18 Distorções Cognitivas: o que são e como se manifestam


Distorções cognitivas representam maneiras de pensar e de ver a realidade de forma equivocada. As causas desse padrão mental podem ser os diversos níveis de sofrimento vividos.

Entenda o que são e quais são as distorções cognitivas, como estas se manifestam, os prejuízos que causam e como corrigir esse problema.

O que são distorções cognitivas?

Distorções cognitivas são pensamentos exagerados, irracionais ou ilusórios, que perpetuam alguns distúrbios psicológicos.

A concepção sobre as distorções cognitivas foi apresentada pelo psiquiatra David Burns em 1989, depois de estudar e desenvolver pesquisas com o professor e psiquiatra, Aaron T. Beck, conhecido como o pai da terapia cognitiva.

Segundo essa concepção, a eliminação das distorções cognitivas melhora o sentimento de bem-estar e pode evitar a ocorrência de doenças como depressão e ansiedade crônica.

O processo de aquisição pelo paciente das técnicas para eliminar essas distorções cognitivas é chamado de “reestruturação cognitiva”.

Como as distorções cognitivas se manifestam?

As distorções cognitivas se caracterizam pela visão predominantemente negativa sobre a vida. A pessoa tem a tendência de focar nos acontecimentos ruins e ignora o que existe de bom e positivo em sua vida.

Quais são as distorções cognitivas?

©Sound On/Pexels

Existem vários padrões de manifestação das distorções cognitivas. Por exemplo:

Personalização

Nessa distorção, a pessoa tende a viver se culpando pelas mais diversas situações que vive. Por sempre se achar culpada, vive pedindo desculpas ainda que não tenha culpa ou responsabilidade pelos fatos a si mesma imputados.

Filtro mental negativo

É o caso das pessoas que ignoram o que existe de positivo na vida, se acham sempre fracassadas e ignoram os bons resultados que já obteve ou que ainda pode conseguir.

Generalização

Esse tipo de distorção transforma um caso específico em uma regra para a vida, ou seja, um acontecimento infeliz se torna uma verdade absoluta. É o caso por exemplo, quando uma traição nos leva à crença de que todos traem.

Leitura da mente

É o tipo de distorção daqueles que acham que podem saber o que os outros estão pensando, e geralmente deduzem que os outros pensam mal deles.

Minimização

Acontece quando minimizamos as próprias conquistas, enxergando mais os erros e aspectos negativos da vida. Dessa forma, realçamos nossas falhas e culpas em detrimento de nossas qualidades e potenciais.

Pensamento polarizado

Nessa distorção cognitiva, a pessoa enxerga a vida somente a partir de dois extremos: tudo ou nada, e adota posturas radicais que prejudicam uma visão realista das coisas.

Mente imperativa

Nesse tipo de distorção, a pessoa tem uma forte autocobrança, não consegue aceitar a realidade como ela é e tampouco consegue simplificar as situações. Sendo assim, ela mantém uma mente inflexível e uma atitude imperativa, criando regras rígidas e obrigações para si e para os outros.

Raciocínio emocional

Quem vive essa distorção de pensamento, transforma as emoções em fatos e acaba criando realidades que “confirmam” suas emoções negativas (medo, insegurança, sensação de fracasso, etc).

Catastrofização

É a distorção cognitiva que se verifica em pessoas que têm o padrão de esperar sempre pelo pior, o que pode gerar um nível de ansiedade e de medo bem intensos.

Conclusões precipitadas

Verifica-se na ideia de poder prever o que está por vir, em conclusões precipitadas e previsões infundadas.

Rotulação

Com o pensamento da rotulação, a pessoa desenvolve análises e interpretações gerando rótulos para tudo. Assim, ela julga e rotula tudo, como se tudo pudesse ser pré-definido.

Atribuição de culpa

Na atribuição de culpa, a tendência é procurar por culpados externos e considerar as próprias falhas como responsabilidade dos outros. É o famoso vitimismo.

Comparações injustas

Nessa distorção cognitiva, a pessoa estabelece comparações irreais entre sua vida e as conquistas alheias, desconsiderando que cada pessoa possui existências diferentes. Adotando essa postura, ela desenvolve complexo de inferioridade e amargura.

Deveria…

Essa distorção é marcada pela ideia de que “deveria” ter sido de determinada forma. Por exemplo:  “Eu deveria ter feito diferente”ou “Meu relacionamento poderia ter dado certo”.

Estes pensamentos refletem culpa, frustração, raiva e amargura, gerando bloqueios e eterna insatisfação.

Exageração

Tudo é visto ampliada, exagerada ou desproporcionadamente, embora não a ponto de catastrofizar. É o famoso “fazer tempestade em copo d’água”.

Estar sempre certo

É o padrão de pensamento que faz com que uma pessoa acredite que só ela tem razão, deixando de considerar a opinião dos outros em um debate ou discussão. Essa distorção dificulta a formação e manutenção de relacionamentos saudáveis.

Raiva narcísea

Se alguém atribui todos os eventos positivos ao seu caráter pessoal, e vê os negativos como fora de seu controle, essa pessoa pode ter algum tipo de narcisismo onde ela se recusa a admitir os próprios erros, vivendo em uma realidade distorcida onde não pode errar.

Falácias da vida

Falácias são enganos, ilusões. Há quem acredite na falácia da justiça divina, humana ou do controle da vida. Assim, pessoas se frustram quando não são recompensadas por Deus, por seus esforços ou por outras pessoas.

Psicóloga dá explicações sobre distorções cognitivas

No vídeo abaixo, a psicóloga Gabriela Fonseca fala sobre o que são e como se manifestam as distorções cognitivas:

@psigabrielafonseca

♬ Aesthetic – Gaspar

Efeitos prejudiciais das distorções cognitivas

Tudo o que fazemos é processado pelo nosso cérebro. Com isso, geramos pensamentos sobre nossas experiências, armazenamos memórias e desenvolvemos reflexões sobre o porvir. Quando esse processo mental ocorre de forma distorcida, existe a grande possibilidade de sofrermos, porque o que pensamos está diretamente ligado às nossas emoções e comportamentos.

Quem sofre de distorção cognitiva, tende a ver a vida de modo negativo ou fantasioso, o que pode se converter em ansiedade, tristeza e frustração. Há também o risco de passar a se comportar de maneira disfuncional, por exemplo se isolando e mantendo comportamentos recalcados.

Causas das distorções cognitivas

Em geral, as distorções cognitivas têm relação com contextos diversos, desde simples equívocos de interpretação até problemas mais sérios como:

  • Problemas nutricionais – má alimentação e falta de nutrientes podem prejudicar o cérebro e a capacidade cognitiva
  • Traumas emocionaissituações traumatizantes podem levar pessoas a desenvolverem distorções cognitivas como mecanismo de defesa.
  • Crenças limitantes – a “verdade” de uma pessoa resulta dos condicionamentos que recebeu, das experiências vividas e da sua interpretação dos fatos. Crenças limitantes são crenças negativas que a bloqueiam, geralmente causadas por traumas.
  • Criança ferida – muitos adultos, sem perceberem, agem movidos por suas crianças feridas pela rejeição, falta do amor pais e outros conflitos na infância. Com isso, a pessoa adota uma postura infantil e imatura diante da vida, alimentando pensamentos distorcidos com relação a si e aos outros.

Como solucionar as distorções cognitivas

Dependendo da intensidade e abrangência das distorções cognitivas, pode ser necessária a ajuda de um psicólogo ou psicanalista para identificar e tratar as falhas no pensamento do paciente.

Como evitar as distorções cognitivas?

Para evitar as distorções cognitivas é preciso se auto-observar, ser sincero consigo fazendo uma auto-avaliação, buscando ser uma pessoa melhor. Procure se autoconhecer e busque ajuda se você se identificou com uma ou mais distorções.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre desenvolvimento humano, veja:

Como os arquétipos de Jung podem contribuir para o nosso autoconhecimento?

O que é Eneagrama e como pode ser usado como instrumento de autoconhecimento?

Se você se sente cansado, o efeito pêndulo pode estar te arruinando

6 Necessidades humanas que se não satisfeitas, causam transtornos psicológicos

E se a pessoa tóxica for você? Como saber?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...