíbrios nos chakras que estão afetando sua saúde física ou emocional, é aconselhável procurar orientação de um profissional de saúde ou terapeuta holístico para receber apoio e orientação adequada.

É importante lembrar que a aromaterapia e outras terapias integrativas não substituem tratamentos médicos convencionais necessários. Caso tenha problemas de saúde ou esteja tomando medicamentos prescritos por um médico, consulte-o antes de utilizar os óleos essenciais e outros meios terapêuticos.

Você já fez uso de óleos essenciais?

Fontes:

  1. We Mystic
  2. Harmonie Aromaterapia

Saiba mais sobre óleos essenciais em:

11 melhores óleos essenciais para celulite. Veja como usar

Os melhores óleos essenciais para tratar artrite

Os melhores óleos essenciais para dor de cabeça e enxaqueca

Bergamota: Um verdadeiro tesouro para a saúde da mulher

Óleo essencial de canela: Usos e benefícios. Emagrece e muito mais

Como fortalecer a imunidade com esses 15 óleos essenciais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...