Bergamota: um verdadeiro tesouro para a saúde da mulher


A bergamota é uma laranja, meio amarga e muito aromática, cujo nome científico é Citrus aurantium bergamia. Em diversas regiões brasileiras é conhecida com outros nomes como: mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo.

Como todos os cítricos, a bergamota é consumida ao natural, em sucos, doces e geleias porém, também é uma planta com propriedades medicinais interessantes, tanto nos frutos como nas folhas, casca e raízes.

Uso medicinal da bergamota

Segundo a literatura fitoterápica, a bergamota tem propriedades diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antiséptica, antibiótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

É usada em tratamentos contra estados febris, desintoxicação, desparasitação, retenção hídrica, gripes, ácido úrico, tensão nervosa, verminoses e resfriados.

Auxilia nos tratamentos de reumatismo, aterosclerose, hipertensão arterial, má digestão e dificuldades hepáticas.

O chá das folhas de bergamota tem efeito calmante que está relacionado ao conteúdo de óleo essencial da planta. Com esse efeito também pode entrar nos tratamentos contra ansiedade, tristeza e depressão.

Em tratamentos, ou na gastronomia, os usos da bergamota são diversos:

● Ao natural ou na forma de sucos e em saladas de frutas

● Na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, como máscaras, cremes, enxaguatórios bucais

● Na aromatização de banhos e óleos para massagem

● Na fabricação de pomadas, xampus, etc

Bergamota é rica em quê?

O suco da bergamota é rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C e a sua casca possui elevado teor de vitaminas A, B1, B2 e C; niacina, calcio e fósforo. Também é uma grande fonte de magnésio, mineral muito importante na síntese das proteínas e na contração muscular.

A bergamota e a saúde feminina

A bergamota traz benefícios especiais para as mulheres:

Uso dermatológico

Em cremes, perfumes, desodorantes, shampoos, é perfeita para a pele oleosa e mista, ajudando na sua limpeza, por suas propriedades desinfetantes e desengordurantes, sendo especialmente indicada nos casos de acne. Os cremes de bergamota têm especial efeito na melhora da circulação das pernas reduzindo o risco e impacto das varizes.

A bergamota também tem ação cicatrizante e redutora de rugas e marcas de expressão no entanto, como cítrico, é fotossensível sendo perigoso seu uso diurno que poderá causar queimaduras e manchas, por efeito da luz solar.

Uso medicinal

È excelente nos problemas digestivos e tem ação reguladora do metabolismo promovendo a melhor absorção de nutrientes e a decomposição do açúcar, controlando os níveis de glicose no sangue. É hipercolesterolêmica pois inibe a enzima HMG-CoA ajudando a reduzir a produção de LDL (o colesterol mau). Também tem ação anti hipertensiva pois é vasodilatadora.

Uso aromaterapico

Tem propriedades anti-sépticas e anti-infecciosas, alivia o estresse, a ansiedade, tem efeito calmante e é indutor de um sono reparador.

E, na gastronomia, a bergamota é usada na preparação do chá Earl Grey, em conjunto com o chá preto.

De minha experiência pessoal recomendo a feitura de tintura da casca da bergamota (retirar todo o branco do interior da casca, cortar em pedacinhos, mergulhar em veículo alcoólico, em frasco escuro, por 15 dias ou mais, coar e usar, em gotas) ou das folhas frescas, tanto para uso fitoterápico quanto aromático.

As tinturas vegetais são intensamente ricas, potentes em seus efeitos e de longa durabilidade. O uso que eu faço é de 5 a 15 gotas de tintura em um copo de água, até 4 vezes ao dia. Como a reação é individual você deverá procurar sua dose ótima sabendo, de antemão, que a bergamota não tem contraindicações ou riscos, para sua ingestão.

Especialmente indicado para você:

LARANJA, DOCE, AZEDA, AMARGA, SAÚDE EM GOMOS PARA O CORAÇÃO, OLHOS E PELE

10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO

CHÁ DE CASCA DE LARANJA – REMÉDIO DOS BONS PARA ENXAQUECA, COLESTEROL E MUITO MAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...