Óleo de Lavanda é Tudo Igual? Não! Conheça as Diferenças na Aromaterapia


Já falamos das lavandas, de como cultivá-las em casa, o que fazer com seu óleo essencial, que é um curador por excelência mas, nunca discutimos aqui as diferenças, na aromaterapia, para o uso de uma lavanda ou de outra.

Aqui estou falando das diferenças, que são significativas, para o uso aromático do óleo essencial de lavanda, Lavandula angustifolia, ou da Lavandula dentata.

É importante que você saiba a origem da lavanda que usa pois, dessa origem vai depender a composição básica do seu óleo essencial, ainda que a planta seja da mesma espécie, e seu uso terapêutico específico.

Duas lavandas, dois usos diferentes

lavanda

A lavanda francesa

A Lavandula angustifolia, também chamada de lavanda francesa por ser muito abundante na região de Provence produz um óleo essencial com propriedades terapêuticas sedativas pelo seu elevado conteúdo em linalol e linalila. Por isso é recomendado seu uso como aromatizante quando você se sente agitada, nervosa (pois ela acalma o sistema nervoso central).

Como sedativo, esse aroma pertence ao elemento ar e tem uma ação calmante que atinge profundamente quem faz uso dele. Seu efeito calmante é propício em problemas de sono (o adormecer, a insônia, pesadelos), em casos de agitação nervosa (em situações traumáticas pessoais, por exemplo) ou em situações que se requeira maior tranquilidade para a tomada de decisões.

O óleo de lavanda proveniente da Lavandula angustifolia também é um dos melhores óleos cicatrizantes e recuperadores da pele que conhecemos, aliando a esta sua qualidade, age como poderoso antisséptico.

lavandula dentulata

Fonte foto: static.teline.fr

A lavanda do Brasil

Já a outra lavanda, que se cultiva aqui no Brasil, a Lavandula dentata, tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central.

Ou seja, deve ser usada quando você está “meio embaixo”, cansado, desanimado.

Esta é uma planta do elemento fogo, a Lavandula dentata, originária do norte da África. É deste óleo essencial de lavanda que é feita a “água de alfazema” tão usada nos rituais de umbanda brasileira.

A composição do óleo de lavanda proveniente da Lavandula dentata, que é rico em cineol, também tem ação expectorante, para além de estimulante.

Leia mais sobre a lavanda e seus usos:

LAVANDA, ALFAZEMA – ALGUNS USOS CURATIVOS

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

LAVANDA → COMO CULTIVAR EM VASOS E NO JARDIM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. ver series online
    Publicado em 23/11/2021 às 9:35 pm [+]

    amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...