Respiração lenta e consciente pode ajudar a prevenir o Alzheimer  


Talvez poucas pessoas prestem realmente atenção em como a respiração oscila no decorrer do dia. Em momentos de estresse, ela tende a ficar mais curta; em estados mais estáveis, fica mais calma. Porém é importante ficar de olho nela: além de ajudar na regulação emocional, o controle da respiração pode auxiliar também na prevenção de inúmeras doenças, como estresse, ansiedade, dores crônicas, hipertensão e até Alzheimer.

Há algum tempo cientistas vêm se debruçando para entender melhor o Mal de Alzheimer, quais as causas e se há formas de prevenção. Alguns estudos vêm trazendo luz sobre o tema e um dos mais recentes mostra que exercícios de respiração podem ser relevantes para combater a enfermidade.

O estudo

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, EUA, analisaram biomarcadores de plasma associados ao risco de desenvolvimento de Alzheimer (especialmente a beta-amiloide 40 e 42) de 108 participantes e chegaram a conclusões interessantes.

Por meio de técnicas de respiração e posterior amostras de sangue, os pesquisadores puderam ver que essas técnicas reduziram os níveis de beta-amiloide nos participantes. A prática foi feita duas vezes por dia, por 20 a 40 minutos, durante 5 semanas.

Uma das explicações para esse feito é o fato de que exercícios de respiração podem aumentar a variabilidade da frequência cardíaca, o que é mais saudável, tendo em vista que pode ser um indicativo da capacidade do organismo de se adaptar a fatores estressantes. Além disso, a respiração lenta e consciente pode simular um sono profundo, auxiliando na eliminação de resíduos neurotóxicos do cérebro e do sistema nervoso, que em excesso, podem favorecer o aparecimento de doenças, como o Alzheimer.

São necessários mais estudos para comprovar esse efeito benéfico da respiração consciente, mas já se sabe que essa prática traz inúmeras vantagens para a saúde. Para quem deseja utilizá-la como forma de prevenir doenças degenerativas, os pesquisadores indicam que exercícios de 20 minutos, de 4 a 5 vezes, por semana, já trariam benefícios.

Fontes:

  1. Folha de São Paulo
  2. Min, J., Rouanet, J., Martini, A.C. et al. Modulating heart rate oscillation affects plasma amyloid beta and tau levels in younger and older adults. Sci Rep 13, 3967 (2023).

Talvez te interesse ler também:

Kundalini: despertando a Alegria de Viver e o Prazer da Vida

Mudras: o que são, para que servem, como fazer e significados

Alzheimer, aos 19 anos, é o caso mais jovem

Este gesto mal-educado aumenta o risco de Alzheimer

Este é o melhor alimento para reduzir risco de demência e Alzheimer

Manjericão pode ser uma proteção contra Alzheimer, afirma estudo




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...