Bucket List: lista de coisas a fazer antes de morrer. Você já fez a sua?


O que você gostaria de fazer antes de morrer? Talvez ninguém se faça essa pergunta porque ninguém pensa em morrer. No entanto “a morte é grande conselheira” e nos ensina a viver como se não houvesse amanhã.

Em uma reportagem interessantíssima publicada na BBC Brasil sobre a vida de Ana Michelle Soares, uma das principais porta-vozes do movimento paliativista brasileiro, a ideia de termos uma lista para “chutar o balde” antes de morrer (uma Bucket List) é uma espécie de ode à vida.

O termo vem da palavra bucket, em inglês significa balde, e foi título de um filme de 2007 (The Bucket List), estrelado por Morgan Freeman e Jack Nicholson, entitulado no Brasil como Nunca É Tarde Demais. Na trama, dois amigos em estado terminal resolvem fazer uma viagem para cumprirem uma lista de coisas a fazer antes de morrer.

Nos casos da reportagem e do filme, estamos falando de pessoas ou personagens que sabem que têm a vida curta, porque foram diagnosticados com doenças incuráveis. Mas, pensando bem, o que garante que uma vida cheia de saúde seja longa?

Há 4 semanas, Ana Michele completou 40 anos, 12 dos quais viveu de cuidados paliativos no tratamento do câncer. Nem ela imaginava chegar tão longe…

Com tantas vitórias ganhas ao longo desse percurso, Ana Michelle, Ana Mi (como é conhecida), fez uma Bucket List, a qual foi prontamente providenciada por uma rede de amigos que a jornalista, escritora e ativista construiu em sua vida.

Antes de se arrepender

“Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o Sol se pôr”

Sabe essa música, Epitáfio, do Titãs? Pois é, antes de chegar a essa triste conclusão, dado que a vida segue sendo um mistério, vamos escrever uma lista de coisas que gostaríamos de fazer antes de morrer?

Os motivos pelos quais as pessoas se arrependem na vida, foram compilados em um livro escrito por uma enfermeira que tratava pacientes terminais. O livro conta coisas como na música: as pessoas reclamam que deveria ter trabalhado menos, ter tido mais mais tempo com os amigos, etc.

Leia mais aqui:

Portanto, antes de cair no amargor de uma vida desperdiçada, aprendamos a realizar sonhos porque a morte é certa, independentemente das doenças.

Homenagens em vida

Na longa reportagem da BBC, um outro argumento digno de nota é essa história das homenagens em vida. Ana Mi diz:

 “Sempre me incomodou muito o fato de as pessoas só homenagearem alguém querido depois da morte. É só nesse momento que vemos aquelas postagens nas redes sociais, que repetem os mesmos discursos de sempre”.

“Por que não dizer isso para a própria pessoa, enquanto ela ainda está viva?”.

Acontece que muitas pessoas não gostam de compartilhar suas tristezas, suas convalescenças. E a gente, achando que sempre teremos tempo para tudo, homenageamos as pessoas que se vão, simplesmente  porque não sabíamos que elas iriam tão cedo.

Mas uma coisa é certa! Devemos sempre expressar nosso afeto, amor e carinho àqueles que amamos. Sempre! E essas histórias nos ensinam que todos nós podemos ter uma Bucket List mesmo não havendo “previsão” de morrer logo.

E você? Vai fazer a sua Bucket List? Uma lista de coisas a fazer antes de morrer pode ser uma inspiração para viver melhor e mais feliz.

“Não perca tempo e aprecie a vida como ela se apresenta”, aconselha Ana Mi.

Fonte: BBC Brasil

Talvez te interesse ler também:

Remédio grátis e eficaz para combater ânsia e depressão

Estudos comprovam: praticar gratidão deixa as pessoas mais felizes

A vida da morte: pura poesia sobre vida e morte em um curta-metragem




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...