As Causas Emocionais das Doenças Intestinais


Fatores emocionais podem afetar o funcionamento de nossos órgãos, causando doenças e distúrbios em seus funcionamentos. Hoje vamos falar sobre a relação das emoções com as doenças intestinais.

Como funcionam os intestinos

O aparelho intestinal é formado pelo intestino delgado e pelo intestino grosso:

Intestino Delgado

O intestino delgado é um órgão do sistema digestório, onde o alimento sofre a ação das substâncias produzidas pelo pâncreas e pelo fígado e onde há a absorção de grande parte dos nutrientes e da água.

Intestino Grosso

O intestino grosso tem uma parte, o cólon, onde acontece a reabsorção de água e alguns nutrientes ainda presentes no alimento digerido que ali chega, e outra parte denominada reto, que é a porção intestinal final, com acesso ao ânus onde as fezes são eliminadas.

Ciência Convencional: Emoções X Intestinos

A ciência oficial admite que existe uma relação entre aspectos psicológicos, emoções e os intestinos. Várias pesquisas com humanos têm sido realizadas para entender como as emoções podem desencadear ou piorar doenças nesses órgãos. Como, por exemplo, na Revisão: Fatores psicológicos associados à doença inflamatória intestinal

Esta revisão de estudos buscou avaliar como a depressão e a ansiedade podem ter influência na doença inflamatória intestinal (DII), tanto como consequência ou como contribuinte ativo para sua permanência, encontrando relação significativa entre depressão, ansiedade e DII.

Estudo: Alexitimia e traços de personalidade de pacientes com doença inflamatória intestinal

Já a pesquisa acima teve o objetivo de analisar como fatores psicológicos, estilos de vida específicos e estressores ambientais podem influenciar a causa e a evolução de doenças inflamatórias intestinais crônicas intestinais (DII).

Foram investigadas, em humanos, a relação entre essas doenças e as dimensões psicológicas como traços de personalidade, mecanismos de defesa e alexitimia (dificuldade ou incapacidade de expressar emoções).

Tal estudo permitiu determinar uma associação estatisticamente significativa entre fatores psicológicos e DII.

Causas Emocionais das Doenças Intestinais

Se para a ciência oficial e para a medicina convencional a relação entre emoções e intestino é uma possibilidade em estudo, para os especialistas das causas emocionais das doenças é algo preponderante a ser levado em conta. Veja a seguir o que dizem os especialistas em causas emocionais de doenças.

Cristina Cairo – Linguagem do Corpo

No livro de sua autoria, Cristina Cairo, explica como as emoções afetam os intestinos. Por exemplo:

Causas emocionais da prisão de ventre

A prisão de ventre significa que o indivíduo está ”segurando” em sua mente algo do passado, resistindo em não permitir que o novo entre em sua vida. Para se libertar desse problema, é preciso abandonar crenças limitantes que existem na mente e parar de ser uma pessoa controladora e apegada.

Infecção intestinal

Se o problema de saúde for uma infecção intestinal, a causa pode estar relacionada à falta de paz de espírito, rancor, ódio e mágoas acumuladas e guardadas, pois, como resultado desse estado psicológico lastimável, ocorre a perda do equilíbrio e de harmonia

Para sair desse estado é preciso eliminar as lamentações, críticas e rancores, porque as infecções sinalizam que a pessoa está seguindo um rumo muito negativo.

Valcapelli & Gasparetto – Metafísica da Saúde

No livro Metafísica da Saúde, os autores Valcapelli & Gasparetto explicam as relações dos intestinos com as emoções da seguinte maneira:

Intestino Delgado

Metafisicamente, o intestino delgado está relacionado com a absorção e aproveitamento das experiências da vida. Na concepção metafísica, quando a pessoa é muito julgadora e vive fazendo julgamentos precipitados, ela deixa de aproveitar o melhor de uma situação.

Criticar excessivamente os fatos e por defeito em tudo impede de aproveitar bem a essência dos acontecimentos, o que interfere também na diminuição da capacidade do intestino delgado de absorver os nutrientes orgânicos.

Intestino grosso

O intestino grosso promove a eliminação dos alimentos ingeridos que não foram aproveitados pelo organismo. No âmbito metafísico, esse órgão relaciona-se à manifestação e ao fluxo de nosso ser pela vida.

O intestino grosso revela nosso mais profundo sentimento acerca de uma situação, bem como a expressão de si.

Este órgão diz respeito ao que realmente sentimos a respeito dos fatos que envolvem nossa vida.

Diarreia

Um dos distúrbios intestinais mais comuns é a diarreia.

No âmbito metafísico, a diarreia reflete a recusa em absorver aquilo que se passa ao redor. É um impulso de desprender-se das situações desagradáveis ou das interferências energéticas.

A diarreia revela uma falta de habilidade nas transições da existência. Quando uma pessoa é
acometida por esse transtorno, revela que ela se sujeitou a uma situação desagradável e que já não está suportando mais.

Metafisicamente, a diarreia sinaliza a vontade desesperada de sair de uma situação.

Esse distúrbio demonstra a necessidade de tornar-se flexível e moderado frente às transformações e processos da vida, sem querer precipitar os acontecimentos nem atropelar o andamento das situações.

Intestino preso

No âmbito metafísico, o intestino preso representa a completa negação da pessoa em se doar para a vida e para aqueles que estão ao seu redor. Recusa-se a externar tudo que sente. São pessoas muito fechadas, que mantêm seus sentimentos presos.

Convém lembrar que o fato de não se abrir para a vida é negar toda a abundância presente nela.

Manter-se limitado é não desfrutar de sensações e sentimentos que exprimem a verdadeira razão de viver.

Quem sofre de intestino preso não vive uma relação harmoniosa com a vida, porque se revela demasiadamente fechado em si e se torna indisponível emocionalmente.

Os indivíduos tornam-se frios e calculistas, põem a mente em tudo que fazem, suprimindo as emoções.

Infecção intestinal

A infecção intestinal sinaliza que não se está agindo de acordo com a essência e que é preciso se abrir para as experiências da vida, sem preconceitos e julgamentos, para se nutrir com o melhor dos acontecimentos da vida.

Colite

A colite é uma inflamação do cólon, caracterizada por uma série de ataques de diarreia sanguinolenta, seguida de febre alta.

Essa doença pode revelar dependência emocional, acometendo indivíduos que se submetem a um apego exagerado.

Esse apego pode levar a pessoa a assumir o papel de “boazinha” e de não querer desagradar aos outros, fazendo com que não viva mais a própria vida com medo da desaprovação.

Quem sofre de colite não se permite ser quem é porque por medo da solidão, anula-se diante dos relacionamentos, apenas para não perder as pessoas com as quais se relaciona. É preciso resgatar sua autonomia e integridade interior.

Vermes intestinais

São parasitas que se alojam na flora intestinal. Os sintomas da verminose envolvem coceira anal, dor abdominal, náusea, vômito, diarreia, além de sono agitado.

A presença de parasitas no intestino demonstra que a pessoa mantém padrões negativos, pessoas tóxicas que limitam sua verdadeira forma de ser e diminuem sua motivação pela vida.

O grupo dos vermes que se aloja no intestino delgado, impedindo a absorção de nutrientes, é o reflexo das velhas crenças que impedem a vivência de uma situação atual.

Por outro lado, os vermes que habitam o intestino grosso, e alimentam-se de conteúdos que não foram aproveitados pelo organismo, representam metafisicamente a dificuldade de expressar o que sente e ser quem realmente é, frente às pessoas e situações.

Louise Hay – Você pode curar sua vida

A autora do livro Você pode curar sua vida explica a relação dos intestinos com nossos aspectos psicológicos das seguintes formas:

Problemas no cólon

O cólon representa nossa capacidade de soltar, de mandar embora o que não precisamos mais, que são os nossos medos que impedem o desprendimento do que é velho.

Prisão de ventre

Pessoas que sofrem de prisão de ventre, em geral, temem que nunca possam haver o suficiente. Por exemplo, elas se apegam a antigos relacionamentos que só lhes causam mágoa, porque têm medo de ficar sozinhas.

Estas pessoas precisam confiar no processo da vida, sabendo que este sempre trará o que for preciso.

Medicina Tradicional Chinesa

Para explicar a relação das emoções com os intestinos,  a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aborda que toda doença tem um gatilho emocional, como explica a terapeuta de Medicina Chinesa e Medicina Integrativa Natália Lima:

“A patologia anda de mãos dadas com o mental”

Pela MTC, o intestino grosso, chamado de Dachang, está associado ao apego, por isso o intestino preso significa dificuldade em se desfazer tanto de objetos materiais quanto de ideias e pensamentos.

Conheça algumas das relações entre o intestino e as nossas emoções, de acordo com a MTC:

  • A tristeza pode provocar constipação por causa da deficiência do QI (energia vital) no pulmão e por consequência no intestino.
  •  A preocupação excessiva diminui a circulação do QI do pulmão para o intestino, o que retém as fezes.
  • A raiva pode ressecar e causar estagnação no QI do fígado e afetar o intestino
  • A meditação pode promover uma melhora no funcionamento intestinal, porque diminui a ansiedade e o estresse.

A MTC trata problemas intestinais por meio da acupuntura, visando promover a melhora energética e o equilíbrio emocional do indivíduo.

O que está absorvendo e o que está retendo?

Com base em tudo que foi explicado neste conteúdo, é importante para quem sofre de problema agudo, recorrente ou crônico no intestino se questionar:

O que vem absorvendo ou retendo das relações, situações ou do meio à sua volta?

Esse questionamento serve para jogar luz nas causas emocionais das doenças intestinais, porque, como vimos, o corpo reflete o que sentimos.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre causas emocionais das doenças veja:

Significados emocionais do desenvolvimento de cistos no corpo

Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: Os olhos não veem quando a alma adoece

Conheças os significados emocionais da diabetes

Esclerose Múltipla: As causas emocionais dessa doença




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Edite Correia
    Publicado em 27/09/2023 às 6:10 am [+]

    Muito bons os conhecimentos que transmîte! Gratidão!


  2. Daia Florios
    Publicado em 27/09/2023 às 12:32 pm [+]

    <3 gratidão a você pelo comentário Edite <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...