Estudos comprovam: praticar gratidão deixa as pessoas mais felizes

Estudos comprovam: praticar gratidão deixa as pessoas mais felizes

Existem pesquisas que demonstram que pessoas que exercem a gratidão em seu cotidiano se tornam mais saudáveis e felizes.

São pessoas que sempre buscam agradecer por experiências e situações vividas e, desse modo, reduzem os níveis de estresse, ansiedade e depressão, com ganhos em qualidade do sono e em superar adversidades.

Conseguindo ter mais satisfação e felicidade com a vida, consequentemente se eleva a qualidade de relacionamentos que se beneficiam desse bem-estar.

Esse conceito de gratidão contínua já foi citado pelo filósofo grego Aristóteles, sendo praticado por seguidores do Budismo e demais religiões orientais, mas também no Ocidente essa atitude vem ganhando destaque.

Experiências realizadas em grupos atestam os benefícios da gratidão exercida como hábito pelas pessoas, como explica Richard Gunderman, Professor de Medicina, Artes Liberais e Filantropia na Universidade de Indiana, neste seu artigo publicado no The Conversation.

Benefícios de praticar a gratidão continuamente

Pessoas que agradecem pelas coisas, tanto em suas vidas quanto de uma maneira geral, ou ainda que procuram sintonia com a gratidão mesmo em situações difíceis, são mais otimistas e se sentem mais realizadas em suas vidas. Dessa forma, são menos afetadas por doenças; afinal, reconhecem que tudo é aprendizado na vida.

Um experimento que pedia aos participantes de escrever e entregar bilhetes de agradecimento, encontrou significantes aumentos nos níveis relatados de felicidade, um benefício que durou por um mês inteiro.

Como praticar habitualmente a gratidão

Esse é um exercício que deve ser praticado cotidianamente e que pode considerar os aspectos mais comuns do cotidiano como:

  • o nascer do sol
  • o entardecer
  • a noite
  • a natureza
  • o dia que foi, ou será, vivido
  • o ar que respiramos
  • a água que bebemos
  • as experiências boas e ruins
  • os relacionamentos em geral e muito mais.

Um costume que vem do Reino Unido pode ser uma boa dica para praticarmos neste final de ano, mas é também um hábito para levarmos para toda a vida. Quando você receber um presente, não diga apenas obrigado, escreva um bilhete à pessoa que te presenteou.

Quando agradecemos por algo é come se emanássemos a energia ao Universo de “quero mais”, “mande-me mais coisas assim”. É o que diz o médico Deepak Chopra na sua meditação de 21 Dias de Abundância.

A prática da gratidão é um hábito que deve ser cultivado e estar presente em todos os momentos de nossa existência.

Não é positividade tóxica de gratiluz e outras modinhas do Instagram, é ciência. Agradecer mais e reclamar menos não vai trazer amor, sucesso e dinheiro para ninguém, mas vai deixar a vida mais leve, e uma coisa pode puxar a outra.

Gratidão à você que leu até aqui! De coração!

Talvez te interesse ler também:

Poder transformador: abundância, dinheiro e prosperidade àqueles que sentem gratidão

Diário de gratidão: como e por que começar a escrever um

Como descobrir suas crenças limitantes e se libertar delas

Quais são as 7 leis espirituais do sucesso?

Positividade TÁTICA em vez de tóxica: pois pensar positivo não basta

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *