Mudras: o que são, para que servem, como fazer e significados


Os mudras constituem um conhecimento milenar que utiliza os gestos das mãos para ativar potencialidades internas que beneficiam corpo, mente e alma. Dados os benefícios que os mudras trazem, este conteúdo traz informações sobre sua origem, o que são, para que servem, como fazer e significados.

A Origem dos Mudras

Os mudras têm uma origem ancestral que remonta às práticas espirituais da Índia, onde foram integrados em diversas abordagens, como:

  • na meditação
  • no yoga
  • na dança
  • no teatro
  • na pintura
  • em esculturas
  • e rituais religiosos

O que são Mudras?

Mudras são expressões simbólicas ou posturas realizadas com as mãos e, por vezes, com todo o corpo, portadoras de significados distintos, e empregadas em diversas tradições espirituais, religiosas e culturais, com destaque para o hinduísmo e o budismo.

Para que servem os Mudras?

Esses gestos são considerados formas de comunicação não verbal com o Divino, bem como ferramentas para focar a mente, direcionar a energia, expressar intenções e irradiar vibrações.

Além das tradições religiosas, os mudras também são usados ​​em práticas de yoga, dança clássica indiana e até mesmo na medicina ayurvédica, onde se acredita que certos gestos possam influenciar o fluxo de energia no corpo.

Como fazer Mudras?

Esses gestos podem ter diferentes formas, combinação de dedos e posições, cada uma com um significado único.

Significados dos Mudras

Os mudras têm diversos propósitos e significados, dependendo do contexto e da tradição em que são usados. Veja alguns exemplos de mudras e seus significados:

Anjali Mudra

Também conhecido como o gesto de “saudação” ou “oração”, é feito unindo as palmas das mãos em frente ao peito. É uma maneira de cumprir ou mostrar respeito.

Dhyana Mudra

Usado na meditação, este mudra é feito juntando as mãos em um formato oval, com as pontas dos polegares tocando-se suavemente. Isso simboliza a contemplação e a busca da iluminação espiritual.

Varada Mudra

O gesto de “dar” ou “presentear”, é feito com a palma da mão dirigida para fora, indicando e concedendo bênçãos.

Abhaya Mudra

Também conhecido como o gesto de “não-tema”, é feito levantando a mão direita com a palma voltada para fora, simbolizando proteção, coragem e ausência de medo.

Vitarka Mudra

Este mudra envolve tocar o polegar e o indicador, formando um círculo, enquanto os outros dedos permanecem apontados para cima. Ele representa a transmissão de conhecimento, iluminação e ensinamentos.

Bhumisparsha Mudra

Neste gesto, a mão direita repousa sobre o joelho direito com os dedos apontados para baixo, enquanto a esquerda descansa no colo, com a palma voltada para cima. Representa o momento em que Buda tocou a terra para testemunhar sua iluminação.

Veja mais Mudras na imagem abaixo:

Esses são apenas alguns exemplos, e existem muitos outros mudras, cada um com seu próprio simbolismo e propósito.

Mudras: o que são, para que servem, como fazer e significados

Fonte da imagem: saindodamatrix.com.br

Mística explica os benefícios dos Mudras

A escritora e mística Bárbara Fuganti esclarece nestes dois vídeos os benefícios que os mudras promovem:

@barbarafuganti #mudra #mudras #583 #mentesbrillantes #eusoubarbara #sabedoriadevida #eliminarmedos #maos ♬ 528 Hz, frequency of relaxation, sleep, love(1230944) – Yasu

@barbarafuganti #mudras #mudra #medicinaalternativa #eusoubarbara #mentesbrilhantes #maos ♬ original sound – Carrie Bailey

Como usar os Mudras no dia a dia?

Os praticantes utilizam os mudras como um meio de canalizar energia dentro do corpo e da mente. Aqui estão algumas maneiras de incorporar os mudras na rotina diária:

Meditação

Os mudras podem ser incorporados à sua prática de meditação para intensificar a concentração e a conexão com seu eu interior. Escolha um mudra que se relacione com seu objetivo de meditação, como aumentar a calma, a clareza mental ou a energia.

Equilíbrio emocional

Diferentes mudras estão associados a diferentes emoções e estados mentais. Por exemplo, o mudra “Anjali” (palmas das mãos juntas) é usado para cultivar gratidão e equilíbrio. Você pode usar esse mudra para ajudar a acalmar a ansiedade, melhorar o ânimo e lidar com outras emoções.

Respiração consciente

Combine os mudras com técnicas de respiração consciente para aprimorar sua prática respiratória. Isso pode ajudar a relaxar, aliviar o estresse e melhorar sua capacidade de concentração.

Conexão espiritual

Muitas tradições espirituais usam mudras como parte das práticas para se conectarem com o espiritual ou expressarem devoção. Por exemplo, o mudra “Namaskara” é frequentemente usado para mostrar reverência mística.

Equilíbrio de energia

De acordo com a medicina tradicional indiana (Ayurveda) e a medicina chinesa, diferentes partes das mãos estão associadas a diferentes elementos do corpo. Usar mudras específicos pode ajudar a equilibrar essas energias e promover a saúde geral.

Foco mental

Ao realizar tarefas que necessitem de concentração, como estudar ou trabalhar, você pode usar mudras para manter o foco e aumentar a produtividade.

Alívio de desconforto

Certos mudras podem ajudar a aliviar desconfortos físicos e emocionais, promovendo calma e paz.

Saiba mais:

Como visto, os mudras podem ser poderosas ferramentas para nosso bem-estar, autocontrole e equilíbrio.

Fontes:

  1. Ekhartyoga
  2. Wikipédia
  3. Azulfit
  4. Ventos da Paz
  5. Mentes Brilhantes – Bárbara Fuganti

Conheça outros ensinamentos místicos em:

O Poder da Yoga: Os principais benefícios para corpo, mente e alma!

A Dança dos Dervixes: Sagrado ritual de espiritualidade e paz

Kundalini: Despertando a alegria de viver e o prazer da vida 

Meditação: O que é, como vivenciá-la e os benefícios que ela nos traz

Os significados das cores dos Raios de Luz na Espiritualidade




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...