Causas Emocionais e Metafísicas da Síndrome do Pânico


A Síndrome do Pânico é um distúrbio de ansiedade debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora sua causa seja multifacetada e complexa, a compreensão das causas emocionais e metafísicas desempenha um papel crucial na abordagem deste distúrbio.

A Síndrome do Pânico não pode ser considerada exclusivamente como uma questão puramente biológica; ela está intrinsecamente ligada às emoções e à esfera metafísica da existência humana.

Neste conteúdo, nos aprofundaremos nas causas emocionais da síndrome do pânico, buscando compreender como fatores psicológicos, experiências de vida e questões mais abstratas podem influenciar o surgimento e a manifestação dessa condição desafiadora.

A seguir, examinaremos as diversas causas emocionais desse transtorno, sob a perspectivas de especialistas na relação entre corpo e emoção, bem como na abordagem holística da Medicina Tradicional Chinesa. Confira!

Cristina Cairo – Linguagem do Corpo

A autora Cristina Cairo é conhecida por suas abordagens sobre a linguagem do corpo e as conexões entre emoções e saúde. Para essa especialista em linguagem do corpo, as causas da Síndrome do Pânico podem estar relacionadas a conflitos emocionais não resolvidos, problemas psicológicos subjacentes, traumas passados ​​e até mesmo à vida intrauterina, se a mãe passou por muito estresse e tensão.

Ela acredita que as emoções reprimidas e não expressas podem se manifestar no corpo na forma de sintomas físicos, incluindo ataques de pânico.

Valcapelli e Gasparetto – Metafísica da Saúde

Valcapelli e Gasparetto são autores que exploram a relação entre emoções e saúde por meio da metafísica, uma abordagem que considera as emoções como fatores influentes na manifestação de doenças.

No livro “Metafísica da Saúde”, eles abordam as causas emocionais da Síndrome do Pânico de acordo com essa perspectiva.

Conheça algumas possíveis causas emocionais da Síndrome do Pânico de acordo com esses autores:

Medo do desconhecido

A Síndrome do Pânico pode estar relacionada ao medo do desconhecido ou a situações que não podem ser controladas. As pessoas que experimentam esse sintoma podem ter medo de perder o controle de si mesmas ou de suas vidas, o que pode desencadear em ataques de pânico.

Traumas passados

Experiências traumáticas do passado, como abuso, perda de entes queridos ou eventos traumáticos, podem criar emoções reprimidas que se manifestam como ataques de pânico.

Ansiedade e estresse

Altos níveis de ansiedade e estresse podem desencadear ataques de pânico. A sobrecarga emocional pode sobrecarregar o sistema nervoso e levar a efeitos físicos intensos.

Supressão de emoções

A repressão ou negação de emoções intensas e negativas pode levar ao acúmulo de estresse emocional, que pode eventualmente se manifestar em sintomas físicos, como os experimentados na Síndrome do Pânico.

Questões de controle e segurança

Preocupações excessivas com o controle e a segurança podem criar ansiedade e medo, contribuindo para ataques de pânico. As pessoas que lutam com sentimentos de insegurança podem ser mais suscetíveis a essa condição.

Crenças limitantes

Crenças negativas sobre si mesmo, o mundo ou o futuro podem contribuir para a Síndrome do Pânico. Essas ações podem aumentar a ansiedade e o medo, desencadeando ataques de pânico.

Louise Hay – Você pode curar sua vida

Louise Hay, autora do livro “Você Pode Curar Sua Vida”, é conhecida por sua abordagem metafísica e espiritual para questões de saúde e bem-estar. Segundo sua perspectiva, as causas emocionais da Síndrome do Pânico e outras doenças estão relacionadas a padrões de pensamento negativo, aparentemente limitantes e emoções reprimidas.

De acordo com Louise Hay, as causas emocionais da síndrome do pânico podem incluir:

Medo intenso

O medo é uma emoção central na Síndrome do Pânico. Louise Hay associa pensamentos de medo, ansiedade e preocupações básicas ao desenvolvimento da condição.

Falta de controle

Sentimentos de falta de controle sobre a própria vida podem desencadear a Síndrome do Pânico.

Autocrítica e baixa autoestima

A autocrítica excessiva, a falta ou a baixa autoestima podem levar a pensamentos negativos que desencadeiam ansiedade e pânico.

Negação de sentimentos

Louise Hay acredita que reprimir emoções ou negar a si mesmo a expressão adequada de sentimentos pode levar a um desequilíbrio emocional, incluindo a Síndrome do Pânico.

Traumas passados ​​não resolvidos

Traumas emocionais não resolvidos podem desencadear a Síndrome do Pânico.

Visão da Medicina Tradicional Chinesa sobre a Síndrome do Pânico

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma abordagem única para entender e tratar condições de saúde, incluindo a Síndrome do Pânico.

A MTC tem uma visão holística em relação às doenças em geral e  trata o paciente como um todo, levando em consideração não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais e mentais. Esta terapia visa restaurar o equilíbrio global do corpo e da mente.

Como a MTC é um sistema holístico que se baseia em milhares de anos de observação e prática, sua visão é muito diferente da medicina ocidental. Veja os pontos fundamentais de como a MTC aborda a Síndrome do Pânico:

Qi e Equilíbrio Energético

A MTC acredita que a saúde está diretamente relacionada ao fluxo adequado de “Qi” (pronunciado como “chi”), que é a energia vital.

A Síndrome do Pânico é frequentemente vista como uma perturbação no fluxo de Qi, causada por um desequilíbrio energético. Isso pode resultar de fatores como estresse psicológico, emoções reprimidas, alimentação inadequada ou outros desequilíbrios internos.

Órgãos e Meridianos

Na MTC, órgãos como o Coração, o Fígado e o Baço estão associados a diferentes aspectos da mente e das emoções. Por exemplo, o Coração é considerado o órgão que abriga a mente e está ligado às emoções, incluindo a ansiedade.

Quando esses órgãos não estão funcionando em harmonia, podem surgir sintomas como a Síndrome do Pânico.

A MTC também descreve canais de energia chamados meridianos, que podem ser influenciados nesse processo.

Padrões de Desarmonia

Os praticantes da MTC avaliam os pacientes para identificar os padrões específicos de desarmonia que são relevantes para a Síndrome do Pânico. Esses padrões podem incluir deficiência de Qi, estagnação de Qi, excesso de calor no Coração, entre outros. O tratamento é adaptado com base no diagnóstico desses padrões.

Tratamento

O tratamento da Síndrome do Pânico na MTC geralmente envolve acupuntura, fitoterapia (uso de ervas medicinais chinesas), dieta alimentar e mudanças no estilo de vida.

A acupuntura visa restaurar o fluxo adequado de Qi nos meridianos, enquanto as ervas medicinais podem ser prescritas para equilibrar os órgãos e os padrões de desarmonia identificados.

A dieta também é de suma importância, e a MTC pode fornecer alimentos específicos para melhorar o equilíbrio energético.

Visão de Augusto Cury sobre a Síndrome do Pânico

Neste vídeo do Dicas da Mente, o famoso psiquiatra Augusto Cury fala sobre como a Síndrome do Pânico se manifesta e sobre como lidar e superar os gatilhos e sintomas desse transtorno:

@dicasdamentee #sindromedopanico #pensamentos #ansiedade #depressão #suportefamiliar #suportemedico #terapia #secuida #parati #fy ♬ Suspense, horror, piano and music box – takaya

Como sair do padrão emocional da Síndrome do Pânico

Como visto, nossas emoções e padrão mental podem desempenhar um papel fundamental na manifestção da Síndrome do Pânico.

Em suma, o estresse, a ansiedade, a repressão emocional, o medo excessivo e a falta de segurança podem contribuir para desencadear esse transtorno que afeta tantas pessoas.

Para evitar que esse transtorno comprometa a qualidade de vida e o bem-estar é preciso:

  • Se autoconhecer e se auto-observar. Será que os medos que você sente são mesmo tão grandes assim?
  • Viver o momento presente
  • Desapegar do passado
  • Respirar com calma e desacelerar
  • Relaxar e ouvir mais o corpo
  • Estabelecer  uma conexão equilibrada consigo mesmo
  • Buscar expressar e harmonizar os pensamentos e sentimentos
  • Cultivar atitudes e hábitos salutares
  • Envolver-se com prática como meditação, yoga, respiração consciente e tai chi chuan, pois contribuem para resgatar o equilíbrio e a serenidade
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Dormir bem e promover pausas de descanso, quando necessário

Além de todas essas recomendações, é fundamental lembrar que a Síndrome do Pânico é uma condição que geralmente requer tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.

O tratamento pode incluir psicanálise, psicoterapia, medicamentos e outras abordagens terapêuticas.

Se alguém do seu convívio sofre desse mal, compartilhe essas informações para que você possa contribuir para o entendimento desse transtorno e ajudar a pessoa a lidar melhor com esse problema.

Fontes:

  1. Cristina Cairo – Linguagem do Corpo  – (pdf de Ligia de Noronha)
  2. Cristina Cairo – Linguagem do Corpo – Volume II (pdf de Espaço Viver Zen)
  3. Escola Brasileira De Linguagem Do Corpo e Psicanálise Cristina Cairo
  4. Valcapelli & Gasparetto – Metafísica da Saúde – Google Drive
  5. Louise Hay – Você pode curar sua Vida – (Academia Edu-Denis Baptista)
  6. Espaço Terapêutico Fu Hsi 
  7. Thriving With Eastern Medicine e Acupuncture
  8. Dicas da Mente

Para mais conteúdos sobre Causas Emocionais das Doenças, talvez te interesse ler também:

Causas emocionais da dor e outros problemas na garganta

Causas emocionais de quedas e fraturas

Causas emocionais de Fascite Plantar e tratamentos

As Causas emocionais das doenças intestinais

Causas emocionais das doenças no pâncreas na Medicina Chinesa

As Causas emocionais das doenças pulmonares




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...