Conheças os Significados Emocionais da Diabetes


A diabetes é uma doença muito comum na atualidade e até médicos e cientistas admitem que, por trás dessa doença, podem existir causas emocionais.

Para os terapeutas holísticos e especialistas das causas emocionais das doenças, como Cristina Cairo, Valcapelli, Gasparetto e Louise Hay, a forma como sentimos a vida pode ser determinante para nossa saúde.

Pensando em todas essas questões, este conteúdo traz informações sobre os significados emocionais da diabetes.

Amargura = Pâncreas doente = Diabetes

O pâncreas é uma glândula que desenvolve atividades essenciais para a boa saúde do corpo.

Este órgão lança no duodeno o suco pancreático que se destina à digestão de alimentos e produz a insulina, que atua no aproveitamento do açúcar pelo organismo para ser convertido em energia.

Quando o pâncreas para de funcionar adequadamente, ocorre a produção insuficiente de insulina, o que dá origem ao diabetes.

Interessante notar que a palavra insulina vem do latim insularis e significa isolamento (insular é sinônimo de ilha).

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a diabetes é uma doença que isola a pessoa. Em estados graves, causa cegueira e amputação das pernas. O diabético terminal não pode ver nem se movimentar. A doença também tem a ver com indivíduos carentes em dar e receber amor.

Saiba mais:

Causas emocionais da diabetes

O livro A Linguagem do Corpo, de Cristina Cairo, explica que quando uma pessoa passa a sentir a vida com muita tristeza e falta de doçura, o pâncreas é afetado e perde lentamente suas funções.

Nesse estado emocional, o pâncreas perde a força em virtude de tanta acidez dos sentimentos.

A falta de doçura emocional indica que a pessoa viveu uma grande frustração ou golpe existencial e perdeu o gosto de viver, bloqueando, reprimindo os seus desejos e se apegando ao que passou de ruim.

Assim, a pessoa arrasta uma profunda mágoa pelo que ocorreu de mal no passado e sente que o “doce” da vida acabou.

A partir de então, passa a temer o futuro porque sempre antevê que o “gosto” do que está por vir pode ser mais amargo ainda e com isso a insegurança predomina em seu coração.

Como curar as emoções causadoras da diabetes

Segundo Cristina Cairo, para curar de forma integral a diabetes é preciso aprender a aceitar os acontecimentos, sejam eles quais forem, de maneira analítica, sem se identificar com as emoções.

A proposta é a de transformar os aborrecimentos e frustrações em aceitação e perdão. Para tal, é necessário identificar a causa destas emoções, enxergar a distorção psicológica que está por trás delas e buscar melhores formas de ver e interpretar os acontecimentos que provocaram esses estados emocionais.

Não é fácil, mas para ressignificar o passado, é preciso compreender que a forma como pensamos e interpretamos a vida faz diferença em nosso estado de espírito. É necessário soltar o que não serve mais: feridas emocionais, rancores, traumas e temores.

Por mais difícil, ou amargo, que seja, é preciso sentir a doçura da vida para curar o desequilíbrio emocional associado à diabetes.

Ativar a força de vontade e parar de se colocar como vítima do destino, aprender a usufruir do prazer, do conforto e de possuir tudo aquilo que dá satisfação e traz doçura para a vida. Enfim, amar-se, respeitar a si mesmo e encontrar alegria de viver.

A metafísica da diabetes

O coautor do livro Metafísica da Saúde, Valcapelli, esclarece neste vídeo qual o significado metafísico da diabetes e como melhorar energeticamente o pâncreas, através do uso da Cromoterapia com a luz de cor amarela, associada à energia deste órgão:

Comando mental para vencer a diabetes

A terapeuta holística Roberta Tolentino, aborda no vídeo abaixo vários pontos relacionados às causas emocionais do diabetes, com base no livro de Louise Hay Você pode curar sua vida, tais como:

  • É preciso enxergar a cada dia um pouco mais de graça na vida e emitir um comando mental para as células do corpo, a fim de que possam vibrar em frequência mais elevada.
  • Para tal é preciso compreender o lado emocional oculto na doença, desenvolver um olhar mais doce sobre a vida e transformar a amargura em doçura.
  • De acordo com Louise Hay, é preciso parar de sonhar com que poderia ter sido ou tido, de alimentar tristeza profunda e aplicar o seguinte comando mental:

“Esse instante está cheio de alegria, agora escolho vivenciar a doçura do hoje!”

O que pensamos, as células sentem

A medicina e a ciência reconhecem que o ser humano pode somatizar emoções em doenças, com base nisso, a chave para a cura integral é o autoconhecimento.

Não adianta ficar tomando drogas e medicamentos se as emoções continuam doentes e seguem fomentando a doença.

Você concorda?

Fontes:

Para mais conteúdos sobre as Causas Emocionais das Doenças veja:

Órgãos e emoções: a que emoção cada órgão corresponde?

Dor de cabeça: Causas emocionais segundo a Linguagem do Corpo

Significados emocionais do desenvolvimento de cistos no corpo

Esclerose múltipla: As causas emocionais dessa doença

Causas emocionais da dor nas Costas: o corpo fala através dos sintomas físicos

Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: os olhos não veem quando a alma adoece




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...