Qual é a diferença entre Psicoterapia e Psicanálise?


A Psicoterapia e a Psicanálise são duas abordagens diferentes no campo da saúde mental, mas ambas visam ajudar as pessoas a enfrentar e resolver questões emocionais, comportamentais e psicológicas, ainda que de maneiras bem diferentes. A primeira e principal questão é que, em última instância, a Psicanálise pode sim, ser terapêutica (ter o intento de cura), mas esse não é o seu objetivo principal. Enquanto a Psicoterapia é, como o próprio nome diz, uma terapia, na Psicanálise não existe, a priori, o intuito de curar um sintoma do paciente/cliente como faz a Psicoterapia. Então, qual seria o escopo da Psicanálise? Ajudar o paciente em seu autoconhecimento o que o levaria a melhorar sua qualidade de vida.

Mas vamos por partes…

Diferenças entre Psicoterapia e Psicanálise

Abordagem teórica e histórica

  • Psicoterapia: É um termo amplo que engloba várias abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia de grupo, terapia familiar, entre outras. Essas abordagens são baseadas em diferentes teorias e técnicas para tratar problemas específicos.
  • Psicanálise: É uma abordagem criada por Sigmund Freud que se baseia na teoria psicanalítica, que visa acessar e explorar o inconsciente do paciente/cliente, para resolver ou amenizar seus conflitos emocionais e traumas passados, para compreender o funcionamento psicológico do indivíduo.

Foco do tratamento

  • Psicoterapia: Geralmente, a psicoterapia foca em questões presentes e busca soluções práticas para problemas específicos, como ansiedade, depressão, fobias, entre outros.
  • Psicanálise: A psicanálise busca explorar o inconsciente e compreender as origens mais profundas dos problemas psicológicos, frequentemente remontando à infância, repetições e experiências passadas. A análise psicológica do indivíduo é neutra e visa o próprio autoconhecimento.
  • Diferença: Enquanto a Psicoterapia poderia ser considerada pedagógica, no sentido de tentar “consertar” um sintoma, na Psicanálise um sintoma é apenas um objeto de análise neutra e compreensão, sem que haja a necessidade obrigatória de cura de um sintoma. Por sintoma entende-se ânsia, angústia, fobias, depressão, etc. A Psicanálise é uma escuta livre e sem julgamentos por parte do psicanalista.

Duração do tratamento

  • Psicoterapia: As abordagens de psicoterapia são geralmente de curta a média duração, variando de algumas semanas a alguns meses, dependendo da natureza do problema.
  • Psicanálise: A psicanálise é conhecida por ser uma terapia de longa duração, podendo se estender por anos, devido ao seu foco em questões mais complexas e profundas.

Relação terapêutica

  • Psicoterapia: A relação entre terapeuta e cliente é colaborativa, com foco no aqui e agora, buscando soluções práticas para os problemas do cliente.
  • Psicanálise: A relação terapêutica na psicanálise é mais tradicional e exploratória, com o paciente deitado no divã ou não, e o terapeuta atuando como um observador neutro. O “tratamento” se baseia no falar terapêutico, pois enquanto o paciente fala, ele também escuta a si mesmo.

É importante ressaltar que ambas as abordagens podem ser eficazes para diferentes pessoas e problemas. A escolha entre Psicoterapia e Psicanálise dependerá das necessidades individuais do cliente e de suas preferências.

Os diferentes tipos de Psicoterapia e Psicanálise

Existem diversos tipos de Psicoterapia e abordagens dentro da Psicanálise. Confira uma breve descrição sobre os principais tipos, lembrando que existem outros não aqui descritos.

Tipos de Psicoterapia

  1. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Essa abordagem enfoca os padrões de pensamento e comportamento do indivíduo. O terapeuta ajuda o cliente a identificar e modificar pensamentos disfuncionais e comportamentos inadequados, buscando promover mudanças positivas e resolver problemas específicos.
  2. Terapia Psicodinâmica: Essa abordagem baseia-se na teoria psicanalítica, mas com uma duração mais curta. O terapeuta explora o inconsciente, traumas passados e conflitos emocionais para compreender a origem dos problemas atuais do cliente e promover a autorreflexão.
  3. Terapia Humanista: A terapia humanista enfatiza o crescimento pessoal e a autodescoberta. O terapeuta cria um ambiente de apoio e aceitação incondicional para o cliente, buscando desenvolver a autoconsciência e a autorrealização.
  4. Terapia Familiar e Terapia de Casal: Essas abordagens focam nas dinâmicas e interações familiares ou conjugais. O terapeuta trabalha com todos os membros da família ou casal para melhorar a comunicação, resolver conflitos e promover relacionamentos saudáveis.
  5. Terapia de Grupo: Nessa modalidade, várias pessoas compartilham suas experiências em um ambiente de grupo guiado por um terapeuta. Essa abordagem permite que os participantes se apoiem mutuamente, desenvolvam habilidades sociais e explorem temas comuns.
  6. Psicoterapia Analítica de Jung: Baseada nas teorias de Carl Gustav Jung, essa abordagem enfoca o inconsciente coletivo e a busca pela individuação. Ela explora símbolos, sonhos e mitos para compreender a psique e promover o crescimento pessoal e espiritual.
  7. Gestalt-Terapia: Fundamentada nas ideias de Fritz Perls, a Gestalt-Terapia enfatiza o aqui e agora, buscando promover a conscientização e integração dos sentimentos e experiências do cliente. O terapeuta ajuda o cliente a explorar suas emoções e compreender como elas afetam suas ações e relacionamentos.
  8. Pathwork: O Pathwork é uma abordagem de psicoterapia desenvolvida por Eva Pierrakos. Essa abordagem combina princípios de várias terapias, incluindo psicodinâmica, humanista e espiritualidade. O objetivo é promover a autodescoberta, o crescimento pessoal e a cura emocional através da integração de diferentes técnicas terapêuticas. O Pathwork valoriza a compreensão profunda do self e busca promover mudanças significativas e duradouras no indivíduo.

Tipos de Psicanálise

  1. Psicanálise Clássica: Baseada na teoria original de Sigmund Freud, a psicanálise clássica explora o inconsciente e os processos mentais para compreender os padrões comportamentais e emocionais do indivíduo. A relação psicanalítica é central, e a interpretação dos sonhos e associações é uma parte importante do processo.
  2. Psicanálise Lacaniana: É um sistema teórico que explica a mente, o comportamento e a cultura através de uma extensão estruturalista e pós-estruturalista da psicanálise clássica, iniciada pelo trabalho de Jacques Lacan nas décadas de 1950 a 1980. Essa abordagem busca compreender a mente humana enfatizando a importância da linguagem e da estrutura do psiquismo.
  3. Psicanálise Kleiniana: Desenvolvida por Melanie Klein, essa abordagem concentra-se nas relações primárias e nas fantasias inconscientes que surgem desde a infância. Ela se dedica ao estudo das relações parentais e dos processos mentais que ocorrem nos estágios iniciais da vida.
  4. Psicanálise Winnicottiana: Baseado nas teorias de D.W. Winnicott, que acreditava que as pessoas nascem sem um eu claramente desenvolvido e precisam “buscar” uma identidade autêntica à medida que crescem. Ele destacou a importância de sentir-se real e em contato com os outros e com o próprio corpo para uma vida plena. Winnicott também abordou a ideia de que as pessoas podem desenvolver um falso eu como forma de proteger seu verdadeiro eu interior e vulnerável, mesmo em idade jovem, muitas vezes sem perceber.

Essas são apenas algumas das muitas abordagens de Psicoterapia e Psicanálise disponíveis. Cada uma delas tem suas características distintas e pode ser mais adequada para diferentes pessoas e problemas específicos. A escolha da abordagem dependerá das necessidades individuais do paciente/cliente e da orientação do profissional de saúde mental.

Assista aos vídeos abaixo, pois eles serviram de fontes para este post, e te ajudarão a compreender melhor essas diferenças.

Talvez te interesse ler também:

A moda é fazer psicoterapia com a ChatGPT. Será que funciona?

Dissociação e Transtornos Dissociativos: o que são e como superá-los

O que é Hipnoterapia: Usos, benefícios e contraindicações

O que é Psicoterapia Contemplativa e quais são seus benefícios

Borderline: O que é, Características e Tratamentos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...