Manjericão pode ser uma proteção contra Alzheimer, afirma estudo


O manjericão é um erva aromática incrível. Além dos benefícios já conhecidos para a saúde, agora surgiu mais um: o manjericão pode proteger contra o Alzheimer!

Este estudo feito por pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida (EUA), revelou que um mecanismo de detecção associado ao microbioma do intestino mostra como o fenchol diminui a neurotoxicidade no cérebro de portadores de Alzheimer.

A substância é um composto natural abundante em plantas como o manjericão.

O estudo

Algumas evidências recentes já mostravam que os SCFAs (ácidos graxos de cadeia curta), metabólitos produzidos por bactérias intestinais benéficas contribuem para a saúde do cérebro.

Os estudo resultou nos seguintes dados:

Os SCFAs do intestino, que viajam do sangue ao cérebro, podem se ligar e ativar o receptor 2 de ácido graxo livre (FFAR2), uma molécula de sinalização celular expressa em neurônios cerebrais. A estimulação do mecanismo de detecção do FFAR2 pelos metabólitos microbianos (SCFAs) pode ajudar na proteção das células cerebrais contra o acúmulo tóxico da proteína beta-amiloide (Aβ) que causa a doença de Alzheimer.

Por que o manjericão combate o Alzheimer?

Na realidade, o fenchol afeta os dois mecanismos relacionados à senescência e proteólise e diminui a formação de células neuronais zumbis semimortas, além de aumentar a degradação das Aβ. Assim, a proteína amiloide é eliminada do cérebro.

Porém, antes de abusar do manjericão para tentar evitar a demência, ainda serão necessários mais estudos em humanos.

Talvez te interesse ler também:

10 benefícios do Óleo Essencial de Manjericão. Como usar?

Manjericão, a planta poderosa! Usos, Benefícios e como plantar em casa

Banho de manjericão, um verdadeiro relaxante natural! Veja como fazer!

Chá de manjericão tem incríveis benefícios. Veja como fazer!

Manjericão-santo para descontaminar de flúor a nossa água de beber




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...