MGTOW: o movimento dos machos ressentidos


Os homens não querem mais compromisso. As mulheres estão muito assanhadinhas, interesseiras, só querem usar os machos para usar e abusar deles. Pelo menos assim pensam os caras do movimento MGTOW.

O que significa MGTOW?

A sigla vem de Men Going Their Own Way (homens seguindo seu próprio caminho). Não é necessariamente um movimento, mas um estilo de vida, uma filosofia, uma subcultura ou simplesmente uma modinha, que se baseia na ideia de que os homens devem quebrar certos paradigmas sociais, por exemplo, o de ser provedor, marido, namorado, pai ou de ter relacionamentos sérios com mulheres.

Leia também:

A origem do movimento é incerta, mas provavelmente a sigla MGTOW foi criada no início dos anos 2000 por dois homens que usam os pseudônimos online de Solaris e Ragnar, e poderia ter surgido do “fenômeno da pílula vermelha”, uma metáfora usada pelos antifeministas para acordar os homens sobre dos malefícios que as mulheres podem causar a eles.

Logotipo"MGTOW" (Men going their own way) movement / © Wikipedia

Logotipo”MGTOW” (Men going their own way) movement / © Wikipedia

Repulsa à mulher

Pode ser que muitos homens provavelmente nunca tenham ouvido falar nesse nome, nem sigam esse movimento, mas na prática absorveram esse estilo de vida por conta de ressentimentos com mulheres (perdas financeiras, traumas psicológicos, traições, etc).

Ou seja, são aqueles homens que nunca tiveram relacionamentos sérios e que às vezes até se gabam por isso. Acreditam que as mulheres são interesseiras e não vale a pena o sacrifício de se dedicar a um relacionamento com elas.

Quando uma mulher vê um tiozão solteiro que nunca se casou nem teve filhos, a primeira coisa que pensa é: só pode ser gay! E aí é que está o cerne da questão: os MGTOW são homens heterossexuais que simplesmente não querem saber de mulheres. Aqui entra um outro termo, os incelsque são celibatários involuntários (pessoas que não fazem sexo porque não conseguem encontrar os parceiros ideais).

Junto com os incels, no MGTOW também se incluem homens que pagam pelo serviço sexual feminino, sem se envolver com as mulheres. Tem também os mão-de-vaca avarentos, claro, os donjuans de plantão que enganam mulheres, as usam, as descartam, não pagam nada, nem um jantar, e não se envolvem emocionalmente com elas.

Independentemente de nominar este fenômeno social, pois muitos homens nem sabem da existência desse movimento, existe um comportamento masculino de repulsa à mulher que, alguns filósofos acreditam que seja simplesmente uma resposta ao feminismo tóxico que está aí.

Feminismo Tóxico

E o que é o feminismo tóxico? É uma escola feminista, digamos assim porque existem diversas vertentes do feminismo, muito ressentida com os homens e que quer se nivelar ao machismo na sua pior parte. Assim, a feminista tóxica acredita que deve mostrar o corpo sim, que pode ser vulgar o quanto quiser até que os homens entendam que isso não lhes dá o direito de paquera, assédio e muito menos estupro.

Também é direito das mulheres ter milhares de contatinhos e usar o homem para fins sexuais assim como sempre fizeram, e ainda fazem, os homens com as mulheres.

Também é o feminismo do eu to pagando, eu tenho direitos. A mulher que se emancipou financeiramente, paga por sexo, por relacionamentos, usa e descarta homens como eles sempre fizeram com elas.

É ressentimento se paga com ressentimento. Contra o feminismo tóxico: o remédio é o MGTOW.

Me too. Eu também?

O ressentimento masculino tem a ver também com o movimento Me Too, que é a história das mulheres que começaram a falar e a denunciar os homens por abuso.

O Me Too é um movimento importante. De fato, muitas mulheres foram e são abusadas (no relacionamento, no trabalho, na sociedade) sem que tenham coragem de denunciar (por medo de violência, desemprego, etc). O Me Too deu voz às mulheres, mas pode ser que a coisa tenha sido exagerada, ao ponto de os homens terem ficado com medo de se relacionarem e serem processados?

Não se trata de julgar isso mas de colocar no balaio dos porquês de tanto ressentimento de um gênero contra o outro. É o efeito pêndulo agindo implacavelmente e deixando todo mundo cansado e infeliz com os extremismos.

Sigam seus caminhos

A sociedade muda sem que os motivos da mudança sejam compreendidos. Então, hoje temos novos femininos e novos masculinos, determinados apenas socialmente, sem que a biologia faça parte do debate.

Aparentemente é tudo natural. A lei da ação e da reação. Mulheres falam mal de homens e vice-versa. Ambos se odeiam e cada um segue seu caminho.

A sigla MGTOW (homens que seguem seus caminhos) poderia ter a sua versão feminina WGTOW.

Levando as coisas ao pé da letra seria assim: tenha autoconhecimento, ganhe seu próprio dinheiro, saiba ficar sozinho, use as pessoas como produtos, jogue-as quando não mais servirem.

Para resolver a guerra entre os sexos, será que a solução é o movimento gender fluidity? Ou seja, não é preciso definir gêneros! Fica a provocação para rir ou para chorar.

Aprofunde-se sobre o tema nesse vídeo do Linhas Cruzadas. Vale a pena a reflexão. Queremos essa sociedade de solitários e ressentidos?

Fonte: Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

6 Necessidades humanas que se não satisfeitas, causam transtornos psicológicos

O que você precisa saber sobre ele (a) antes de se relacionar

E se a pessoa tóxica for você? Como saber?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. matheustoche
    Publicado em 18/02/2023 às 1:14 am [+]

    Cada um que siga seu estilo de vida. Ninguém merece viver num relacionamento abusivo!!!


  2. Daia Florios
    Publicado em 18/02/2023 às 5:06 pm [+]

    Verdade, mas por que os relacionamentos estão abusivos? Estamos todos receosos e tristes sozinhos 🙁


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...