Medicina Tradicional Chinesa: Origem, Fundamentos e Benefícios


Ao contrário da medicina convencional ocidental, a Medicina Tradicional Chinesa – MTC, trata o ser humano como um todo, levando em conta não só a sua parte física, mas também energética, mental e emocional.

Por esta visão, a Medicina Tradicional Chinesa tem atraído cada vez mais pessoas em busca de tratamentos para as suas doenças, ou como cuidado terapêutico para preservar a saúde.

Dada a expansão da Medicina Tradicional Chinesa na atualidade, este conteúdo traz informações sobre sua origem, seus fundamentos, benefícios, métodos utilizados e o seu lado negativo, além de outras informações.

O que é Medicina Tradicional Chinesa?

A MTC é um conjunto de práticas terapêuticas e medicinais desenvolvidas e usadas há milhares de anos pelos chineses.

É considerada uma das mais antigas formas de medicina. Trata-se de um tipo de sistema de saúde holístico e natural que remonta a pelo menos 2.000 anos.

A MTC visa  estimular os mecanismos de cura do próprio corpo e leva em consideração todos os aspectos da vida do paciente, em vez de apenas sinais ou sintomas óbvios.

Os praticantes da MTC enxergam o corpo como uma rede de partes interconectadas, em vez de sistemas ou órgãos separados.

Origem da Medicina Tradicional Chinesa

Acredita-se que a Medicina Tradicional Chinesa tenha se baseado em textos médicos escritos por Huangdi Neijing, chamados Cânone Interno do Imperador Amarelo ou Escritura Esotérica do Imperador Amarelo.

Este tratado médico chinês compreende perguntas e respostas entre o mítico Imperador Amarelo e seis de seus ministros, e constituem  formas de cuidados de saúde e tratamentos de doenças.

Fundamentos

Para os antigos chineses, o ser humano é um microcosmo interconectado e influenciado pelas forças e energias da natureza e do universo.

A MTC se fundamenta em uma estrutura  sistemática, de natureza filosófica, que inclui entre seus princípios:

  • O sistema de circulação da energia vital, denominada Qi, nos meridianos do corpo humano
  • A relação entre yin/yang
  • Os cinco elementos – fogo, terra, metal, água e madeira

A MTC se apoia no fundamento de que a energia vital do corpo ( chi ou qi ) circula através de canais, chamados meridianos, que possuem ramificações conectadas a órgãos e funções corporais.

Nesse contexto, qualquer desequilíbrio no Qi pode causar doenças e enfermidades.

O Qi atua através de forças complementares chamadas yin e yang.

Estas forças estabelecem interconexão com os elementos da natureza.

Quando estas forças opostas e complementares estão em desequilíbrio, vêm as doenças e a medicina chinesa busca resgatar esse equilíbrio.

Fonte da Ilustração Instituto Confúncio na UNESP

Além de tudo isso, para a MTC, cinco emoções maiores originam as menores e, quando em excesso ou falta, podem afetar o funcionamento psíquico e fisiológico, fazendo com que surjam inúmeras síndromes energéticas e patológicas.

Essas cinco emoções são:

  • o medo (rins)
  • a alegria (coração)
  • a tristeza (pulmão)
  • a preocupação (baço)
  • a raiva (fígado)

Por isso, a MTC não leva só em conta os sintomas físicos, mas também o temperamento e expressões emocionais do indivíduo.

Leia mais:

Como funciona a Medicina Tradicional Chinesa

Os tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa visam corrigir desequilíbrios no corpo e funcionam principalmente de três maneiras principais:

Levar em consideração as emoções do paciente

Para a MTC, as emoções têm ligação com os órgãos e podem afetá-los, por isso preocupa-se em fazer com que o paciente se relacione e gerencie melhor suas emoções.

Melhorar os hábitos e estilo de vida da pessoa

Para promover a saúde e o bem-estar do paciente, a MTC propõe hábitos saudáveis e uso de aplicações que equilibrem o fluxo de energia no corpo.

Pilares

Os pilares da MTC são constituídos por vários tipos de aplicações para recuperar o equilíbrio do corpo e tratamento das doenças, como:

Acupuntura

Tratamento com agulhas nos meridianos energéticos do corpo.

Tui Na ou Tuiná

Tui Na ou tuiná, é uma forma de massagem frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa.

O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

Moxabustão

Moxabustão é uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão de erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.

Essa técnica visa tratar e prevenir doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou em certas regiões do corpo humano.

Ventosaterapia

Ventosaterapia é uma técnica curativa baseada na sucção na pele através de copos redondos de vidro aquecidos internamente com fogo, que quando aplicados expandem o ar existente.

Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas específicas da pele que necessitam de tratamento.

Após aplicação em uma área da pele, o ar aquecido começa a arrefecer (esfriar) e forma-se um vácuo parcial em seu interior.

A diferença de pressão entre o ar interior e o exterior acaba por gerar uma força de sucção.

Esta prática é utilizada principalmente para tratar:

Saiba mais em:

Fitoterapia

A fitoterapia chinesa ou medicina herbal é uma das modalidades de tratamentos adotadas pela Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza 50 ervas fundamentais para tratar diversos problemas de saúde.

Exercícios

Os exercícios de movimento e concentração também são utilizados para estabelecer o equilíbrio do corpo, mente e emoções, favorecendo o bom funcionamento dos órgãos.

As principais práticas físicas com exercícios integrados à meditação que trabalham a respiração e a circulação da energia, são:

  • Qi gong ->Exercício de cultivo da energia que têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Qi.
  • Tai chi Chuan ->A proposta desta prática é utilizar vários movimentos físicos com os objetivos de: vencer o movimento através da quietude, vencer a dureza através da suavidade e vencer o rápido através do lento, promovendo assim tranquilidade e equilíbrio.

Terapia alimentar chinesa

A terapia alimentar chinesa ou dietoterapia chinesa é uma das formas de tratamento de saúde adotada pela Medicina Tradicional Chinesa, servindo como prática de prevenção e tratamento de problemas de saúde através do uso de alimentos naturais  para promover o equilíbrio dos elementos no corpo.

Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa

O relógio biológico na Medicina Tradicional Chinesa

Os aspectos básicos a considerar em um diagnóstico pela MTC são:

  • observar
  • ouvir
  • cheirar
  • perguntar sobre o histórico do paciente
  • palpar o pulso, tórax, abdome, várias partes do corpo e atentar para seus respectivos canais e pontos energéticos

Problemas de saúde tratados pela Medicina Tradicional Chinesa

Alguns dos problemas de saúde mais comumente tratados com terapias da Medicina Tradicional Chinesa incluem:

  • Indigestão
  • Desequilíbrios hormonais
  • Pressão alta
  • Sintomas da TPM ou menopausa
  • Recuperação do câncer ou da quimioterapia
  • Dor crônica
  • Artrite
  • Fadiga
  • Infertilidade
  • Doença hepática
  • Dores de cabeça
  • Problemas de pele

Benefícios

Por conta de seus métodos mais naturais e voltados para a saúde e bem-estar de forma integral, a MTC pode promover os seguintes benefícios:

Ações anti-inflamatória e antioxidante

Os tratamentos oferecidos pela MTC contribuem para redução dos níveis de estresse oxidativo e inflamação, protegendo células, tecidos e órgãos do desenvolvimento de doenças em longo prazo.

Várias ervas, utilizadas pela MTC contribuem para ajudar a diminuir o estresse oxidativo:

Cogumelos medicinais ->Promovem imunidade mais forte, ajudam a combater a fadiga, têm propriedades anticancerígenas, ajudam a equilibrar os hormônios e controlam a resposta ao estresse do corpo.

Monascus  -> São leveduras obtidas da fermentação do arroz vermelho usadas para diminuir a inflamação e os danos nos pulmões.

Amla (Emblica officinalis)-> Conhecida como groselha, reduz a inflamação hepática induzida por hepatotoxina

Absinto Virgate  -> Usado em forma de decocção para diminuir os danos no fígado

Extrato de chá verde -> Ajuda a proteger o cérebro, reduzir a fadiga e regular o apetite

Espinheiro da Montanha (Crataegus pinnatifida) ->  Na Medicina Tradicional Chinesa, os seus  frutos secos têm sido utilizados como auxiliar digestivo.

Reduz dores

Dois dos tratamentos de MTC mais populares para controlar a dor são a acupuntura e a acupressão.

Essas aplicações servem para aliviar dores:

  • de cabeça
  • devido à artrite
  • no pescoço
  • relacionados a lesões ou estresse

Uma pesquisa descobriu que os pacientes que receberam acupuntura experimentaram menos dores em comparação com os pacientes dos grupos de controle e placebo.

Outra pesquisa mostrou que um mês de tratamento com acupressão pode ser mais eficaz na redução de dores de cabeça crônicas do que um mês de uso de medicamentos relaxantes musculares.

Equilibra os hormônios

Os tratamentos da MTC servem para ajudar a melhorar naturalmente as habilidades de cura do corpo e  equilibrar os hormônios, cortisol, insulina, testosterona e estrogênio.

Melhora a saúde do fígado

Fitoterapia e nutrição são aspectos importantes da MTC, uma vez que uma dieta pobre pode contribuir diretamente para danos ao fígado.

O fígado é o órgão mais afetado pelo excesso de estresse ou emoções, por isso a MTC estabelece uma ligação entre danos no fígado e doenças como:

  • obesidade
  • fadiga
  • indigestão
  • estresse emocional
  • problemas para dormir e outros

Uma dieta e um plano de tratamento com ervas que seguem as diretrizes da Medicina Tradicional Chinesa é bem semelhante a uma dieta alcalina, ajudando a restaurar o pH adequado do corpo e prevenindo deficiências de minerais essenciais.

Protege a saúde cognitiva

As ervas chinesas podem ajudar a proteger a saúde e a memória do cérebro.

Distúrbios cognitivos, incluindo demência e doença de Alzheimer, estão ligados a:

  • aumento da inflamação
  • danos provocados pelos radicais livres
  • incapacidade de usar a glicose adequadamente
  • deficiências de vitaminas
  • estresse
  • toxinas ambientais

Uma dieta alcalina com suplementos de ervas, exercícios, nutrição adequada e redução do estresse podem ajudar a favorecer a imunidade do corpo e a regular os hormônios que protegem o cérebro.

Ajuda a diminuir estresse e ansiedade

A aplicações utilizadas pela MTC contribuem para reduzir o estresse e ansiedade e a diminuir a resposta de “luta ou fuga” do corpo, trazendo benefícios, como:

  • pressão arterial reduzida
  • sono melhorado
  • mais energia
  • menos tensão muscular e outros

Inclusive, um estudo constatou que o Tai Chi Chuan, uma das aplicações utilizadas na MTC, é um eficaz apaziguador natural da ansiedade.

Preserva a força muscular, flexibilidade e equilíbrio

A prática de Tai Chi Chuan é reconhecida como benéfica para manter o corpo saudável, coração forte e mente ágil.

Aplicações como Tai Chi Chuan e também acupressão podem ser benéficas para melhorar a recuperação muscular e prevenir lesões.

Precauções em relação à MTC

As abordagens que compõem a medicina tradicional chinesa têm sido objeto de vários estudos clínicos e revisões científicas para utilizá-la com maior segurança.

Com base nesta revisão de estudos, para fazer uso eficaz das aplicações da MTC e ter  bons resultados, é preciso atentar para os seguintes fatores:

  • Faça pesquisa e visite o profissional, certifique-se que ele é bem treinado em qualquer método da MTC que ele propõe utilizar
  • Procure uma clínica de MTC que exiba as certificações e, no caso de acupuntura, que as agulhas sejam novas e estéreis.
  • As ervas chinesas devem ser tomadas sob supervisão e não devem ser usadas por mulheres grávidas ou amamentando.
  • Cuidado com os produtos fitoterápicos chineses, no que concerne à fabricação, pois dependendo do fabricante, podem conter aditivos perigosos e, às vezes, vestígios de metais pesados, incluindo chumbo, cádmio e mercúrio.
  • Procure produtos puros e de alta qualidade, feitos por fabricantes confiáveis e certificados.
  • Em geral, os tratamentos de MTC  são recomendados como métodos de tratamento complementares, o que significa que é melhor consultar um médico antes.
  • Para obter melhores resultados através da MTC, é recomendável incorporar diferentes hábitos preventivos e de estilo de vida, com dieta saudável, exercícios, dormir o suficiente e usar suplementos benéficos.
  • Para localizar um profissional qualificado em MTC, existem listagens nas seguintes organizações: Associação Americana de Acupuntura e Medicina Oriental,  Comissão Nacional de Certificação de Acupuntura e Medicina Oriental e Instituto de Medicina Tradicional

O lado cruel da Medicina Chinesa

Apesar da medicina chinesa ter a sua eficácia e virtudes, existe um lado sombrio e cruel, quando se trata de medicamentos exóticos, com ingredientes de origem animal.

Estes medicamentos envolvem contrabando ilegal e matança de animais selvagens, inclusive ameaçados de extinção.

Além disso, o contexto de animais traficados ou criados em fazendas para serem usados na MTC favorece várias doenças zoonóticas fatais. Como exemplo,  uma das hipóteses da origem da COVID-19, é que  se originou de carcaças e guano (acúmulo de fezes) de morcego, animais utilizados na produção de remédios da MTC.

Para piorar, diversos animais são caçados e mortos para servirem de matéria-prima de remédios da medicina chinesa, como por exemplo:

Saiba mais sobre as práticas cruéis da medicina chinesa, em:

Especialista explica sobre como a MTC vê as doenças

A especialista em medicina chinesa, Raquel Terra, neste vídeo do seu canal fala sobre  a visão da MTC em relação às doenças:

Medicina Tradicional Chinesa na Era Contemporânea

A Medicina Tradicional Chinesa vem se desenvolvendo gradualmente ao longo dos séculos, tornando-se uma terapia médica padrão na China.

Atualmente, na China, a maioria dos hospitais oferece medicina chinesa aliada à medicina ocidental, de forma completamente integrada.

Essa integração das medicinas chinesa e ocidental mostra o crescimento e avanço da medicina na China.

Uma diferença marcante entre a medicina ocidental e a Medicina Tradicional Chinesa é que quando uma nova estrutura é formada na medicina chinesa, a velha estrutura não é descartada como ocorre na medicina ocidental.

A medicina chinesa combina a nova estrutura com a antiga, para que o médico possa ter várias maneiras de tratar um problema de saúde e, se uma determinada abordagem não ajudar o paciente, o profissional pode buscar uma maneira diferente até alcançar um resultado positivo.

Ademais, atualmente, cada vez mais universidades médicas e serviços de saúde estão reconhecendo a importância de práticas mente-corpo que enfatizam a prevenção de doenças, tratamentos holísticos e o uso de terapias complementares e integradas.

Você já se tratou com Medicina Tradicional Chinesa? O que achou? Conte para a gente!

Fontes:

Para mais conteúdos sobre Saúde e Bem-estar, consulte:

Kimchi, fonte de bem-estar e saúde! O que é, propriedades e como prepará-lo

Esporte demais faz mal à saúde: veja qual é o limite do bem-estar

Óleo essencial de lavanda: 10 usos fantásticos para a saúde e o bem-estar

O que seus pés podem revelar sobre a sua saúde?

Estas 3 Simples Mudanças irão Melhorar a Saúde do seu Coração

Fraco e cansado? Você pode estar deficiente nesse mineral

RECEITAS de Torta Viva: bem-estar, bom humor, contra depressão

Durma bem! Conheça a importância do sono para a saúde

Trabalho remoto: os prejuízos do home office à saúde mental

Sais de Schussler: aplicações e indicações para problemas de saúde




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...