O que é Red Pill e o que pensam os redpillados?


O movimento Red Pill caiu na boca do povo depois que a atriz e humorista Livia La Gatto foi ameaçada de morte pelo redpillado, coach e influencer Thiago Schutz por causa de um vídeo seu publicado no Instagram. O que é Red Pill e o que pensam os redpillados?

Apenas para situar, o vídeo abaixo é uma crítica aos ensinamentos do “professor de Red Pill”, se é que assim se pode dizer, Thiago Schutz, conhecido na machosfera como o “coach do Campari”, apelidado por Livia La Gatto como o “careca do Campari”.

O apelido veio de um episódio contado por ele em um podcast. Conta Thiago que uma mulher lhe ofereceu cerveja quando ele queria beber apenas Campari. Na sua teoria redpiliana, a mulher queria adestrá-lo, modificá-lo porque para os redpillados, toda mulher é uma potencial manipuladora (mas sobre isso, falaremos depois).

O vídeo onde começou a confusão foi esse:

Thiago ameaçou La Gatto de morte se ela não tirasse o vídeo do ar: “Vc tem 24h pra retirar seu conteúdo sobre mim. Dps disso processo ou bala. Vc escolhe”. Mas vamos lá…

O que é Red Pill?

Red Pill é um termo extraído do filme Matrix, 1999, da cena icônica onde o protagonista Neo (Keanu Reeves) tem que fazer uma escolha: tomar a pílula azul ou a vermelha. A azul significava manter-se no mundo da fantasia e a vermelha, da realidade clara como o Sol, tão clara que ofusca.  Assim, a teoria red pill se aproxima muito do complotismo à medida que acredita que existe uma realidade que as pessoas não veem: na política, na sociedade, cultura, etc.

O conceito red pill ficou muito famoso, no mundo inteiro, no campo dos relacionamentos e muitos pensadores acreditam que seu advento tenha sido uma resposta masculina ao feminismo radical.

As pessoas “acordadas” com a tal pílula vermelha poderiam ser qualquer uma, mas o conceito acabou reunindo homens, heterossexuais, ressentidos, frustrados com mulheres e com muita baixa auto-estima.

Incels e Mgtows

Dentro do conceito red pill estão outros dois nomes famosos:

  • os Incels (abreviação de celibato involuntário)
  • os Mgtows (men going on their way – homens que seguem seus próprios caminhos).

Quem são os mgtows

No vídeo de Livia la Gatto, ela satiriza os mgtows como meninos filhinhos de mamãe, o que é o contrário do que prega esse grupo, pois independência, seguir o próprio caminho é o mote. Os mgtows são homens que não querem se relacionar com mulheres. Nã0 querem namorar ou casar. Podem ter relações casuais ou a pagamento. Isso porque, na teoria deles, as mulheres, todas, sem exceção, são exploradoras, interesseiras, carreiristas, oportunistas, traidoras, ou seja, um perigo potencial a se evitar a todo custo. Os mgtows não são necessariamente meninos sob a barra da saia da mamãe, eles estão mais para serem grandes empresários ou profissionais avarentos, com medo de desperdiçar ou de perder dinheiro com mulheres interesseiras. Portanto são homens, na maioria, muito avarentos. E como se sabe, pessoas avarentas são avaras também nos sentimentos.

Leia mais:

Quem são os Incels

Os celibatos involuntários, como o nome diz, são homens virgens que nunca se relacionaram com mulheres, alguns nunca beijaram, outros sequer abraçaram (é muito triste).

Mgtows e Incels tomaram a pílula vermelha e descobriram uma grande realidade (na cabeça deles, é claro): as mulheres são todas imorais e interesseiras! Sendo assim, eles decidiram falar mal delas, afinal, quem desdenha quer comprar.

O que é ser um Red Pill (ou um redpillado)?

©W.carter/Wikipedia

©W.carter/Wikipedia

Ser um redipilado significa ser uma pessoa que tomou a pílula vermelha e pegou a visão. Qual visão?

Na visão deles, as mulheres têm um esquema preciso para explorar os homens. Elas os escolhem através de requisitos como dinheiro, beleza e status social (DSM). Essa é a moeda e o nome disso é hipergamia (o universo redpillado é repleto de jargões).

Se o homem não for bonito, rico e tiver status, melhor ser red pill mesmo, assim, ele tem uma desculpa para o seu fracasso relacional.

Incels e mgtows não são homens feios, pobres ou desinteressantes. Eles são simplesmente homens que se veem assim e que se reuniram em grupos de homens que também se veem assim (pois tomaram de uma pílula que os faz enxergarem uma mesma realidade). Assim, reforçam sempre a mesma ideia de um mundo que privilegia apenas as mulheres, e que é melhor tomar cuidado com isso se não quiser cair nas armadilhas das feministas.

Leis em casos de separação e divórcio que podem favorecer as mulheres, o movimento Me Too e leis que fecham o cerco para o assédio, deixaram esses redpillados sem ação. Eles teriam medo de se relacionar e acabar sendo presos por assédio e estupro. Medo de casar e acabar separado e pobre. O medo também é o de passar vergonha pública sendo traído.

A pílula do amor

Verdade seja dita! De um lado temos feministas radicais que odeiam os homens, que os colocam todos no mesmo balaio: estupradores potenciais. De outro, homens redpillados que vêm as mulhres, todas, como traidoras e interesseiras potenciais.

Nessa guerra dos sexos quem perde é a humanidade e quem ganha é o Metaverso. Compra-se relações nos aplicativos e até nas falidas Americanas ponto com, como diz Livia no vídeo.

A pílula da verdade deve ser a pílula do amor. Existem homens inseguros, traumatizados, que perderam o rumo, não sabem onde está a masculinidade deles. Não deveria ser motivo de piada a sensibilidade dessas pessoas. O problema é que estes mesmos homens sensíveis, em vez de buscarem ajuda e diálogo, foram pelo caminho mais imaturo e fácil: atacar as mulheres.

Todo o contrário é verdadeiro: mulheres cheias de complexos, fazendo cirurgias plásticas nas partes íntimas, colocando a saúde em risco para satisfazerem homens exigentes.

Vermelha ou azul, todo mundo tomou a pílula errada. Uma pena porque o que todos queriam era amor e o que tiveram? Discórdia e egoísmo!

Em agosto de 2021, Jake Davison, de 22 anos, matou 5 pessoas em um episódio conhecido como o tiroteio de Plymouth que aconteceu no Reino Unido. Depois de atirar contra as vítimas, ele atirou contra si mesmo e morreu.

Não se sabem as causas, mas o moço era incel. A solidão e a incompreensão matam.

Talvez te interesse ler também:

Responsabilidade afetiva: a transparência é fundamental nas relações

Por que sentimos fome de pele e temos vontade de abraços?

Bucket List: lista de coisas a fazer antes de morrer. Você já fez a sua?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...