Causas Emocionais de Quedas e Fraturas


A incidência de quedas e fraturas, principalmente quando ocorrem de forma recorrente, pode ter causas de natureza emocional. Neste conteúdo, exploraremos as diversas origens emocionais das quedas e fraturas, sob a perspectiva de especialistas que estudam a conexão entre o estado emocional e a saúde corporal, bem como na abordagem holística da Medicina Tradicional Chinesa.

Cristina Cairo e a Linguagem do Corpo

A autora Cristina Cairo é amplamente reconhecida por suas teorias sobre a influência das emoções na saúde do corpo, abordando temas relacionados à linguagem corporal e psicossomática.

Em sua obra “Linguagem do Corpo”, Cristina Cairo argumenta que quedas e fraturas podem ter origens emocionais.

Essa perspectiva geralmente se fundamenta na ideia de que emoções reprimidas ou não expressadas podem impactar o corpo de diversas maneiras, incluindo a saúde física.

Conforme as informações compartilhadas no livro “Linguagem do Corpo”, as fraturas ósseas podem estar relacionadas a questões emocionais e à dinâmica dos relacionamentos com nossos pais, filhos ou outras pessoas próximas.

As fraturas muitas vezes simbolizam uma quebra de autoridade, frequentemente ligada a sentimentos de raiva e rebeldia.

No caso de fraturas ocorridas no lado direito do corpo, elas podem indicar ressentimentos em relação à mãe ou a uma figura feminina. Por outro lado, fraturas no lado esquerdo podem estar relacionadas ao pai ou a uma figura masculina.

Ademais, diferentes partes do corpo fraturadas podem ter significados emocionais específicos:

Cabeça

Está relacionado a relacionamentos conflituosos com pais ou autoridades que impõem sua autoridade de forma rígida sobre os filhos e outras pessoas.

Braços

Indicam pessoas que rompem bruscamente com seus pais, pessoas do convívio ou figuras de autoridade de maneira imprudente.

Mãos

Refletem conflitos e rupturas com pais, sócios, familiares, colegas de trabalho ou figuras de autoridade.

Pés

Estão relacionados à relação com pais que adotam comportamentos infantis e têm dificuldade em compreender a vida. Vale lembrar que, muitas vezes, as pessoas reproduzem os comportamentos de seus pais por padrão familiar.

Dedos

Cada dedo fraturado está relacionado a diferentes emoções e significados:

  • Dedo mínimo (mindinho): Desarmonia e frustração no ambiente familiar.
  • Dedo anelar: Desequilíbrio em relações afetivas, como entre casais.
  • Dedo médio: Conflitos sexuais entre os pais ou figuras responsáveis pelo filho (a), levando à raiva do parceiro e ao desejo inconsciente de romper com essa relação.
  • Dedo indicador: Pais acusadores que culpam os próprios filhos pelos sofrimentos que enfrentam.
  • Dedo polegar: Problemas com pais autoritários ou figuras de autoridade.

Dedos dos pés

Têm os mesmos significados dos dedos das mãos, mas em relação ao futuro, incluindo problemas com ansiedade.

Quadris

Refletem pais sem estabilidade emocional que reprimem suas dores emocionais, levando os filhos a seguirem o mesmo padrão.

Fêmur

Está ligado a pais avarentos e rígidos na disciplina e conduta dos filhos, influenciando seus filhos a seguirem o mesmo padrão na vida adulta.

Coxas

Representam pais rebeldes que romperam com figuras de autoridade no passado, influenciando seus filhos a serem igualmente revoltados.

Pernas

Indicam pessoas que decidem romper relações que impedem seu desenvolvimento ou que tiveram pais com essa configuração psicológica.

Tornozelos

Sinalizam relações conflituosas com pais ou pessoas inflexíveis.

Coluna

Indica a influência de pais orgulhosos ou com mágoas profundas que levaram a rompimentos de laços familiares e afetivos.

Valcapelli & Gasparetto: Metafísica da Saúde

O livro “Metafísica da Saúde” dos autores Valcapelli e Gasparetto propõe uma abordagem metafísica para entender as causas emocionais por trás dos problemas de saúde, incluindo quedas e fraturas.

Segundo essa abordagem, cada doença ou condição de saúde tem uma causa emocional subjacente. Seguem algumas das possíveis causas emocionais de quedas e fraturas, de acordo com a perspectiva apresentada neste livro:

Desafio à autoridade

Quedas e fraturas podem estar relacionadas a questões emocionais ligadas ao desafio à autoridade. Isso pode incluir resistência a figuras de autoridade em sua vida, como pais, professores, chefes ou outras figuras de poder.

Sentimentos de rebeldia e ressentimento também podem contribuir para a tendência de se acidentar, cair e se machucar.

Insegurança e medo

Sentimentos profundos de insegurança e medo podem levar a quedas e fraturas. A falta de confiança em si mesmo pode se manifestar fisicamente na forma de acidentes. Uma pessoa pode estar se sentindo insegura em vários aspectos de sua vida, como financeira, emocional ou socialmente.

Desejo de atenção

Uma pessoa pode sentir que não está recebendo a atenção e o apoio necessários e, de forma inconsciente, pode acabar se acidentando em busca desse apoio.

Conflitos internos

Conflitos internos não resolvidos, como sentimentos de culpa, remorso ou indecisão, podem se manifestar fisicamente como quedas e fraturas. A falta de clareza emocional e mental pode afetar a coordenação motora, o equilíbrio corporal e a capacidade de evitar acidentes.

Resistência à mudança

Se alguém está resistindo a mudanças significativas em sua vida, como mudanças de emprego, relacionamentos ou situações de vida, isso pode se manifestar como quedas e fraturas. A resistência à mudança pode criar um ambiente emocional tenso e contribuir para a falta de equilíbrio e estabilidade.

Raiva reprimida

A raiva reprimida pode ser uma causa subjacente de quedas e fraturas. Quando uma pessoa não expressa raiva e frustração, essa energia emocional acumulada pode se manifestar de maneira negativa em seu corpo, resultando em acidentes.

Louise Hay: Você pode curar sua vida

Louise Hay é uma autora conhecida por seu trabalho no campo do desenvolvimento pessoal e da cura emocional. Ela aborda, em seu livro “Você Pode Curar Sua Vida”, a relação entre as emoções e a saúde física. Segundo Louise Hay, muitas doenças e condições físicas têm suas raízes em desequilíbrios emocionais e padrões de pensamento negativo. Em seu livro, ela oferece insights sobre as causas emocionais por trás de várias condições de saúde, incluindo quedas e fraturas.

Para Louise Hay, as causas emocionais de quedas e fraturas estão relacionadas a crenças negativas e distorções cognitivas que podem enfraquecer o corpo e aumentar a probabilidade de acidentes.

Aqui estão algumas das causas que essa autora menciona:

Medo

O medo excessivo ou constante pode fragilizar os ossos e fazer com que uma pessoa fique mais propensa a acidentes, quedas e fraturas.

Dificuldade em se adaptar às mudanças

Se alguém está resistindo às mudanças em sua vida, isso pode se manifestar fisicamente através de quedas, que simbolicamente representam a falta de apoio ou resistência ao avanço.

Falta de apoio emocional

A falta de apoio emocional ou social pode criar sentimentos de isolamento e solidão que podem afetar a saúde física e aumentar o risco de acidentes.

Desarmonia emocional

Louise Hay acredita que desarmonia emocional e conflitos internos não resolvidos podem enfraquecer o corpo e tornar uma pessoa mais vulnerável a acidentes.

Repressão das emoções

Emoções reprimidas ou não expressas podem aumentar a tensão no corpo, tornando a pessoa mais propensa a lesões ósseas.

Visão holítica da Medicina Tradicional Chinesa sobre quedas e fraturas

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aborda a saúde de uma maneira holística, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais, mentais e espirituais do paciente.

De acordo com a MTC, as emoções desempenham um papel significativo na saúde e no bem-estar do corpo, e os desequilíbrios emocionais podem contribuir para quedas e fraturas.

Aqui estão algumas das causas emocionais de quedas e fraturas de acordo com a MTC:

Pensamentos obsessivos

Pensamentos obsessivos e estresse mental podem prejudicar o ‘Qi’ ou ‘Chi’, afetando a concentração e aumentando o risco de acidentes, incluindo quedas.

Medo e ansiedade

Medo e ansiedade podem enfraquecer os rins, que estão associados à força e à estabilidade dos ossos, tornando-os mais frágeis e propensos a fraturas.

Frustração, amargura e raiva

Frustração, amargura e raiva estão associadas ao fígado na MTC. Quando o fígado está desequilibrado, o fluxo de energia do corpo pode ser afetado, o que pode resultar em falta de equilíbrio e da coordenação motora, predispondo à quedas.

Tristeza e Depressão

A tristeza profunda e a depressão podem prejudicar a respiração e enfraquecer o Qi na visão da MTC. Isso porque, a respiração é responsável pela distribuição do Qi e colabora para o fluxo sanguíneo pelo corpo. Quando o Qi está deficiente, a pessoa pode se sentir cansada e fraca, aumentando o risco de quedas.

Preocupação excessiva com o passado

A MTC também considera que o excesso de pensamentos sobre o passado pode prejudicar o Qi do baço. Isso pode levar a problemas de equilíbrio, fraqueza e falta de firmeza, aumentando a possibilidade de quedas.

Desânimo e falta de motivação

Na visão da MTC, o desânimo e a falta de motivação podem enfraquecer o Qi do coração. O coração é responsável por governar o sangue e o fluxo de energia pelo corpo. Quando o Qi do coração está fraco, pode haver falta de vitalidade e coordenação, o que pode contribuir para quedas.

Casos clínicos de quedas e fraturas associados as emoções

A fisioterapeuta holística Talita Ramazza expõe casos clínicos de quedas e fraturas relacionados a padrões emocionais, nos vídeos abaixo do seu canal:

Padrões emocionais da fratura no pé

Este vídeo apresenta Talita Ramazza abordando um caso clínico de fratura no pé direito sob a perspectiva da Linguagem do Corpo:

Padrões emocionais da fratura no braço

Neste outro vídeo, Talita Ramazza apresenta um caso clínico de fratura no braço esquerdo segundo a visão da Linguagem do Corpo de Cristina Cairo:

Como sair do padrão emocional de queda e fratura

As emoções desempenham um papel importante nas quedas e fraturas. O estresse, a ansiedade, a repressão emocional e a falta de segurança emocional podem contribuir para esses incidentes. Para prevenir quedas e fraturas relacionadas a fatores emocionais, é fundamental praticar o autoconhecimento, desenvolver uma relação saudável consigo mesmo, expressar sentimentos e manter pensamentos harmoniosos. Essas atitudes podem ajudar a preservar a saúde óssea e o equilíbrio corporal.

E você? Já passou por quedas e acidentes associados a causas emocionais?

Fontes:

  1. Cristina Cairo – Linguagem do Corpo -Primeiro Volume (pdf de Ligia de Noronha)
  2. Cristina Cairo – Linguagem do Corpo – Volume II (pdf de Espaço Viver Zen)
  3. Cristina Cairo – Portugal
  4. Eu sem Fronteiras
  5. Valcapelli & Gasparetto – Metafísica da Saúde – Google Drive
  6. Louise Hay – Você pode curar sua Vida – (Academia Edu-Denis Baptista)
  7. CETN – Centro de Estudos de Terapias Naturais 
  8. Talita Ramazza

Veja mais conteúdos relacionados às causas emocionais das doenças em:

Causas emocionais das doenças autoimunes

As causas emocionais das doenças intestinais

As causas emocionais das doenças pulmonares

Causas emocionais da dor e outros problemas na garganta

Causas emocionais de fascite plantar e tratamentos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...