Causas emocionais de Fascite Plantar e tratamentos


A fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta os pés e causa dores nos calcanhares e tendões, mais especificamente na fáscia plantar, uma faixa de tecido conectivo que se estende do calcanhar até os dedos.

Geralmente, a fascite plantar é causada por uma combinação de fatores físicos e mecânicos, como tensão repetitiva, desalinhamento biomecânico, excesso de peso, calçados inadequados ou  excesso de atividades físicas que exercem pressão excessiva nos pés.

No entanto, é importante observar que a saúde emocional e o bem-estar geral também podem desempenhar um papel na manifestação de certas condições físicas, incluindo a fascite plantar.

Neste conteúdo serão apresentadas causas emocionais que podem desencadear ou agravar a fascite plantar e tratamentos mais naturais para esse problema.

O que Caracteriza a Fascite Plantar?

A fascite plantar é uma condição dolorosa que afeta a sola do pé, principalmente a região dos calcanhares.

É uma condição médica caracterizada por inflamação na fáscia plantar, como já dito, uma faixa espessa de tecido conjuntivo que se estende dos calcanhar aos dedos dos pés.

A dor aumenta ao se levantar da cama de manhã e ao passar muito tempo em pé ou sentado.

Embora a fascite plantar seja comumente associada a fatores biomecânicos, também pode ter causas emocionais ou estar associada a elas. No entanto, é importante ressaltar que a causa exata da fascite plantar nem sempre é clara e pode ser multifatorial.

<em>                                      <a href="https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/ortopedia/fascite-plantar/">Saúde Bem-Estar.Pt</a></em>

                                      Saúde Bem-Estar.Pt

Causas Emocionais da Fascite Plantar

Alguns fatores emocionais que podem contribuir para a fascite plantar incluem:

Estresse

A fascite plantar é uma inflamação e, como tal, pode ser causada por estresse, ansiedade e ou por um estado de desânimo. Isso porque, o estresse emocional pode afetar padrões de sono, alimentação, atividade física, podendo nos levar a mudanças de hábitos de movimentação ou de alimentação.

Quando estamos estressados, tendemos a negligenciar a própria saúde. Além disso, o próprio estado de ânimo ruim libera hormônios em nosso corpo (cortisol) ligados à inflamação.

Inflamar significa “pôr fogo”. O estresse bota fogo em nosso corpo e cada um pode reagir à sua maneira, escolhendo inconscientemente em que parte do corpo deixar esse fogo queimar.

Tristeza e ansiedade

Emoções como tristeza ou ansiedade podem levar algumas pessoas a alterar sua postura ou forma de caminhar sem perceber, colocando uma carga excessiva na fáscia plantar.

Estados de depressão podem levar ao desinteresse em atividades físicas, o que pode enfraquecer os músculos do pé e da perna, tornando-os mais suscetíveis a lesões, como a fascite plantar.

Tensão emocional

A tensão emocional pode levar à rigidez muscular e desencadear dor. Algumas pessoas têm dificuldade em expressar suas emoções de forma saudável.

A repressão das emoções pode resultar em tensão acumulada no corpo, inclusive nos pés.

A fascite plantar pode ser uma manifestação física dessa tensão emocional reprimida.

Os Pés na Linguagem do Corpo

De acordo Cristina Cairo, em seu livro Linguagem do Corpo, os pés estão relacionados com o quanto compreendemos de nós mesmos, das situações da vida e sobre todas as pessoas com quem nos envolvemos.

Quaisquer problemas nos pés simbolizam que a pessoa não está esclarecida quanto aos rumos a seguir e não aceita as limitações.

Esta pessoa precisa compreender que para ser melhor, necessita ser perseverante e se harmonizar diante da vida.

É preciso saber lidar com seus limites e suas potencialidades para evitar  frustrações.

Todo ferimento ou dores que ocorrem nos pés, simbolizam que a pessoa reage de maneira infantil, frente a certos problemas e não consegue perceber que está sendo imatura.

Quanto mais ela ”soltar” as pessoas e os acontecimentos e não se deixar influenciar pela pressão de pessoas autoritárias e ansiosas, mais seus pés se tornarão resistentes e firmes.

Caminhe no seu ”tempo”, mas persista com seus planos. “Cresça!”: estes são os conselhos de Cristina Cairo.

Problemas nos Pés, segundo Louise L. Hay

Louise L. Hay, em Você Pode Curar Sua Vida, diz que os pés representam a compreensão de nós mesmos, da vida e dos outros. Por isso, para mantê-los saudáveis é preciso cultivar um padrão mental positivo. O padrão mental que Louise L.Hay recomenda é:

Minha compreensão é clara e estou disposto a mudar com os tempos. Estou seguro.

Segundo Louise L. Hay  problemas nos pés representam:

Medo do futuro e de não ir em frente.

Para curar problemas nos pés, ela aconselha pensar:

Avanço na vida com facilidade e alegria.

Saiba mais:

Valcapelli responde sobre Fascite Plantar

O psicólogo e escritor Valcapelli, coautor do livro Metafísica da Saúde, responde uma pergunta  sobre fascite plantar, esporão de calcâneo e dores no corpo.

Ele diz que o pé é o contato com a realidade e, quando existem problemas nessa parte do corpo, estes podem ter relação com a forma sofrida que a pessoa reage aos problemas, agredindo-se constantemente.

Ele aconselha a viver de uma forma mais leve, buscando tirar o melhor de cada situação, visando amenizar o sofrimento:

Psicólogo explica a Fascite Plantar

O psicólogo Gerardo López Osorio explica, no vídeo abaixo, os fatores emocionais que contribuem para a fascite plantar. Ele esclarece que quando alguém tem fascite plantar, é muito provável que  esteja vivendo em um lugar ou situação que não queria estar e sente-se pressionado pelo contexto no qual está inserido.

@psicologogerardo Responder a @violeta1186 ♬ All The Way Up (feat. Infared) – Fat Joe & Remy Ma & French Montana

Tratamentos Naturais para Fascite Plantar

Embora existam várias opções de tratamento disponíveis, incluindo terapia física, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia, também existem algumas abordagens mais naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da fascite plantar.

No entanto, é importante lembrar que essas abordagens naturais podem não funcionar para todos e é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.

Seguem algumas opções naturais para tratar fascite plantar:

Descanso

Dar tempo adequado para o pé descansar é essencial para a recuperação. Evite atividades que agravam a dor, como correr ou ficar em pé por longos períodos.

Gelo

A aplicação de compressas de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Faça compressas de 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia.

Alongamento

Realize exercícios de alongamento para os músculos da panturrilha e da planta dos pés regularmente. Isso pode ajudar a fortalecer os músculos e reduzir a tensão na fáscia plantar.

Exercícios de alongamento para fascite plantar

                                        Saúde Bem-Estar. Pt

Massagem

Massagear suavemente a região pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea.

Use óleos essenciais relaxantes e com propriedade anti-inflamatória, como lavanda ou hortelã-pimenta, para potencializar o efeito.

Dilua uma ou duas gotas em um óleo carreador, como azeite ou óleo de coco, e massageie a planta do pé afetado.

Calçados adequados

Use sapatos que combinam com o arco do pé e que forneçam amortecimento adequado.

Palmilhas ortopédicas personalizadas

Palmilhas ortopédicas ajudam a distribuir melhor a pressão na sola do pé.

Perda de peso

Se você estiver acima do peso, precisará emagrecer para reduzir a pressão e a carga sobre a fáscia plantar, aliviando os sintomas.

Aquecimento

Antes de realizar atividades físicas, aqueça os músculos do pé com uma toalha quente ou escalda-pés para evitar lesões e reduzir a tensão.

Alimentação e Suplementos

Alguns suplementos, como extrato de cúrcuma ou ômega 3, possuem propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação associada à fascite plantar. Uma alimentação anti-inflamatória também vai ajudar muito.

Essas medidas podem fornecer alívio dos sintomas da fascite plantar, mas é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.

Exercícios Fisioterápicos para Fascite Plantar

O fisioterapeuta Rickson Magon ensina exercícios fsioterápicos para fortalecer a musculatura dos pés e tratar da fascite plantar:

@ricksonfisio Exercícios para Fascite plantar e esporão de calcâneo! Resumidamente essa dor se manifesta quando por algum motivo as cargas que seu pé sustentam são superiores à sua capacidade de sustentação Então vamos fortalecer os pés! ⚠️Isenção de responsabilidade – este resumo é apenas para fins educacionais e não deve substituir a orientação ortopédica. #dornope #dornopé #dornospes #fasciteplantar #esporaodecalcaneo #alongamentos #exercicioemcasa #dicasdofisio #foryou #foryoupage #fypシ #fyp #fypage ♬ Rainy Sun – Muspace Lofi

Ligação entre Corpo e Mente

Existe uma ligação íntima entre a mente e o corpo. Como vimos, emoções negativas como ansiedade, depressão e raiva, podem afetar o sistema nervoso e desencadear uma resposta inflamatória e ainda gerar dor.

Fatores emocionais negativos podem contribuir para o desenvolvimento ou agravamento da fascite plantar. Se você tem esse problema, reflita sobre como vem reagindo frente a realidade e como pode mudar sua resposta emocional ao contexto em que vive.

Fontes:

  1. H Multi
  2. Hospital São Lucas Copacana
  3. Saúde em Dia
  4.  Saúde Bem-Estar.Pt
  5. Linguagem do Corpo-pdf de Ligia Noronha
  6. Você pode curar sua Vida-Louise L.Hay-Denis Baptista-pdf Academia Edu
  7. Valcapelli
  8. Psicólogo Gerardo
  9. Rickson Fisioterapeuta

Para saber mais sobre doenças e suas causas emocionais, veja:

Causas Emocionais das doenças autoimunes

As Causas emocionais das doenças intestinais

As Causas emocionais das doenças pulmonares

Causas emocionais de problemas no estômago

Dor de cabeça: Causas emocionais segundo a Linguagem do Corpo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...