Vitamina B: a melhor vitamina para manter o cérebro jovem e saudável


Você sabia que a vitamina B é uma das melhores para manter o cérebro jovem e saudável?

Manter um cérebro saudável pode parecer algo difícil, mas não é! Pelo contrário, é algo bastante simples e que temos acesso no nosso dia a dia: a alimentação.

Segundo Uma Naidoo, psiquiatra nutricional da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nós temos o poder na ponta do garfo.

Uma dieta rica em vitaminas é a fonte para manter nosso organismo saudável.

Naidoo é a autora do livro This is your brain on food, um guia com os alimentos que ajudam no funcionamento do corpo e do cérebro; aqueles que devemos evitar e os mais prejudiciais.

Em entrevista à BBC Naidoo disse que existe uma vitamina fundamental para manter nosso cérebro jovem e saudável, a vitaminas B, ou melhor, do complexo B.

Fonte de saúde para cérebro

Existem vários tipos desta vitamina e cada uma tem uma função importante para o cérebro. Mas, para a especialista, as vitaminas do complexo B são fundamentais para cobrir vários aspectos relacionados à saúde cerebral.

Mas, por que a vitamina B é tão especial?

Existem 8 tipos de vitaminas B. Na entrevista, Naidoo cita algumas:

A vitamina B1

Chamada tiamina, ajuda nas funções básicas das células e no metabolismo de diferentes nutrientes para nos ajudar a obter energia.

Um baixo nível de tiamina pode levar a uma função cognitiva deficiente, bem como a outros problemas no corpo.

A vitamina B12 ou cobalamina

É essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também ajuda o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.

Ela faz coisas mais específicas, como auxiliar na quebra da homocisteína, uma proteína prejudicial ao coração que também pode levar a alguma forma de demência.

A vitamina B-9 ou o ácido fólico

Participa da atividade dos neurotransmissores, da formação do DNA e da desintoxicação celular.

Um baixo nível de ácido fólico também está associado ao mau humor. Então, comendo vegetais de folhas verdes, que geralmente são ricos em ácido fólico natural, você favorece o bom humor e a saúde mental.

Essas são apenas algumas funções das vitaminas do complexo B. Especificamente, elas estão mais diretamente relacionadas ao cérebro.

Um passarinho verde me contou…

Para manter o cérebro saudável, o segredo da psiquiatra nutricional Uma Naidoo, é decorar a expressão: B.I.G. Y.E.S.S. (em inglês, algo como “um grande sim”). ⁠

  • A letra “B” é, obviamente, de vitamina B, mas também é a inicial de feijão em inglês (a palavra beans também pode ser usada para grãos como lentilhas e leguminosas);
  • Ignore o “I” seguinte;
  • “G” é para greens (verduras). Ele agrupa todos os diferentes tipos de vegetais de folhas verdes. Quanto mais verdes, melhor, pois eles são ricos em ácido fólico;
  • “Y” é para yogurt (iogurte) lácteo, que contém riboflavina, a vitamina B2, e também contém vitamina B12. Escolha sempre o iogurte do tipo natural. Existem até iogurtes não lácteos que contêm essas vitaminas.;
  • “E” é a primeira letra de ovos em inglês (eggs). Eles são muito ricos em vitamina B7, que é a biotina;
  • O primeiro “S” é para salmão (Peixe, Salmão, Sardinha, Camarão e Bacalhau: Receitas Veganas). Muitos sabem que o salmão é rico em vitaminas do complexo B, que inclui a vitamina B2 ou riboflavina, a vitamina B3 ou niacina, a vitamina B6 ou piridoxina e a vitamina B12 ou cobalamina. Todos elas beneficiam o cérebro;
  • E o último “S” é para sementes de girassol (sunflower). Estas são uma das fontes mais ricas de vitamina B-5, chamada de ácido pantotênico. 20% do valor diário recomendado dessa vitamina pode ser obtido com apenas 28 gramas dessas sementes.⁠

Leia outras dicas e os principais trechos da entrevista de Naidoo AQUI.

Fonte: bbc.com

Quer saber onde encontrar e quais alimentos contêm vitamina B?

Talvez te interesse ler também:

Vitamina B6: benefícios e fontes

Falta de Vitaminas do Complexo B: Sintomas e Remédios

B12: a vitamina estritamente necessária. Carência, sintomas e fontes

Mulher: esses alimentos contêm as 10 vitaminas mais importantes para você

Lapsos de memória e esquecimentos: é falta de vitamina ou problema de saúde mental?

Que vitamina pode estar faltando em seu organismo?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...