Artemísia: propriedades e verdades sobre a “erva mágica” anticâncer


A artemísia (Artemisia annua) é uma planta herbácea pertencente à família Asteraceae e nativa da China.

A artemísia, nos últimos anos, tem atraído o interesse da ciência por suas propriedades medicinais. O nome artemísia remonta a Artemis, a deusa grega da caça, ou a rainha Artemisia, que, segundo a tradição, descobriu pela primeira vez as propriedades terapêuticas e as popularizou. Foi Linnaeus, o pai de classificação moderna dos organismos vivos, que escolheu o nome.

Muitas plantas da espécie Artemisia crescem de forma selvagem e, às vezes, são consideradas pragas.

Propriedades da artemísia

O interesse da ciência pela artemísia está ligado, principalmente, ao seu teor de artemisinina. Na medicina tradicional chinesa, é usada como um remédio útil para a febre e problemas gastrointestinais. A artemísia tem propriedades digestivas. Também tem sido usada para combater a malária.

A Artemisia vulgaris é usada para preparar uma tintura-mãe (extrato hidroalcoólico), que tem algumas propriedades úteis para intervir como um remédio natural em casos de amenorréia, irregularidades menstruais, perda de apetite e vermes intestinais.

Artemisia e câncer

Atualmente, o tema de maior interesse sobre a artemísia é devido ao seu potencial anticâncer.

Em fevereiro de 2015, o Instituto Nacional do Câncer de Milão deu a sua opinião sobre a artemísia na cura do câncer, com referência a Artemisia annua. O Instituto confirmou que a artemisinina e seus derivados em experiências in vitro mostraram um efeito tóxico sobre as células cancerígenas e que os medicamentos que contêm essas substâncias ativas são utilizados como tratamento, também, para a malária. A mesma instituição está avaliando os efeitos de outro teor – o diidroartemisinina – em relação às suas potenciais propriedades anticâncer. Os resultados são promissores, mas são estudos preliminares que precisam de ser concretizados com mais investigação.

Em particular, o Instituto Nacional do Câncer de Milão considera a artemisinina uma molécula promissora para certas doenças. O Instituto acrescenta que “não sabemos o que a percentagem real do ingrediente ativo presente nas diferentes formulações de Artemisia annua disponíveis online ou em lojas de alimentos de saúde” e que “não existem estudos clínicos convincentes que demonstrem a eficácia e segurança dessas preparações no “ser humano”.

astemisia-2

Artemísia, erva “mágica”

A artemísia, nos séculos passados, foi considerada uma erva mágica com poder de afastar a negatividade e promover o desenvolvimento de poderes psíquicos e estados psíquicos. A planta artemísia está sob a influência da deusa Artemis-Diana, Marte e da Lua.

De acordo com o livro “As ervas mágicas”, de Roberto La Paglia, a artemísia deve ser usada com cautela, pois em doses elevadas pode ser tóxica.

Artemísia, onde encontrá-la e de que forma

Os remédios naturais feitos a partir de absinto são encontrados na medicina herbal e em lojas online de produtos naturais. Consulte uma de sua confiança para ver se a artemísia é o remédio certo para você, com base em seus problemas de saúde.

Entre os remédios à base de plantas feitos de Artemisia annua estão chás para serem preparados como infusão ou cocção. Os chás de ervas de Artemisia annua são recomendados para ajudar a digestão e reduzir o inchaço. Com os Artemisia vulgaris prepara-se um extrato alcoólico útil para regular o ciclo menstrual. Não se encontram à venda suplementos naturais à base de artemisinina utilizados no caso da malária e de infecções causadas por parasitas.

Artemísia, contraindicações

Antes de decidir tomar qualquer preparação ou remédio natural com artemisinina, recomendamos que você consulte um fitoterapeuta de confiança, uma vez que é necessário saber em que doses tomar a Artemísia, para evitar efeitos colaterais. Doses excessivas podem provocar neurotoxicidade. Pessoas alérgicas a essa planta ou seu pólen devem ter cuidado.

Leia também:

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

ORÉGANO É BOM PARA QUÊ? 8 USOS PARA PROBLEMAS COMUNS

ARRUDA, UMA PLANTA DE MUITOS USOS E TRADIÇÕES

ERVA-DE-SANTA-MARIA: UMA ERVA SANTA PARA MUITOS USOS

Fonte foto: wikipedia




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...