O lado do corpo que você fica doente tem um significado


Alguma vez, já se perguntou por que um lado do seu corpo geralmente é mais afetado por dores, doenças e acidentes? O lado do corpo que sempre adoece tem um significado.

Saiba mais!

As forças que nos regem

Para o Taoismo, que é a base da Medicina Tradicional Chinesa, tanto nós como a Natureza somos regidos por duas forças: Yin, associada à energia feminina e Yang, relativa ao masculino.

Segundo a Medicina Chinesa, originada  há mais de cinco mil anos, o lado direito do corpo está associado ao feminino, à mãe, à sensibilidade, à capacidade de se doar e criar, já o lado esquerdo tem relação ao masculino, ao pai, à força e à ação.

Direito ou esquerdo? O lado do corpo que você adoece tem um significado

Como o corpo recebe influência das energias Yin e Yang, qualquer desequilíbrio em uma dessas forças poderá comprometer um lado dele.

Nesse contexto, qualquer problema com nossa força Yang – energia masculina – poderá gerar distúrbios no lado esquerdo. Em contrapartida, se o Yin – energia feminina – estiver em desequilíbrio, o lado direito poderá ser prejudicado.

Lembrando que estas duas forças atuam em todo ser humano, independentemente do sexo, saiba mais sobre cada lado.

Lado direito

Quando doenças ou acidentes acometem o lado direito (Yin) do corpo, isso pode sinalizar que a pessoa está vivendo conflitos com mulheres que fazem parte de seus relacionamentos, seja na família, trabalho, amor ou estudos.

O lado direito está vinculado às emoções, sentimentos e intuição. Por isso, pode ter relação com a dificuldade de lidar com a sensibilidade, receber amor e se doar.

Lado esquerdo

O lado esquerdo tem relação com o intelecto, o uso da razão, o poder analítico e a assertividade. Também está ligado à nossa relação com homens e figuras de poder.

Problemas no lado esquerdo do corpo podem significar dificuldade de lidar com a razão, ter assertividade e ou de se relacionar com homens, autoridades e com a própria força masculina.

Essas dificuldades podem ser provenientes de situações problemáticas do passado com pessoas do sexo masculino, seja da família ou de outra esfera relacional.

A pessoa com essas dificuldades pode manifestar revolta, rebeldia excessiva, falta de confiança em si mesma, ressentimentos internos em relação ao masculino, insegurança e dificuldade de empreender.

Conversando com nosso corpo

Nosso inconsciente é muito poderoso e usa nosso corpo para falar conosco, para chamar nossa atenção por meio das doenças ou acidentes.

Podemos decifrar a Linguagem do Corpo das seguintes formas:

Toda vez que dores; lesões; acidentes com quedas, batidas, fraturas ou cortes; e infecções afetarem o lado esquerdo do corpo, isso é um sinal de alerta que o indivíduo precisa cuidar de seu lado Yang e sua energia masculina. Por consequência, atentar para seu lado racional e sua capacidade de realização.

Se os problemas e doenças se derem no lado direito, há necessidade de dar mais atenção para o Yin e sua energia feminina, equilibrando emoções, expressando sentimentos e se abrindo para o amor e os relacionamentos.

Como equilibrar o Yin e Yang em nós

Através da Linguagem do Corpo é possível decifrar o que os sinais físicos estão nos revelando, e quais emoções ocultas existem por trás do problema.

Se notar que é sempre um mesmo lado do corpo adoece ou se machuca, é recomendável proceder das seguintes maneiras:

Preste atenção em suas emoções

Quando o emocional não vai bem, pode acabar se externando no corpo. Então, vem o desequilíbrio físico. Esta é a forma do inconsciente dar o alarme de que a situação está insustentável e precisa ser revista e corrigida para fluir melhor.

Pratique a auto-observação

Através da auto-observação atenta, é possível identificar tais desequilíbrios e até eliminá-los.

Questione-se

Qual problema – seja familiar, profissional ou sentimental – pode estar afetando o corpo e projetando nele situações mal-resolvidas como medos, feridas emocionaistraumas e crenças limitantes?

Reflita

Faça uma retrospectiva de seu passado e reflita se você não está projetando e repetindo padrões negativos, distorções cognitivas e desequilíbrios, que ocorreram em sua infância.

Medite

Depois de identificar os desequilíbrios que afetam determinado lado do seu corpo, realize pausas e medite para poder compreender como age o autossabotador que existe em você, repetindo os padrões emocionais vividos no passado.

Busque orientação de um profissional

Caso esteja com dificuldade de lidar com suas questões internas, procure ajuda de um especialista, seja psicólogo, psicanalista ou terapeuta holístico.

Corpo, mente e alma = saúde integral

Entender a Linguagem do Corpo contribui para:

  • um melhor alinhamento do corpo com a mente e a alma
  • o equilíbrio do Yin e Yang
  • harmonia entre as forças masculina e feminina
  • poder contribuir para a cura física e emocional
  • facilitar o desenvolvimento de uma saúde integral

E você? Tem um lado que sente mais as emoções e os desequilíbrios?

O livro A Linguagem do Corpo de Cristina Cairo, traz mais informações sobre a relação do Yin e Yang com os lados do corpo. Para ler esse livro, é só clicar ->AQUI

Fontes:

Para mais conteúdos sobre Linguagem do Corpo veja:

Significados emocionais do desenvolvimento de cistos no corpo

O que significam problemas nos pés. Entenda o que o corpo diz

Esclerose múltipla: as causas emocionais dessa doença

Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: Os olhos não veem quando a alma adoece

Causas emocionais da dor nas costas: O corpo fala através dos sintomas físicos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...